Na atualidade, há uma vasta produção bibliográfica que indica a relação existente entre as habilidades sociais e a educação. Neste contexto, uma das definições mais utilizadas é a de Del Prette e Del Prette (2001), que definem as habilidades sociais como classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que lhe garantem um bom desempenho social. Com base no conceito apresentado e em sua relação com o contexto educacional, é correto afirmar:
Na sua prática profissional, é fundamental que o psicólogo escolar realize parcerias com profissionais externos, sejam estes psicólogos ou não. Estas parcerias são regidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Com base na normatização vigente, quanto à atuação ética do psicólogo, é correto afirmar que cabe a este profissional.
Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes". Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.
I - A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.
II - Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.
III - A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.
IV - Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.
Estão corretas
“A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos" (Moura & Facci, 2016). Dentre as práticas que podem ser adotadas com este fim, estão aquelas relacionadas à implementação das políticas públicas educacionais.
Quanto às ações que podem ser desenvolvidas por psicólogos escolares nesse contexto, analise as afirmativas seguintes.
I - Contribuir com a garantia do acesso a todas as atividades educacionais por pessoas com deficiência.
II - Favorecer o combate a práticas de intimidação sistemática a partir de campanhas de educação, conscientização e informação direcionadas à comunidade escolar como um todo.
III - Colaborar com a política de formação continuada docente a partir da instrumentalização de processos de aprendizagem que favoreçam a formação focada na aquisição de conhecimentos técnicos.
IV - Auxiliar na avaliação contínua do alcance das metas do Plano Nacional de Educação, a partir da aplicação de provas padronizadas que permitam a averiguação da qualidade do ensino.
Estão corretas
Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) No transtorno da personalidade Esquizotípica, ocorre déficits sociais e interpessoais, marcados por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. ( ) No transtorno da Personalidade Esquizoide, ocorre distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. ( ) Transtornos de humor, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia e TDAH são os que mais apresentam alterações da atenção. ( ) Na agitação paranoide, o paciente, além de agitado e irritado, apresenta rebaixamento do nível de consciência, dificuldade em compreender o ambiente e desorientação temporoespacial. ( ) As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu quanto das relações interpessoais.
Sobre a teoria Psicanalítica, é correto afirmar.
Sobre a Esquizofrenia paranóide considere:
I. Caracteriza-se essencialmente pela presença de idéias delirantes relativamente estáveis, freqüentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções.
II. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou são relativamente discretos.
III. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta.
Está(ão) CORRETO(S) o que se afirma em:
No que se refere aos documentos requeridos para a inscrição de pessoa fıś ica, de acordo com a Resolução CFP n.º 3/2007 (Consolidação das resoluções do CFP), julgue os itens que se seguem. I Os documentos deverão ser apresentados em original, com cópia autenticada pelo CRP, o qual devolverá o original e reterá a cópia autenticada. II A certidão de colação de grau deverá ser substituída pelo diploma de formação de psicólogo no prazo de um ano, contado da data de inscrição do profissional, findo o qual o CRP deverá, no primeiro dia útil do mês subsequente ao do vencimento, enviar ofıć io ao psicólogo, concedendo‐lhe o prazo de sessenta dias para regularização de sua situação. III O CRP poderá prorrogar o prazo de apresentação do diploma por seis meses no caso de o profissional comprovar que se encontra em débito com a entidade formadora e no caso de já ter solicitado o diploma de psicólogo no tempo hábil, encontrando‐se este em trâmite no órgão educacional. IV Se, no prazo de seis meses, não houver a apresentação do diploma, o CRP devera ́ encaminhar novo ofício, concedendo prazo de trinta dias, no qual o psicólogo deverá encaminhar nova solicitação de prorrogação, a qual tão‐somente será deferida, por mais seis meses, se acompanhada do protocolo de solicitação junto à entidade formadora. Assinale a alternativa correta.
Para o engajamento nas modalidades de terapia de grupo, assim como outras modalidades de psicoterapia, é necessário que os pacientes apresentem algumas condições. Bechelli e Santos (2005) destacam como importantes a disciplina e que os pacientes aceitem as regras propostas.
Concomitantemente, outras condições imprescindíveis à psicoterapia grupal são:
A partir das contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) sobre a elucidação e o entendimento da depressão, as distorções cognitivas apresentam centralidade no quadro depressivo, entendidas, então, como erros sistemáticos na percepção e no processamento de informações. Em tal quadro, os pacientes apresentam uma tendência em estruturar suas experiências de forma absolutista e inflexível, ocasionando erros de interpretação quanto ao desempenho pessoal e ao julgamento das situações externas (POWELL et al, 2008).
Considerando as distorções cognitivas comumente encontradas em pacientes deprimidos, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Tendência em hipervalorizar os atributos pessoais.
( ) Tendência do paciente em escolher evidências de seu mau desempenho.
( ) Tendência em apresentar conclusões cognitivas meticulosas e com muitas evidências.
( ) Tendência a considerar que um evento ou desempenho negativo ocorrerá outras vezes.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“Em crianças e adolescentes, o transtorno ________________ é mais prevalente em famílias nas quais o cuidado da criança é perturbado por uma sucessão de cuidadores diferentes ou em famílias nas quais são comuns práticas agressivas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos. [...] A característica essencial do transtorno é um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa. Não é raro, indivíduos com o transtorno _______________ apresentarem características comportamentais do transtorno na ausência de problemas de humor negativo. Entretanto, as pessoas com o transtorno que apresentam sintomas de humor raivoso/irritável costumam também demonstrar características comportamentais" (APA, 2013, p. 463).
A alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do trecho acima é
Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) No transtorno da personalidade Esquizóide ocorrem déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. ( ) No transtorno da personalidade Dependente há excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da adolescência e está presente em uma variedade de contextos. ( ) Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central. ( ) A distimia é uma depressão crônica, geralmente de intensidade moderada, muito duradoura com piora dos sintomas no período da manhã. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. ( ) No centro de todas as neuroses, está o medo. O indivíduo neurótico vive seus conflitos de forma particularmente dolorosa e pessimista.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
Sobre Psicologia Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Sobre os tipos de terapia é correto afirmar.