Cunha e Carrilho (2005) afirmam que “em atenção especial a alunos recém-chegados ao ensino superior, a universidade deveria implementar programas de intervenção psicopedagógica que pudessem facilitar a adaptação acadêmica e minimizar o impacto educacional da universidade nestes estudantes". Quanto às formas como essa intervenção poderia se dar, analise as afirmativas seguintes.
I - A intervenção psicopedagógica se dá por meio do uso de recursos lúdicos em encontros individualizados que favoreçam o desenvolvimento de habilidades básicas, como de leitura.
II - Por meio da identificação não apenas das dificuldades, mas das potencialidades e do perfil discente, pode-se intervir através da formação de professores contribuindo com a adoção de estratégias pedagógicas mais adequadas.
III - A intervenção pode ser realizada de forma grupal, na forma de grupos psicoterapêuticos direcionados ao enfrentamento das dificuldades de adaptação ao ensino superior.
IV - Pode-se intervir a partir de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, como estudo, organização de tempo e assertividade, favorecendo que os estudantes sintam-se preparados para as exigências do ensino superior.
Estão corretas