Considere os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho abaixo.
I. Transtorno cognitivo leve e Síndrome de dependência de álcool.
II. Neurastenia e Episódio Depressivo.
III. Hipersonia não orgância e anorexia nervosa.
IV. Transtorno dissociativo e transtorno obsessivo-compulsivo.
É transtorno mental e de comportamento relacionado ao trabalho o que consta APENAS em
A violência intrafamiliar é um fenômeno psicossocial que demanda práticas interventivas e avaliativas de diversos campos do conhecimento. Nesse rol, a psicologia consta como uma atuação imprescindível. Em relação a essa atuação, o profissional deve pautar sua prática em pressupostos éticos e técnicos alinhados com a legislação infanto-juvenil brasileira. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
O termo Alienação Parental foi cunhado por Richard Gardner nos anos 80 e tem se popularizado tanto no discurso de senso comum quanto nos estudos científicos, ao ponto de que atualmente a legislação brasileira lança mão da com-preensão desse fenômeno para propor legislação específica e argumentar decisões jurídicas. Segundo a legislação brasileira na chamada lei da alienação parental (Lei 12.318 de 26 de agosto de 2010), em seu artigo 2º consta que “considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovi-da ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este". Analisando as afirmativas a seguir, assinale a CORRETA em relação a compreensão e atuação interdisciplinar (psicologia-direito) da alienação parental.
De acordo com Estanislau e Bressan (2014), no livro Saúde Mental na Escola, os tique são caracterizados por movimentos ou vocalizações rápidos, abruptos e involuntários. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Tiques motores simples
II. Tiques motores complexos
III. Tiques vocais ou fônicos simples
IV.Tiques vocais ou fônicos complexos
( ) dizer palavras obscenas ou rudes (também chamado de coprolalia), repetir o que outra pessoa diz (conhecido como ecolalia), repetir o que acabou de dizer.
( ) piscar os olhos, movimento brusco de torcer o nariz, enrugar a testa, tocar os ombros com o queixo.
( ) expressão do olhar de surpresa, dilatar as narinas como se cheirasse algo, jogar a cabeça para trás como se fosse tirar os cabelos da frente dos olhos, dar um passo para a frente e dois para trás.
( )fungar, assobiar, tossir, emitir som.
A sequência CORRETA é:
Com relação a depressão, assinale a alternativa INCORRETA:
São sinais de alerta do Transtorno do Espectro Autista em crianças de 6 meses a 3 anos, EXCETO:
Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, a radioterapia é o método capaz de destruir células tumorais empregando fitoterápicos. II. A Vigilância à Saúde busca articular o enfoque populacional (promoção) com o enfoque de risco (proteção) e o enfoque clínico (assistência). III. A Saúde da Família é uma das principais estratégias, propostas pelo Ministério da Saúde do Brasil, para reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde, a partir da atenção básica. IV. A quimioterapia pode ser combinada com outras modalidades de tratamento em oncologia. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. As equipes da Unidade de Saúde da Família não possuem competência para identificar o perfil epidemiológico e sociodemográfico das famílias do território adscrito. II. A Estratégia Saúde da Família é composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos. III. A Educação Permanente em Saúde evita o desenvolvimento de práticas educativas que foquem a resolução de problemas concretos. IV. O Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB) é um sistema de informação que sistematiza os dados coletados, possibilita a sua informatização e gera relatórios de acompanhamento e avaliação. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A família é concebida como o último sistema no qual um padrão de atividades, papéis e relações interpessoais são vivenciados pela pessoa em desenvolvimento. II. O abuso de álcool e drogas é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. III. A cultura familiar apresenta-se impregnada de valores, hábitos, mitos, pressupostos, formas de sentir e de interpretar o mundo. IV. O baixo nível educacional é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. É na família que a criança encontra os primeiros “outros” e com ela aprende o modo humano de existir. II. Fatores de risco para o desenvolvimento infantil podem ser descritos como características da criança, da família e do ambiente que diminuem a probabilidade de a criança tornar-se competente e ter senso de bem-estar. III. A família é o sistema que menos influencia o desenvolvimento da criança. IV. Nas interações familiares, os padrões de comportamentos, hábitos, atitudes e linguagens, usos, valores e costumes são transmitidos. Marque a alternativa CORRETA:
No delírio de reivindicação ou querelância, o indivíduo:
A própria adolescência traz consigo uma carga bastante grande de ansiedade, o que, por si só, pode motivar o adolescente e/ou a família a procurar atendimento. Nessa fase do desenvolvimento, constitui-se uma contraindicação para a Psicoterapia Psicodinâmica:
A Psicopatologia trata da natureza essencial da doença mental; suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Sobre Psicopatologia é correto afirmar.
Sobre a teoria Psicanalítica é correto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.