“A maneira de a sociedade se defender da reincidência é acolher
o condenado, não mais como autor de um delito, mas na sua
condição inafastável de pessoa humana”. (Miguel Reale Júnior, in
Novos Rumos do Sistema Criminal).
A equipe multidisciplinar que atua nos juízos responsáveis pela
Execução Penal tem, entre outras atribuições, o papel de
acompanhar, encaminhar e orientar condenados em diferentes
regimes.
A esse respeito, analise as ações a seguir:
I – capacitação profissional;
II – vagas de trabalho;
III – educação formal;
IV – medidas socioeducativas.
São ações previstas na ressocialização dos apenados:
Freud destacou desde cedo um fenômeno que surgia no tratamento psicanalítico como sendo uma resistência ao trabalho de rememoração do material recalcado. Mas, posteriormente, passou a considerá-lo como força motriz para a direção da cura. Tal fenômeno consistia na repetição atualizada de protótipos infantis que interrompia o fluxo associativo do paciente, sendo chamado por Freud de:
A exemplo do que ocorrera em outros países do Ocidente, a
menoridade foi no Brasil um dos primeiros objetos de discursos
psicológicos, mesmo quando ainda não havia sido regulamentada
a profissão de psicólogo, inserindo-se nos aparelhos de controle
judiciário e pedagógico. Contudo, na vigência do primeiro código
de menores, o que predominava era o higienismo médico, cujas
propostas educativas estavam associadas à atribuição de falhas
da infância na etiologia do anormal.
Desse modo, segundo Jacques Donzelot, desde o século XIX, a
infância tornou-se central para:
Relacione os documentos psicológicos com suas respectivas
definições e finalidades, conforme estabelecido pela RESOLUÇÃO
CFP N.º 007/2003:
1- Declaração.
2- Atestado.
3- Relatório.
4- Parecer.
( ) Documento expedido pelo psicólogo que certifica uma
determinada situação ou estado psicológico, tendo como
finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por
requerimento, o solicita. A formulação deve restringir-se à
informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente
o fato constatado.
( ) Documento fundamentado e resumido sobre uma questão
focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou
conclusivo. É uma resposta a uma consulta, que exige de quem
responde competência no assunto.
( ) Documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou
situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico. Não
deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados
psicológicos.
( ) Apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições
psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e
culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
A sequência correta é:
Julgue os próximos itens, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador.
Para a ergonomia da atividade, o trabalho constitui o meio físico no qual o indivíduo é sujeito ativo que pensa, age, sente, constrói e desconstrói a experiência de trabalho no cotidiano.
No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.
A interseção entre o modelo estratégico e o modelo político de gestão de pessoas indica que a efetividade da área depende de sua capacidade de satisfazer os interesses dos diversos atores e grupos, internos e externos às organizações, que interferem tanto no planejamento quanto na execução das políticas e das práticas de administração na área de recursos humanos.
Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Enquanto a perspectiva do desempenho humano vinculada à noção de produtividade torna possível a avaliação do desempenho ou a emissão de feedbacks somativos, a perspectiva comportamental, por sua vez, permite o monitoramento ou a geração de feedbacks formativos ao longo dos ciclos de gestão de desempenho.
No contexto forense, o uso de técnicas de entrevistas e a aplicação de treinamentos para entrevistadores têm possibilitado uma melhoria no desempenho dos psicólogos durante a realização de entrevistas, especificamente na detecção de mentiras. Considerando esse assunto, julgue os itens que se seguem com relação à entrevista forense.
O método PEACE, desenvolvido pela Associação dos Chefes de Polícia da Inglaterra e País de Gales e pelo Home Office, é utilizado para entrevistar suspeitos e testemunhas, com base nos conhecimentos da área de psicologia e em evidências obtidas por meio das pesquisas psicológicas, que possibilita treinar os profissionais para que identifiquem sinais comportamentais de mentiras.
Com relação à atuação do profissional de psicologia nas questões relacionadas ao direito de família, da criança e do adolescente, julgue os itens seguintes.
Na guarda compartilhada, os genitores precisam cumprir alguns requisitos, tais como possuírem certo grau de flexibilidade psicológica e maturidade, a fim de se submeterem a compromissos comuns; e estabelecerem um modo de vida que respeite eventuais problemas e não os transformem em impedimentos, reais ou presumidos, para o cumprimento do acordo previamente estabelecido sobre a guarda.
Julgue os próximos itens, acerca da psicopatologia.
Ao atuar em contextos de drogadição e dependência, faz-se necessário que o psicólogo observe no paciente o aumento da agressividade, a redução da tolerância à frustração, a autoestima, a maturidade para gerenciar situações, labilidade de sentimentos e o uso de situações verdadeiras ou mentirosas, uma vez que a droga torna-se o instrumento de apoio para suportar situações negativas.
Paciente com oito anos de idade foi encaminhado para avaliação psicodiagnóstica. O psicólogo recebeu a mãe da criança, que lhe apresentou um relatório médico em que se afirmava que a criança estava sendo encaminhada para avaliação psicodiagnóstica por apresentar dificuldades de aprendizagem, complicações na interação social e na aceitação de regras e limites, agressividade exacerbada, irritabilidade, enurese noturna e bruxismo. A mãe relatou queixas escolares recorrentes, com risco de eventual expulsão da criança, por conta da ocorrência de duas suspensões, nos últimos dois meses, por agressão grave a dois colegas de sala e por ameaças direcionadas à professora. Exames complementares não revelaram quadro ou deficiências orgânicas significativas que justificassem o comportamento da criança. No relatório, solicitava-se avaliação psicodiagnóstica. A partir dessa situação, assinale a opção correta acerca do papel do psicólogo e do processo psicodiagnóstico.
Paciente com quarenta e cinco anos de idade foi encaminhado por seu chefe ao setor de psicologia do TRE/RS. Na avaliação do profissional, foram identificadas alterações significativas na esfera instintiva e neurovegetativa, na ideativa, na cognitiva e na de volição. Diante da gravidade do caso, o paciente foi encaminhado para acompanhamento psicológico externo. Um ano após o início desse tratamento, o paciente procurou o setor médico e psicológico a fim de se certificar de que a sua saúde física e mental estava preservada. Afirmou não ter prazer ou satisfação com a vida ou com as atividades desempenhadas no dia a dia. “Não sinto nada. Nem tristeza, nem alegria, nem felicidade, nem coisa nenhuma... Parece que nada tem sentido. Tanto faz o rumo que a vida quiser levar...”, relatou o paciente. Considerando o caso hipotético apresentado, assinale a opção que define as alterações patológicas da afetividade apresentadas pelo paciente.
Ainda a propósito do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta.
Considerando as abordagens utilizadas na psicopatologia clínica para a atuação técnica do psicólogo nos contextos institucionais, assinale a opção correta.
São princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social (NOB-RH), EXCETO: