No tema “Saúde Mental e Psicologia do Trabalho", há muitas discussões importantes sobre a forma como o
trabalho está organizado em nossa sociedade e as consequências psíquicas que este traz às pessoas. Leia um
trecho sobre o tema.
Não é raro encontrar pessoas que, por uma condição de sua psicodinâmica interna, possuem a
propensão a trabalhar em excesso e a divertir-se muito pouco; outras, pelo contrário, passam os dias a
divertirem-se; outras ainda não conseguem fazer nem uma coisa nem outra. Sabe-se hoje que tanto o
trabalho, quanto a diversão em proporções satisfatórias são critérios para avaliar um funcionamento psíquico
saudável.
Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças
mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses dependem da estrutura da personalidade
que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida, chegando a certa configuração relativamente estável,
após o período de ebulição da adolescência – quando as condições sociais são relativamente favoráveis –,
antes mesmo da pessoa entrar no processo produtivo. No entanto, “o defeito crônico de uma vida mental
sem saída mantido pela organização do trabalho tem provavelmente um efeito que favorece as
descompensações psiconeuróticas" (DEJOURS, 1992).
Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.
O rompimento de vínculos de relações fundamentais para manutenção e fortalecimento da subjetividade
humana nas organizações pode desencadear vários problemas e entre eles está aquele que pode ser
entendido como a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e
prolongadas durante a jornada de trabalho. As relações desumanas e aéticas, nas quais predominam os
desmandos, a manipulação do medo, a competitividade desenfreada e os programas de qualidade total
associados à produtividade e dissociados da Qualidade de Vida no Trabalho podem também desencadear
este tipo de problema muito comum no mundo do trabalho e já reconhecido até no âmbito jurídico. Esse
problema é chamado de
No campo da Saúde Mental e Trabalho, há três principais abordagens para análise e subsídios para
intervenção. A respeito dessas abordagens, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda

Assinale a sequência correta.
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na Resolução N.º 425/2012 caracterizou para o processo de
avaliação psicológica o emprego de instrumentos e de técnicas. Em relação ao que deve ser empregado,
segundo a referida resolução, assinale a afirmativa correta.
Rozenstraten foi um dos pesquisadores precursores da psicologia no trânsito no Brasil, com diversos artigos
e livros a respeito. Segundo ele, três pontos são capitais para a definição do sistema Trânsito. São eles:
A entrevista é uma das técnicas empregadas para a obtenção de informações e permite sistematizar e orientar
ações de forma a validar resultados observados em um processo avaliativo. Nesse sentido, o ponto inicial
para a realização da entrevista no contexto de avaliação psicológica para obtenção da CNH é:
A produção qualificada de informes técnicos científicos decorrentes de avaliação psicológica é uma das
produções técnicas e ações institucionais do CFP na área de avaliação denominada:
Segundo Cruz e Hoffmann, na metodologia da pesquisa do trânsito, o ponto importante para nortear a
realização de investigações quanto ao comportamento humano no trânsito é:
No processo de Avaliação Psicológica, a entrevista é uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais.
Sua principal finalidade é:
A construção de um teste psicológico é um procedimento caracterizado por distintas etapas, desde o
planejamento dos itens até a definição das normas. A última etapa refere-se
A adolescente Camila, 14 anos, destituída do poder familiar, acolhida desde os 5 anos de idade, passou a ser visitada pelo casal Caio e Estela, devidamente habilitado para adoção, que, após vários meses de aproximação, deliberou por peticionar sua adoção. Ocorre que Camila sempre acreditou que sua mãe biológica retornaria para reassumir sua guarda e se recusa a aceitar a adoção. De acordo com os preceitos trazidos pela Lei nº 8.069/90 (ECA), a adoção:
Com relação ao trazido pela Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), sobre a equipe de atendimento multidisciplinar, é correto afirmar que:
João interrompeu o acompanhamento psicoterápico que fazia com a psicóloga Maria e iniciou novo tratamento aos cuidados do psicólogo José. De acordo com o previsto no Código de Ética do Psicólogo e nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia:
O Sr. Pedro, 88 anos, diagnosticado com doença de Alzheimer, empurrou violentamente a cuidadora que dava banho nele. Ela se desequilibrou e, na queda, bateu com a cabeça no chão, vindo a falecer após uma semana no CTI. Do ponto de vista penal, o Sr. Pedro é:
Ao analisar o texto da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, de 1989, Irene Théry (2007) observa que tais direitos comportam dois sentidos contraditórios. De um lado, o sentido no qual a criança é vista como vulnerável, podendo ser irresponsável na medida em que não possui a autonomia do adulto. De outro lado, de influência anglo-saxônica, o sentido que pretende buscar menos a proteção integral do que a aquisição de “novos direitos” para a criança, sendo vista como responsável por seu destino e capaz de exercer direitos civis. Logo, há uma preocupante esfera de triunfo dessa última corrente, que pode ser detectada no direito de: