Maurílio, 16 anos, ganhou de presente de aniversário uma viagem internacional de seus pais, Alice e Bento.
Segundo o ECA, é correto afirmar que:
Gestão de conflitos é parte fundamental na administração de recursos humanos, mas nem sempre foi reconhecido o potencial positivo dos conflitos.
A posição de que os conflitos devem ser estimulados no ambiente corporativo, já que instigam a curiosidade e a concorrência positivamente, produzindo alternativas criativas, é a defendida pela Escola:
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão
O autor, referência em psicopatologia, Dalgalarrondo Apud Sonenreich e Bassitt (1979), afirmam que as relações da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria são múltiplas. Há diversas visões sobre sua posição exata em relação à psicologia e à psiquiatria. São visões da relação da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria, EXCETO a psicopatologia como:
Segundo Barlow (2009), os transtornos por uso de álcool são um grupo heterogêneo de problemas que varia, em sua gravidade, desde o estudante universitário bebedor pesado e que, ocasionalmente, falta à aula até a pessoa com alcoolismo grave crônico, que vivencia as sérias consequências que a bebida tem em termos sociais e de saúde. Sobre o diagnóstico e as definições dos problemas com álcool, analise as afirmativas a seguir.
I. Para ser diagnosticado como dependente de álcool, um indivíduo deve cumprir, pelo menos, três dos setes critérios relacionados à falta de controle, tolerância física e abstinência física.
II. Embora a prevalência dos transtornos por uso de álcool seja maior em homens do que em mulheres e em adultos mais jovens do que nos mais velhos, é relevante considerar também que esses problemas afetam, em maior proporção, indivíduos de grupos de classes sociais de maior vulnerabilidade social.
III. As abordagens contemporâneas do diagnóstico dos problemas com álcool são baseadas em um constructo hipotético – a “síndrome de dependência de álcool” – uma constelação de padrões e problemas de comportamento que é resultado da bebida e que hipoteticamente constituem uma entidade diagnóstica.
Está correto o que se afirma em
Sobre os documentos produzidos pelo psicólogo, assinale a afirmativa INCORRETA.
O denominado RH 4.0 possui três pilares que precisam estar em sintonia: tecnologia; estratégia; e, gestão comportamental.
Sobre a gestão comportamental, assinale a afirmativa correta.
Hans Selye está entre os grandes representes dos modelos teóricos que visam explicar o estresse com a proposição das fases de adaptação, especialmente a Síndrome de Adaptação Geral (SAG). Sobre a SAG, assinale a afirmativa correta.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) vêm alertando para o aumento nos índices de afastamento do trabalho devido aos transtornos mentais e faz enfatizar a relevância dos fatores psicossociais e sua influência no desencadeamento do estresse relacionado ao trabalho. No Brasil, dados da Previdência Social dão conta de que:
De acordo com Milby (1988): “Não existem condições necessárias e suficientes, universalmente aceitas, para o desenvolvimento da dependência de drogas. Ao invés, existe uma grande quantidade de fatores e condições diferentes, que variam para cada indivíduo e para cada cultura.” (MILBY, 1988, p. 21). De acordo com o autor, existem motivos comuns para o desenvolvimento da dependência de drogas.
Assinale a alternativa que não se insere nesses motivos, levando em consideração o autor citado.
Segundo Bernat (in PAULO, 2012): “[...] adotar bem além de um ato jurídico, é um ato de desejo que põe em jogo a falta daquele que requer a adoção, bem como daquele que está por ser adotado”. (PAULO, 2012, p. 115). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor. I. A realização de um trabalho de escuta cuidadosa pode vir a evitar muitos impasses que se verificam em alguns casos. II. Do lado dos candidatos a pais adotivos, precisamos escutar o que os motiva a realizar o ato de adoção. III. Para adotar uma criança é preciso um espaço de não saber, em que possa haver a construção de um laço atento à singularidade do desejo que motiva este ato por parte dos pais e os traços que essa criança traz consigo.
Estão corretas as afirmativas:
Quando refletimos sobre o papel da Psicologia e o acesso à Justiça e na garantia dos Direitos Humanos, podemos citar Rovinski e Cruz (2009) que afirmam: “Vale destacar os problemas e os enfrentamentos sócio-profissionais no âmbito dos direitos humanos, da violência social e intrafamiliar, das políticas públicas de atenção à infância e juventude [...]”. (ROVINSKI; CRUZ, 2009, p. 9).
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo levando em consideração os autores citados.
I. Devemos empreender esforços para discutir os domínios teóricos e melhor fundamentar a intervenção profissional dos psicólogos nas instituições jurídicas.
II. A produção científica tem-se ampliado tanto quantitativamente quanto qualitativamente para a prática nos diversos contextos jurídicos.
III. Os modelos de aprisionamento e suas implicações nos processos de reintegração social dos egressos não têm sido discutidos no âmbito sócio-profissional do psicólogo.
Estão corretas as afirmativas:
Sistema Único de Saúde (SUS) é regulado pela Lei 8.080/1990.
Dentre os princípios e diretrizes apresentados no Capítulo II da referida Lei, assinale a alternativa incorreta a esse respeito.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na subseção IV, trata da adoção de crianças e de adolescentes.
Levando-se em consideração que há, pré-requisitos para a adoção, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei 13.509/2017 (Lei da Adoção).
Sobre a psicopatologia, são características que a compõem, exceto