Manoela ajuizou uma ação pleiteando reparação e indenização por problemas psicológicos oriundos de abandono afetivo, tendo ocorrido desde sua primeira infância, ou seja, na relação entre mãe-bebê. Para Winnicott, o afeto é uma condição de possibilidade do processo de constituição psíquica, referindo-se à experiência de mutualidade entre a mãe e o lactente.
A mola propulsora do desenvolvimento do indivíduo deve ocorrer num ambiente facilitador de intensa sensibilidade e empatia com o bebê, chamado por Winnicott de:
De acordo com as concepções de Donald Winnicott
sobre
o desenvolvimento humano, a transicionalidade
pode ser observada a partir do estágio denominado
Holding é, para Winnicott, o resultado dos cuidados que a mãe oferece ao bebê cujas necessidades são por ela empaticamente percebidas e atendidas, dando-lhe amor por meio do cuidado físico. Nesse contexto, avalie os itens abaixo.
São exemplos de holding os fatores presentes apenas nos itens
Para descobrir a melhor forma de ajudar uma criança que sofreu privação, o livro Privação e delinquência, de D. W. Winnicott, relaciona seis categorias que podem ser consideradas úteis como modo de classificação de casos de lares desfeitos. É considerada uma destas categorias:
Dadas as afirmativas sobre a teoria do amadurecimento emocional de Donald W. Winnicott,
I. No estágio da dependência absoluta, a mãe deve agir, para o atendimento das necessidades do bebê, por meio de três tarefas exercidas simultaneamente; são elas: apresentação de objetos, holding e handling.
II. Winnicott desenvolveu sua teoria do desenvolvimento, focalizando, exclusivamente, a importância da função materna no processo de amadurecimento do indivíduo.
III. Winnicott define a Preocupação Materna Primária como um estado em que a mãe se preocupa de maneira exagerada com o desenvolvimento do seu filho e esse estado somente cessa quando o indivíduo se torna independente da mãe.
verifica-se que está(ão) correta(s)
De acordo com Winnicott, na origem de toda tendência antisocial há uma deprivação. O conceito de deprivação refere-se:
Winnicott (1971) apresentou uma forma de interação com a criança tendo como objetivo básico estruturar uma consulta com efeitos terapêuticos. Trata-se de uma técnica clínica que tenta reproduzir as condições para o aparecimento do espaço transicional entre psicólogo-cliente, gerando uma situação como que onírica, onde a comunicação de aspectos profundos do psiquismo fica facilitada. Qual o nome dessa técnica?
Analise:
I. Winnicott sustentou os pré-requisitos da curiosidade intelectual em dois enigmas fundamentais que se colocam na infância: 1) de onde vêm as crianças; e, 2) porque o mundo se reparte em meninos e meninas - e ambas as perguntas estão determinadas pelo posicionamento desejante da criança em sua correlação com as figuras edípicas.
II. Sabe-se da importância da tolerância à frustração por parte da criança, diante das demandas educacionais parentais, como uma pré-condição para a fundação de um aparato organizador do pensamento e de suas funções cognitivas.
III. Sobre a importância que o Outro primordial tem na montagem psíquica do infans, pode-se acrescentar também que o lugar do filho no desejo dos pais é parcela essencial na constituição subjetiva.
Assinale:
Muitos foram os autores em psicologia e psicanálise que se dedicaram a estudar os cuidados maternos e suas repercussões para o desenvolvimento emocional, tendo o psicanalista D. W. Winnicott se notabilizado por sua vasta contribuição nessa área.
São conceitos desenvolvidos por esse autor:
O ________________ ocupa um lugar que Winnicott chama de ilusão. Diferentemente do seio, que não está disponível constantemente, este é conservado pela criança. Ela é quem gradua a distância entre ambos. Quando sente que não necessita dele, deixa-o de lado, e, pelo contrário, quando precisa dele reclama-o. As mãe, em geral, respeitam intuitivamente o apego de seus filhos (...)” (Bleichmar & Bleichmar, a Psicanálise depois de Freud, 1992). Assinale a alternativa que substitui corretamente a lacuna no fragmento acima:
De acordo com a psicanálise winnicottiana, um ambiente satisfatório é aquele que facilita as várias tendências individuais herdadas e favorece um alto grau de adaptação às necessidades individuais da criança. Geralmente a mãe é capaz de provêlo, por causa do estado especial em que ela se encontra, o qual é denominado de “preocupação materna primária". A adaptação vai diminuindo de acordo com a crescente necessidade que o bebê tem de experimentar reações à frustração. É somente através de uma continuidade no existir que o sentido do self, de se sentir real, de ser, pode finalmente vir a se estabelecer como uma característica da personalidade do indivíduo. Para Winnicott, a quebra de continuidade na existência de um indivíduo causa:
Conforme mostra Winnicott, as psicoses parentais podem ser graduadas segundo a seguinte escala: I Pais muito perturbados. Nestes casos, outros indivíduos assumem o cuidado dos bebês e crianças. II Pais menos perturbados. Há períodos em que outros entram em cena. III Pais dotados de saúde suficiente para proteger os filhos da própria patologia, pedindo ajuda. IV Pais cuja patologia é tolerada apenas por um dos genitores. Neste caso deve ser sugerida a separação judicial antes dos procedimentos clínicos. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Ao tratar das consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança, Winnicott mostra que na teoria que subjaz a estas considerações, têm-se sempre em mente o estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança quando da operação de determinado fator traumático. A criança pode: I estar numa dependência quase completa, estando fundida com a mãe. II estar numa situação tão agressiva que nem percebe a existência da figura materna. III ter entrado num estado de dependência ordinária, no qual vai adquirindo sua independência. IV já ter-se tornado em certa medida independente. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia
e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Winnicott propõe que as interferências na relação mãe-bebê podem provocar distúrbios de personalidade e do desenvolvimento.
Sobre moral e educação, Winnicott delimita sua área de estudo ao desenvolvimento na criança da capacidade de ter senso moral, por experimentar um sentimento de culpa e por estabelecer um ideal. Para ele, há um estágio que tem importância especial nos processos de maturação. Nesse estágio, ocorre a formação gradual na criança da capacidade para experimentar um senso de responsabilidade, aquele que no fundo é um sentimento de culpa. Esta fase de desenvolvimento dura, aproximadamente, dos: