Uma criança de sete anos de idade, filha de um casal em processo de divórcio litigioso, foi encaminhada para avaliação psicológica por determinação judicial. O caso envolvia a suspeita de violência sexual pelo genitor e a possibilidade de reversão do modelo de guarda, que, a princípio, era compartilhada.
Assinale a opção que apresenta o documento a ser elaborado ao final do processo avaliativo dessa criança pelo psicólogo responsável pela avaliação.
No que tange ao processo psicodiagnóstico, julgue os itens a seguir.
I Devido à ausência de padronização, as técnicas psicológicas são insuficientes para fundamentar conclusões de um processo psicodiagnóstico.
II Para ser considerado válido, um processo psicodiagnóstico pode fundamentar-se tanto em resultados advindos da aplicação de testes psicológicos quanto em técnicas psicológicas.
III As características do psicólogo responsável pela avaliação devem ser dissociadas da escolha dos instrumentos a serem utilizados no processo.
IV Observações e pesquisa documental são exemplos de técnicas psicológicas.
Estão certos apenas os itens
O transtorno do estresse pós-traumático é uma condição que surge após a exposição a eventos traumáticos, ameaçadores, e implica importantes consequências para a pessoa afetada. Assinale a opção correta a respeito dos sintomas e das condições típicos desse transtorno.
Assinale a opção que apresenta o nome de um dos autores exponenciais da psicologia que se posicionou abertamente contra as psicoterapias de grupo.
As redes de atenção psicossocial seguem determinados princípios, entre eles os princípios de rede. Um deles contempla a noção de que é preciso considerar, no âmbito da atenção psicossocial, o espaço em que circulam as pessoas, com seus sofrimentos e alegrias, suas instituições e locais que elas frequentam (igrejas, cultos, escolas, trabalho, bares etc.). Essa noção corresponde a
Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar
Uma instituição estava com o quadro de colaboradores defasado e, visando recompô-lo, instituiu processo seletivo para dois cargos. O cargo I exige nível fundamental de formação educacional, pois suas tarefas são predominantemente braçais, de pouca complexidade, realizadas por períodos curtos e de forma individualizada. O cargo II exige nível avançado de formação em áreas específicas e alta especialização para o desempenho das atividades, as quais serão desenvolvidas em equipe de alto desempenho com foco em solução de problemas.
Para que o referido processo seletivo possibilite a seleção dos melhores candidatos, indica-se a realização de
Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.
Uma pessoa que alterne depressão e mania apresenta transtorno de humor bipolar, ou seja, o humor varia de um polo de alegria e euforia para outro polo onde está presente a depressão. No entanto, um indivíduo pode experimentar sintomas maníacos, mas se sentir deprimido ou ansioso ao mesmo tempo. Essa combinação é chamada de:
A Proteção Social Básica na Política de Assistência Social tem como objetivo:
A Teoria Comportamental afirma que um comportamento disfuncional aprendido pode ser desencadeado por sinais internos e externos associados a ele. Assim, a terapia comportamental auxilia o indivíduo a modificar a relação entre a situação que está criando dificuldade e a habitual reação emocional e comportamental que ele tem naquela circunstância, mediante a aprendizagem de uma nova modalidade de reação. Algumas características que se destacam nos terapeutas comportamentais estão descritas abaixo: I - Ênfase nos determinantes atuais do comportamento, e não nos determinantes históricos. II - Entende que o desenvolvimento ocorre dentro do organismo do indivíduo, por meio de mudanças na estrutura cognitiva. III - Especificação do tratamento em termos objetivos, de modo que seja possível a réplica do mesmo. IV - Manifesta importância fundamental na consequência de um comportamento como único fator que influencia o mesmo. V - Foco na mudança do comportamento manifesto como o principal critério pelo qual se avalia o tratamento. É correto o que se afirma sobre os terapeutas comportamentais em:
Com a Reforma Psiquiátrica, as pessoas com transtorno mental, de qualquer natureza, e seus familiares e responsáveis, passaram a gozar dos seguintes direitos, exceto:
A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Ainda, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como a escolha de quais instrumentos e técnicas de avaliação devem ser utilizados, será baseada nos seguintes elementos, exceto:
Segundo Jaspers, "as ideias de delirantes ou delírio são juízos patologicamente falseados". Deste modo, o delírio é um erro do ajuizar, que tem origem na doença mental. Sua base é mórbida, é motivado por fatores patológicos. Neste sentido, conforme Kendler e colaboradores (1983), propuseram uma série de vetores da atividade delirante, que seriam indicadores da gravidade do delírio. São eles:
A Semiologia Psicológica da aprendizagem normal baseia-se na premissa de que o desenvolvimento psicológico se constrói a partir de 3 (três) grandes fatores. São eles: