Considere as características das alucinações a seguir:

São características das alucinações de deaferentação / liberação neuronal as apresentadas nos itens:
No âmbito da Psicologia do Crime e do Criminoso, observamos que alguns estudiosos elencam características para distinguirem a reação antissocial da reação dissocial. Dentre eles, encontramos MARANHÃO (2003) que estabeleceu o que ele denominou de “Índices" que, segundo o autor, foram organizados com base na “doutrina e na prática criminológica" (p. 131). Assinale a alternativa que NÃO estabelece corretamente um “índice dissocial" de acordo com MARANHÃO (2003):
Michel Foucault, psicólogo e filósofo francês, influenciou as reflexões contemporâneas sobre o sistema prisional. Para Foucault (2003): “Se o crime é um dano social, se o criminoso é o inimigo da sociedade, como a lei penal deve tratar esse criminoso ou deve reagir a esse crime? (...) A lei penal deve apenas permitir a reparação da perturbação causada à sociedade. A lei penal deve ser feita de tal maneira que o dano causado pelo indivíduo à sociedade seja apagado; se isso não for possível, é preciso que o dano não possa mais ser recomeçado pelo indivíduo em questão ou por outro." (p.81-82).
Levando-se em consideração Foucault, assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com SHINE (2008), o laudo psicológico, também chamado de relatório psicológico, deve conter, no mínimo, cinco itens. Assinale a alternativa que não corresponde a um item de um laudo psicológico, na visão de SHINE:
SOUZA (2004, apud CARVALHO) afirma, com relação aos Tipos de Guarda: “ O Código Civil define que no caso de dissolução conjugal, será observado o que os cônjuges acordarem sobre a guarda dos filhos; e, não havendo acordo entre eles a este respeito, a guarda será atribuída a quem demonstrar melhores condições para exercê-la.” (p. 212). Neste sentido, de acordo com a Lei n. 11.698 (Guarda Compartilhada) e a Lei n. 13.058 (Nova Guarda Compartilhada), assinale a alternativa correta:
De acordo com ANDROVANDI et al (2007): “O exame para verificação da responsabilidade penal, no Brasil, é realizado por peritos médicos psiquiatras e o psicodiagnóstico forense, quando solicitado, é complementar à perícia. O psicodiagnóstico, na perícia forense, inclui ainda o estudo dos autos processuais, a entrevista psicológica, a aplicação de testes psicológicos, o estudo dos quesitos e das hipóteses diagnósticas médico-legais."
Os autores, do texto acima, chegaram a algumas conclusões. Analise as afirmações abaixo, atribuindo valores de Verdadeiras ( V ) ou Falsas ( F ).
( ) A técnica de observação é vista como uma avaliação complementar pericial.
( ) A simulação e a dissimulação são muito mais frequentes em pacientes não vinculados à Justiça.
( ) Os testes psicológicos são capazes de fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma avaliação forense, mesmo que utilizados isoladamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Um paciente relata:
“Em todo canto que vou, até no ônibus, apreendo que as pessoas me olham de forma diferente e me julgam criticamente. Não duvido de que tramam minha morte e o fazem perversamente. Querem me transformar numa massa acefaloidungue".
Tal relato corresponde a
Analise a seguinte descrição:

Considerando as diversas concepções sobre a estrutura e a dinâmica dos grupos, pode-se afirmar que tal descrição designa o conceito de
No âmbito da saúde do trabalhador, temos a seguinte definição:

Assinale a alternativa cujo termo preenche, CORRETAMENTE, a lacuna do texto.
No hospital geral, a avaliação psicológica envolve a avaliação do estado mental do paciente. Em estados de delirium, alteram-se algumas funções mentais, como: atenção, sensopercepção e orientação.
Com relação aos estados de delirium, é correto afirmar que:
Considerando que o psicólogo que presta assistência em Enfermaria de Pediatria deve entender da rotina desse setor do hospital, dos estressores presentes nesse local e das normas da instituição, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto a ser adotado pelo psicólogo.
No texto “Os instintos e suas vicissitudes" (1917 [1915]), Freud aborda algumas vicissitudes pelas quais os instintos podem passar.
Com base nesse texto de Freud, analise as sentenças que apresentam algumas dessas vicissitudes do instinto e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se por meio de dois processos diferentes: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo.
II. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se somente por meio de um processo: mudança da atividade para a passividade.
III. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma mudança do objeto, embora a finalidade permaneça inalterada.
IV. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma permanência do objeto, embora a finalidade seja alterada.
Freud dividiu as transferências em positivas e negativas, mas, com a evolução da psicanálise, essa classificação mostrou-se inadequada e insuficiente (ZIMERMAN, 1999).
A partir dessa assertiva e com base nos tipos de transferências, assinale a alternativa INCORRETA.
No Brasil, em 2003, teve início um projeto intitulado Depoimento Sem Dano (DSD), que ganhou adesão do Conselho Nacional de Justiça, disseminado em seguida como inquirição especial. Afirma-se que tal procedimento cumpre um dos artigos mais celebrados da Convenção dos Direitos da Criança, o art. 12, conforme o qual: 1. Os Estados Partes assegurarão à criança que for capaz de formar seus próprios pontos de vista, o direito de exprimir suas opiniões livremente sobre todas as matérias atinentes à criança, levando-se devidamente em conta essas opiniões em função da idade e maturidade da criança. 2. Para esse fim, à criança será, em particular, dada a oportunidade de ser ouvida em qualquer procedimento judicial ou administrativo que lhe diga respeito, diretamente ou através de um representante ou órgão apropriado, em conformidade com as regras processuais do direito nacional.
Nesse contexto da inquirição, Esther Arantes (2016) observa a tensão entre dois polos, presente na legislação internacional e nacional, que impacta o debate envolvendo crianças e adolescentes no Brasil.
São esses polos:
Bruna foi adotada com duas semanas de vida após ter sido abandonada em via pública com a placenta e o cordão umbilical. Jorge e Solange, seus pais, têm dúvidas com relação à revelação da adoção e foram buscar orientação com um psicólogo.
Sobre a revelação da adoção, é correto afirmar que: