A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica. O modelo dos Cinco Grandes Fatores descreve a personalidade humana em termos de grandes dimensões, cada uma reunindo uma variedade de traços psicológicos. Os fatores avaliados neste modelo são:
Para todo pai ou mãe, três bebês diferentes reúnem-se no momento do nascimento: a criança imaginária de seus sonhos e fantasias; o feto invisível real (hoje só visto por exames devido à alta tecnologia e avanços da medicina), e o recém nascido de fato, que pode ser visto, ouvido e, por fim, pego nos braços.
Tendo em vista um referencial psicanalítico, analise as assertivas:
I. O conceito de inteligência, no referencial psicanalítico, sofre um deslocamento de ênfase nos aspectos da sexualidade e do desejo para centralizar-se nas questões referentes aos aspectos biológicos, ambientais ou interacionistas, introduzindo questões relacionadas à linguagem e ao estabelecimento de uma ordem fálica.
II. Segundo uma visão psicanalítica a dinâmica pai-mãe-filho está bem antes do nascimento da criança e reenvia cada um dos pais à maneira pela qual eles mesmos viveram seus édipos e ultrapassaram as distorções ligadas ao desejo do incesto.
III. Depois do nascimento do bebê, o desenvolvimento e a continuidade das atitudes de apego maternal dependem da capacidade que a mulher tem de retomar suas fantasias de unidade com a própria mãe.
Assinale:
A perspectiva de __________________ era a de evidenciar uma outra modalidade de funcionamento não previsto pelos desenvolvimentistas: a importância da linguagem e, portanto, o necessário estudo de suas leis para a concepção da constituição psíquica.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
Ao falar da constituição do sujeito, Lacan dedica-se a um estádio do desenvolvimento da criança: ______________________. Em sua teoria esse estádio diz do processo de formação do eu através da identificação do sujeito infans com a própria imagem especular. Esse processo tem início com o “desamparo original" do bebê humano após seu nascimento.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
Assinale a opção falsa. O título de especialista:
Analise as assertivas tendo como referência o Estatuto do Idoso, Lei Nº 10.741, de 2003:
I. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.
II. Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificação externa visível, sob pena de interdição, além de atender toda a legislação pertinente.
III. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.
Marque:
Para avaliar o paciente, o clínico pode utilizar-se de teorias sobre o desenvolvimento da personalidade. Com relação aos estágios do desenvolvimento psicossexual, propostos por Sadock, em seu Compêndio de Psiquiatria, ao abordar a teoria psicanalítica, é correto afirmar:
A atuação do psicólogo no campo da assistência social é relativamente recente. O Conselho Federal de Psicologia propõe uma série de dez princípios que devem nortear a ação do psicólogo nessa área. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Qual o objetivo das regras propostas por Freud, em 1912, no texto “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise”?
O trabalho clínico em saúde mental perdeu lugar com as mudanças recentes nos campos da farmacologia, da política e no campo social. Ana Cristina Figueiredo aborda o tema, ao propor a construção do caso clínico como resgate e transmissão dessa prática. Na proposta de construção do caso clínico em relação ao projeto terapêutico, o clínico deve:
Em relação a atuação do Psicólogo no Centro de Referência em Assistência Social, marque a alternativa correta:
Sobre o artigo 6º do Código de Ética Profissional do Psicólogo: “O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos" é INCORRETO afirmar:
Conforme a LOAS, Seção IV sobre os Programas da Assistência Social especificamente sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, é correto afirmar:
A intransigência à separação deve-se à necessidade do indivíduo que para manter a sua integração, manter unidas as partes do self, depende absolutamente de um objeto externo. Tal fato é observado nos casos de:
Segundo Freud, a Transferência foi entendida como uma conexão ilusória. Um desejo do passado, em vez de ser recordado, aparecia agora e referido ao analista, como uma repetição de um padrão e fruto de uma: