A legislação e normatização do trabalho do psicólogo autorizam, obrigam ou proíbem condutas profissionais. Sobre esse tema, é correto afirmar.
Sobre o Psicodrama, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. O psicodrama nasceu como uma abordagem sócio-psicoterápica construída por Jacob Levy Moreno (1889- 1974) na primeira metade do século passado. Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico.
II. O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais, tanto quanto, outras terapias vivenciais, como é exemplo também a gestalt - terapia. Estas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.
III. A teoria da criatividade é o núcleo dinâmico da teoria de Moreno. Em sua dimensão filosófica é a criatividade que explica a constante espontaneidade do mundo e a concepção do homem como “gênio em potencial". O ser humano vive em estado de perpétua originalidade e de adequação pessoal e existencial à realidade em que vive. Busca naturalmente a liberação da espontaneidade, mas, por outro lado, busca a segurança do imutável (das conservas culturais). A criatividade é um catalisador e não uma energia acumulável, não se conserva e, para Moreno, é um catalisador essencial ao ser humano.
IV. A catarse de integração é a catarse do ator e do criador. Tenta limpar o passado da sua vigência no presente. Ela é precipitada pela “concretização" na ação psicodramática. A integração é o próprio processo, muitas vezes parcial, gradual, lento e penoso. Após a catarse, o passado é restituído ao passado e deixa de determinar o presente, mas integra-se a ele. A catarse de integração devolve ao sujeito sua liberdade criadora. Novo universo é visualizado. Num grupo, a catarse integra intencionalidades, intersubjetividades e intuições do coinconsciente grupal. A catarse de integração é um processo mental, corporal, individual, coletivo.
V. O conceito de realidade primária é fundamental e foi introduzido no psicodrama para ajudar na apresentação da verdade pessoal do protagonista. Nela, o protagonista representa a sua verdade na forma objetiva e subjetiva, ou seja, não é apenas o que realmente aconteceu, mas o que nunca ocorreu embora tenha sido desejado, temido ou admirado: o desconhecido, o não-dito, o não-nascido, o sonho, esperanças, as sensações de dèja vu, medos, desapontamentos, expectativas e desejos frustrados. O que conta é o que parece "fenomenologicamente" verdadeiro para o protagonista, faz parte da verdade pessoal do protagonista e da sua experiência singular da realidade, portanto, tem validação existencial.
A Constituição Federal do Brasil de 1.988 estabelece que a “Saúde de é direito de todos e dever do Estado” e, por meio do Sistema Único de Saúde de (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, pretende-se o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. De acordo com a Lei 8.080/1990 e demais legislações que regem o SUS, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: I. Um dos objetivos do SUS é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. II. O princípio da integralidade prevê que seja assegurado o direito de acesso às ações e serviços do SUS a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. III. O princípio da organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, objetiva garantir, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras. IV. As ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, devem ser organizados de forma centralizada pelo Governo Federal e respeitar a hierarquia de complexidade decrescente. V. Os recursos financeiros do SUS devem ser depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A democracia brasileira apresenta-se com uma face cada vez mais madura, visto que os idosos já representam 18,6% do eleitorado, o que equivale a 27,3 milhões de votos, enquanto que os jovens, de 16 a 24 anos, somam cinco milhões a menos: são 22,4 milhões ou 15,3% dos aptos a votar em outubro de 2018. Tal diferença poderá ser definitiva nas eleições de 2018. Especialistas apontam à necessidade de os presidenciáveis compreenderem a população idosa e superarem o histórico de propostas pouco fundamentadas e rasas direcionadas a este público. Desse modo, tudo indica que o idoso poderá ser a pauta das políticas públicas do Brasil nos próximos anos, em especial nos campos da saúde e seguridade social. (Adaptado da Fonte: COSTA, Daiane; MELLO, IGOR. A nova face do eleitor: o envelhecimento chega às urnas. Jornal O Globo, 20/05/2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/a-nova-face-do-eleitor-envelhecimento-chega-asurnas22699 473. Acesso em: 25 maio. 2018). Acerca da saúde do idoso, conforme a Portaria de Consolidação no 2, de 28 de setembro de 2017, no Anexo 1 do Anexo XI (Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa) e no Anexo 2 do Anexo XI (Obrigatoriedade da viabilização de meios que permitam a presença de acompanhantes a pacientes idosos em hospitais públicos), analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: ( ) A finalidade da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é somente a recuperação da saúde, direcionando medidas coletivas e individuais para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. ( ) O público-alvo da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é todo cidadão e cidadã brasileiros com 65 anos ou mais de idade. ( ) A prática de cuidados às pessoas idosas exige abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que leve em conta a grande interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde dos idosos. ( ) Quanto ao desenvolvimento urbano, orienta-se a construção de espaços que permitam a segurança do idoso e a convivência com outras pessoas idosas, de modo que a dependência de parte dessa população possa ser atendida pontualmente, sem que haja a necessidade de melhorias para a acessibilidade urbana. ( ) É obrigatório nos hospitais públicos, contratados ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), a viabilização de meios que permitam a presença do acompanhante de pacientes idosos, exceto as internações em Unidade de Tratamento Intensivo, ou nas situações clínicas em que tecnicamente esteja contraindicada a presença de acompanhante. A sequência correta, de cima para baixo, é:
“O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é compatível ao crescimento orgânico como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. Da mesma maneira que um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável - caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos -, direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior” ( AGET, 1983, p. 11). (Fonte AGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983). Sobre a Teoria Piagetiana, também denominada de Epistemologia Genética e Psicologia Genética, analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: ( ) A assimilação pode ser entendida como um processo comum à vida orgânica e à atividade mental, portanto, uma noção comum à fisiologia e à psicologia. ( ) A acomodação é uma variação de comportamento e dá origem ao processo de aprendizagem. ( ) Uma criança, ao se deparar com um brinquedo que nunca viu, procurará inseri-lo em conhecimentos anteriores (acomodação). Porém, como não o reconhecerá, serão necessárias certas modificações (assimilação) para uma verdadeira compreensão do novo objeto. ( ) A equilibração é um processo de busca do equilíbrio das modificações que foram necessárias aos novos conhecimentos. ( ) Os estágios de desenvolvimento do conhecimento, de acordo com Piaget, são sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal., A sequência correta, de cima para baixo, é:
Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, que o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem
Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, que o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem
Para Freud, a associação livre é um método que
A teoria situacional de liderança é uma extensão interessante das teorias comportamentais resumidas na grade de liderança. A abordagem de Hersey e Blanchard foca uma grande parte de sua atenção sobre
A rotatividade é determinada basicamente por dois fatores:
Todas as atividades desenvolvidas pelo psicólogo organizacional, implicam em diferentes níveis de intervenção:
Nos estudos sobre estresse, a Síndrome Geral de Adaptação (Hans Seley) caracteriza-se por fases de
Um profissional assumiu recentemente a gerência da área de recursos humanos de uma empresa que passou por um processo de privatização. Em pouco tempo ficou nítido que o novo gerente tem diretrizes claras de gestão por resultado, cultura pautada em desempenho, cujos valores divulgados em cartazes e mídias sociais são praticados no dia a dia. Após poucas semanas em seu novo cargo, identificou que alguns funcionários não se adaptaram à nova forma de trabalhar, aos traços culturais pós-privatização e vêm agindo como acreditam ser correto, de acordo com seus próprios princípios. Um certo dia, este gerente da área de recursos humanos recebe o pedido de desligamento de alguns desses funcionários. Tendo em vista a situação relatada acima, entende-se que o pedido de desligamento desses funcionários provavelmente se deu porque
Uma equipe multidisciplinar autogerenciada, trabalhava no desenvolvimento de um produto com alta produtividade, com foco no prazo e visando o lançamento no Natal. Atuaram muito bem, de forma autônoma, cada um compreendia seu papel e contribuía com seu conhecimento. Próximo ao lançamento, dois membros da equipe, Paulo e Mariana, se desentenderam seriamente quanto à visão pessoal de Paulo sobre a liderança feminina nas empresas, o que fez com que o lançamento ficasse comprometido. O principal motivo para esse desfecho foi
Determinada empresa tem Visão e Missão bem definidas e, para suportar esses direcionadores do negócio, a área de recursos humanos implementou um modelo de competências corporativas. Seis meses após a implementação, a diretoria apresenta uma nova proposta de Visão e Missão. O correto, no que tange ao impacto que a mudança trará ao trabalho da área, será a equipe de recursos humanos questionar a diretoria fundamentalmente sobre:
Sobre o conceito de “enquadramento da tarefa” do psicólogo na organização, José Bleger alerta para considerar as exigências e expectativas postuladas para pautar a relação deste profissional com a instituição. O conjunto destes fatores constituirá uma