Nos estudos sobre estresse, a Síndrome Geral de Adaptação (Hans Seley) caracteriza-se por fases de
Um profissional assumiu recentemente a gerência da área de recursos humanos de uma empresa que passou por um processo de privatização. Em pouco tempo ficou nítido que o novo gerente tem diretrizes claras de gestão por resultado, cultura pautada em desempenho, cujos valores divulgados em cartazes e mídias sociais são praticados no dia a dia. Após poucas semanas em seu novo cargo, identificou que alguns funcionários não se adaptaram à nova forma de trabalhar, aos traços culturais pós-privatização e vêm agindo como acreditam ser correto, de acordo com seus próprios princípios. Um certo dia, este gerente da área de recursos humanos recebe o pedido de desligamento de alguns desses funcionários. Tendo em vista a situação relatada acima, entende-se que o pedido de desligamento desses funcionários provavelmente se deu porque
Uma equipe multidisciplinar autogerenciada, trabalhava no desenvolvimento de um produto com alta produtividade, com foco no prazo e visando o lançamento no Natal. Atuaram muito bem, de forma autônoma, cada um compreendia seu papel e contribuía com seu conhecimento. Próximo ao lançamento, dois membros da equipe, Paulo e Mariana, se desentenderam seriamente quanto à visão pessoal de Paulo sobre a liderança feminina nas empresas, o que fez com que o lançamento ficasse comprometido. O principal motivo para esse desfecho foi
Determinada empresa tem Visão e Missão bem definidas e, para suportar esses direcionadores do negócio, a área de recursos humanos implementou um modelo de competências corporativas. Seis meses após a implementação, a diretoria apresenta uma nova proposta de Visão e Missão. O correto, no que tange ao impacto que a mudança trará ao trabalho da área, será a equipe de recursos humanos questionar a diretoria fundamentalmente sobre:
Sobre o conceito de “enquadramento da tarefa” do psicólogo na organização, José Bleger alerta para considerar as exigências e expectativas postuladas para pautar a relação deste profissional com a instituição. O conjunto destes fatores constituirá uma
Sobre as bases teóricas das psicoterapias de grupo, é correto afirmar que
Analise as afirmativas a seguir sobre a transferência na relação terapêutica. I. A transferência é a parte racional e intencional dos afetos do paciente para com o seu terapeuta. II. A transferência refere-se às respostas psicológicas do terapeuta ao paciente, encaradas por ele como derivadas de conflitos psicológicos a serem superados. III. A transferência pode ser definida como uma série de experiências psíquicas que são revividas, não como algo do passado, no vínculo atual com a pessoa do terapeuta. IV. A transferência pode ser considerada como uma resistência à recordação. Uma vez que a resistência é aquela parte da função psíquica que se rebela ativamente ao trabalho terapêutico de trazer à consciência material inconsciente. Estão corretas as afirmativas
O bom funcionamento da relação entre o terapeuta e a pessoa, de acordo com FIORINI (2008), depende das condições da pessoa e em maior medida do perfil do terapeuta. Assim, assinale a alternativa que NÃO se caracteriza como perfil adequado do terapeuta no processo psicoterápico.
A partir de BOCK et al. (2011) a Psicanálise é um dos sistemas mais conhecidos na psicologia. Porém, por este motivo mesmo há muitas interpretações equivocadas sobre os conceitos desta teoria/abordagem. Assim, a partir das definições psicanalíticas sobre o inconsciente, analise as assertivas abaixo.
I- No inconsciente estão elementos reativos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência.
II- Há uma vivacidade e imediatismo no material inconsciente. Memórias muito antigas, quando liberadas à consciência, não perdem nada de sua força emocional.
III- Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.
IV- Uma parte do inconsciente é consciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, e pulsões ou instintos.
Está CORRETO o que se afirma em
A partir de Maciel (2012) o movimento de Reforma Psiquiátrica tem início nos anos de 1970 com o surgimento dos movimentos de efervescência conceitual-filosófica que têm implicações diretas no cuidado ao doente mental. A partir das questões que nortearam a Reforma Psiquiátrica, assinale V para verdadeiro e F para falso na coluna abaixo.
( ) A Reforma Psiquiátrica questiona a instituição asilar e a prática médica, visando humanizar a assistência.
( ) A Reforma Psiquiátrica reforça o paradigma que entende a loucura como sinônimo de incapacidade e de periculosidade, adotando medidas de tutela.
( ) A Reforma Psiquiátrica foca na reabilitação ativa em detrimento da custódia e da segregação.
( ) A Reforma Psiquiátrica abandona o paradigma da razão, da produtividade, do ajustamento social e da norma.
A sequência CORRETA é:
Certos tipos de necessidades são adquiridos durante a vida do indivíduo. O desejo de atingir um alto padrão de sucesso, dominar tarefas complexas e ultrapassar os outros, de acordo com a teoria das necessidades adquiridas, é denominada de
ZIMERNAN (2010) dispõe sobre grupos de acordo com sua finalidade em dois grandes tipos: os grupos operativos e os grupos psicoterapêuticos. Um dos tipos de grupo psicoterapêutico é o cognitivo-comportamental. Nesses grupos, o objetivo é o de:
José Bleger (autor da obra Temas de Psicologia – Entrevista e Grupos), ao se referir à entrevista psicológica, afirma que “entrevistador e entrevistado formam um grupo, ou seja, um conjunto ou uma totalidade, na qual os integrantes estão interrelacionados e em que a conduta de ambos é interdependente.”. A respeito dessa afirmativa, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
O desenvolvimento de uma alteração comportamental mal-adaptativa e específica à substância, com concomitantes fisiológicos e cognitivos, devido à cessação ou à redução do uso pesado e prolongado de uma substância responde, necessariamente, ao critério de:
Para se realizar um diagnóstico de necessidades de treinamento desenvolve-se uma pesquisa em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise