Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos

Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.

Um professor com vasto conhecimento teórico, que se graduou em universidade de renome e que realizou diversos cursos de aperfeiçoamento deve ser considerado, em razão de seu saber, um profissional competente.

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar

A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.

A distribuição de tarefas em um grupo de trabalho pauta-se na diferenciação dos papéis desempenhados pelos sujeitos que o integram, o que requer a atenta observação do coordenador para o não rompimento da definição inicial desses papéis.

Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.

Ao conceber a avaliação como o ato de aplicar prova, isolada de outros contextos, o professor confere a ela caráter qualitativo e a função de controle da aprendizagem.

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.

O artigo 205 da Constituição Federal assinala que é dever do Estado garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional. É com base nessa premissa que são criadas as Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de Ações Afirmativas. Neste contexto, as políticas voltadas para a educação dos negros devem oferecer, exceto:

A proposta dos Institutos Federais reafirmam a ideia de que a formação humana cidadã é anterior a qualificação para o trabalho. Esta pauta-se no compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de se manterem em desenvolvimento. IDENTIFIQUE, neste contexto, a concepção que deve orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão dos Institutos Federais.

Considere as seguintes afirmações:

I. Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
II. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
III. Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

Tendo por base a Lei nQ 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da Educação, pode-se afirmar que:

A construção e execução do Projeto Pedagógico — PP, precisa ser sustentado por um acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora. Fazem parte desse processo de acompanhamento as seguintes ações:

I. Reunião periódica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliação e replanejamento do projeto pedagógico e do plano de trabalho da escola.
II. Reunião em dia fixo, que faça parte da programação normal da escola, com os problemas, para estudo teórico e discussão de questões praticas.
III. Supervisão da qualidade dos recursos didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de alunos e dos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica.
IV. Supervisão do uso do tempo e do espaço escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares.
V. Acompanhamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos pela comunidade.

Das afirmações apresentadas:

Leia as afirmações sob a luz das diretrizes da Política

de Educação Especial na Perspectiva da Educação

Inclusiva:

I. A Educação Especial é uma modalidade de ensino

que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades,

realiza os atendimento educacional, especializado,

disponibiliza os serviços e recursos próprios desse

atendimento e orienta os alunos e seus professores

quanto a sua utilização nos termos comuns do ensino

regular.

II. O atendimento educacional especializado identifica,

elabora e organiza recursos pedagógicos e de

acessibilidade que eliminem as barreiras para a

plena participação dos alunos, considerando as suas

necessidades especificas.

III. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional

especializado não diferenciam daqueles realizados na

sala de aula comum.

IV. Para atuar na educação especial, o professor deve

ter como base da sua formação, inicial e continua,

conhecimentos gerais para o exercício da docência e

conhecimentos específicos da área.

V. A formação do professor deve complementar

conhecimentos de gestão de sistemas educacionais

inclusiva, tendo em vista o desenvolvimento de projetos

em parceria com outras áreas, visando a acessibilidade

arquitetônica, aos atendimentos de saúde, a promoção

de ações de assistência social, trabalho e justiça.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação

correta, onde V (verdadeiro) e F (falso).

I, II, III, IV e V são respectivamente:

As tendências pedagógicas liberais foram formadas pelos seguintes métodos de ensino.

I. Tradicional: Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno o receptor passivo dos conhecimentos considerados com verdade absoluta. Há repetições de exercícios com exigências de memorização.
II. Renovadora Progressista: É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando–se mais com a parte psicológica do que a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando–as.
III. Escola Nova: Caracteriza–se por centralizar no aluno, considerados como ser ativo curioso. Dispõe da ideia que ele "somente irá aprender fazendo", valorizam–se as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender a se tornar uma atividade de descoberta. É uma auto–aprendizagem. O professor neste contexto é um facilitador. –se ais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
IV. Tecnicista: Neste método o aluno é visto como depositário passivo do conhecimento, que deve ser acumulado na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.

Das afirmações apresentadas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282