Na perspectiva de uma pedagogia da autonomia, a prática socioeducativa deve objetivar a intervenção no mundo, contribuindo com a formação pessoal e social e oportunizando a criança e o adolescente a aprenderem a
A vida escolar é um espaço privilegiado para formar cidadãos capazes de partilhar responsabilidades e de conhecer seus direitos e deveres. Partindo desse pressuposto, é requisito básico para uma gestão participativa e democrática a(s)
A educação corporativa é responsável pelo desenvolvimento de empresas competitivas e sustentáveis. Para sua implementação, torna-se necessário promover:
Para Gandin, o modelo de planejamento participativo demanda considerar determinados aspectos. No caso da programação de um planejamento, este deve conter objetivos, políticas estratégicas, determinações gerais e atividades permanentes. Neste caso, a questão básica a ser considerada compreende:
Nas organizações, existe uma concepção de estratégia pretendida e outra denominada emergente. A junção das duas concepções resulta na:
A capacidade de um indivíduo de mobilizar recursos, existentes ou não, para atender a uma demanda emergente, conhecida ou desconhecida, diz respeito à definição de:
Questões éticas deveriam permear o trabalho nas empresas. Por exemplo, pode-se questionar se é ético demitir um funcionário porque o gestor quer colocar no seu lugar uma pessoa de sua confiança. Portanto, por vezes, torna-se complexo definir uma ética para determinada empresa. Aponte, a seguir, o que dá o tom das condutas éticas nas organizações:
O planejamento eficaz envolve um procedimento científico coerente com aquilo que se deseja. Assim há vários passos a seguir, sendo que um deles refere-se à realidade social, econômica, política e religiosa, enfocando o que mais chama a atenção do grupo ou da organização em planejamento. Chama-se a este momento do planejamento de:
O papel do educador não é o de “encher" o
educando de conhecimento, de ordem técnica
ou não, mas é de proporcionar, por meio
da relação:
A cultura visual não se torna um tema banal se for prestada atenção às mudanças operadas na gestão dos museus, que atuam cada vez mais como espaços de consumo e, portanto, de produção de valores e produtos culturais (e de mercadotecnia) diversificados em função dos diferentes tipos de públicos potenciais. Não se está diante de uma disciplina marginal se forem olhadas as páginas econômicas dos jornais, em que se oferecem conselhos para investir no mercado da arte ou para estudos dos resultados econômicos da indústria do desenho, da publicidade e do lazer audiovisual. Segundo Fernando Hernández, em relação ao ensino de artes, atualmente, e a cultura visual popular, propondo que tais temas façam parte das outras disciplinas a partir da diversidade e qualidade dos meios oferecidos atualmente.
Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que
Ao efetivar a matrícula de seu filho em uma escola pública, Tânia procurou conversar com a equipe gestora da instituição de ensino para compreender melhor a constituição curricular e observou que o currículo da escola está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois
Odete é professora há 25 anos e sempre comenta que está mais difícil lecionar atualmente porque “os alunos não são mais os mesmos”. Ela afirma que, antigamente, os alunos respeitavam os professores como faziam também com seus pais, que se levantavam e cumprimentavam, em coro, o diretor que entrava em sala de aula e que não ousavam desobedecer aos mais velhos porque eram mais vividos e sabiam o que diziam. Considerando que, no atual contexto, o modelo de escola quanto à estrutura, à organização e ao funcionamento também “não é mais o mesmo”, pode-se afirmar que
Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença “fazemos, logo pensamos, assim existimos”, em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.
Tatiana é uma aluna com paralisia cerebral e grande comprometimento da motricidade e da comunicação. Não se expressa oralmente e comunica-se apenas pelo olhar, por meio de expressão facial ou por apontamento do que deseja. A professora e a auxiliar em educação da sala de Tatiana desenvolveram um material de comunicação alternativa para que ela possa se expressar e para que saibam se a aluna está aprendendo com base no que é proposto. Sobre os sistemas de comunicação suplementar e alternativa utilizados como recursos pedagógicos, podese afirmar que