São eixos norteadores do Projeto Político Pedagógico:
O princípio da _____ tem como proposta, que os dirigentes escolares, em qualquer nível, devem fazer adaptações no _____ da escola para que esta possa receber e trabalhar com todos os educandos que fazem parte do meio onde se _____.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
Não é uma das características fundamentais para que a implementação do PPP esteja presente na realidade escolar:
Leia com atenção:
I- A partir dos 10 (dez) meses, há maior interesse pela interação com outros bebês;
II- A partir dos 8 (oito) meses, o bebê adquire maior consciência de si próprio.
Sobre os itens acima:
Não é o nome de uma tendência pedagógica e seu principal criador:
É o documento que define a identidade de determinada unidade escolar e indica os caminhos para o ensino de qualidade:
A corrente pedagógica de educação crítico-social tem relações com uma visão política:
É possível considerar a diferença entre dificuldade de aprendizagem dos distúrbios de aprendizagem, pois:
Acerca do conceito de centração utilizado por Jean Piaget, é correto afirmar que:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às políticas de Educação do Campo.
( ) As lutas dos trabalhadores rurais por política de educação foram iniciadas com o PRONERA.
( ) As ações de Educação do Campo realizadas pelo PRONERA chegavam aos Estados e Municípios, basicamente através de convênios e parcerias envolvendo Secretarias de Educação, universidades públicas e comunitárias e movimentos sociais.
( ) Após a instituição da SECADI, os Estados e Municípios passaram a ser envolvidos em ações de Educação do Campo pela mesma dinâmica que compõe o modo de produção de política educacional realizado pelo MEC, demarcada na estrutura e funcionamento do “sistema" educacional e orientada pelo disposto na Lei 9394 de 1996.
( ) A operacionalização da política de Educação do Campo vem se configurando em uma tarefa de fácil realização vez que o Brasil se constitui em uma nação de natureza agrária. Tal característica facilita o processo por contarmos com questões estruturais já existentes, tais como as de natureza técnica, política e teórica.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
A Educação do Campo ganha um novo sentido, quando associada a um movimento social que defende a educação articulada com a criação de condições materiais para a vida no campo. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos movimentos sociais e à Educação do Campo.
( ) Pensar um projeto de educação do campo pressupõe a sua sustentabilidade em termos econômicos, sociais e culturais.
( ) Os movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, têm um projeto educacional que está associado a um projeto político de transformação social.
( ) Os movimentos sociais do campo, entre eles o MST, têm pressionado não só pela Reforma Agrária e por uma política agrícola que viabilize a pequena produção no campo, mas também por uma educação e escolarização para uma população historicamente alijada das políticas públicas.
( ) Os movimentos sociais têm buscado fazer um trabalho especial com a juventude, que precisa estudar, trocar experiências e se qualificar para atuar nos meios urbanos, já que necessitam sair do campo para melhorarem as suas vidas.
Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.
Conforme Delgado (2005), a questão agrária no Brasil, desde os anos 1960, é gerida no sentido da adoção de melhorias técnicas com o intuito de aumentar a oferta de alimentos. Neste sentido, é CORRETO afirmar:
A Educação destinada aos povos que habitam no campo se constitui, para os Movimentos Sociais do Campo, estudiosos e pesquisadores, uma problemática a ser superada. Estes buscam entender os processos educativos, na diversidade de dimensões que constitui o homem e o lugar/território do homem no campo. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação à formação docente para a educação do campo.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação (9394/96), como forma de integralização curricular, a critério dos sistemas de ensino, poderão ser inclusos projetos e pesquisas envolvendo os temas:
Tal estilo de avaliação se preocupa e tem o foco no processo de ensino-aprendizagem, não possuindo uma finalidade comprovativa, mas busca integrar-se no processo de formação do indivíduo, possuindo um caráter pedagógico e busca meios contínuos de auxiliar o aluno a solucionar seus problemas e dificuldades surgidas durante a aprendizagem. Leva o nome de avaliação: