Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos:
( ) A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico; influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas.
( ) A inclusão não implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade.
( ) Os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento conjunto nas diferentes áreas.
( ) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos. Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, classifique as alternativas acima como verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a alternativa correta:
“Os _____________ existem em número quase ilimitado, variando em função da época (epopeia, cartoon), das culturas (haikai, cordel) das finalidades sociais (entreter, informar), de modo que, mesmo que a escola se impusesse a tarefa de tratar de todos, isso não seria possível. Portanto, é preciso priorizar os _____________ que merecerão abordagem mais aprofundada. Sem negar a importância dos textos que respondem a exigências das situações privadas de interlocução, em função dos compromissos de assegurar ao aluno o exercício pleno da cidadania, é preciso que as situações escolares de ensino de Língua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos públicos da linguagem." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas (obs.: as duas lacunas são preenchidas com a mesma palavra):
A avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverá ser integrada, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como autoavaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade.
Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:
I. Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.
II. Considerar de forma individual os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
III. Avaliar a construção do conhecimento como um merecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, indique qual das alternativas acima está correta:
“Burnley (1998) lembra que, entre as teorias que buscam explicar as causas das doenças, a teoria ______________________, congruente com a ideologia dominante de saúde, sugere que a prevenção é uma responsabilidade pessoal, cujo foco de intervenção se dará sobre o controle dos fatores de risco individuais." (PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?
Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
“[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
Art. 9º - A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
I- Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II- Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III- Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
Considerando a Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. Segundo a referida Lei, as linguagens que constituem o componente curricular de arte são:
I- Artes visuais;
II- Dança;
III- Música;
IV- Teatro;
V- Fotografia.
As assertivas CORRETAS são:
A lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Segundo o art. 17 do Capitulo VII, que trata da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, pode-se afirmar que:
Os sinais em Libras são formados a partir da combinação de cinco componentes, denominados parâmetros, com possibilidade de decompor unidades menores dos sinais e/ou enunciados, o qual pode-se equiparar ao fonema. A seguir, segue a descrição de um desses parâmetros: “É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.” (FELIPE; MONTEIRO, 2007). Assinale a opção que indica corretamente o parâmetro descrito.
O decreto nº 5.626/2005 define as características que a pessoa deve apresentar para ser considerada surda. De acordo com esse decreto, em seu art. 2º, paragrafo único, considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de:
São princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica:
I. A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação.
II. A educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em espaços sociais específicos.
III. A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter paralelo-linear e a relação ambivalente entre os diversos atores sociais.
IV. A educação em direitos humanos pode ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
V. A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, está incorreto o que se afirma em: