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Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos:

( ) A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico; influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas.

( ) A inclusão não implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade.

( ) Os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento conjunto nas diferentes áreas.

( ) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos. Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.

Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, classifique as alternativas acima como verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a alternativa correta:

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