As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:
No que se refere à criança e às diferentes linguagens, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As artes, em especial as esculturas, colagem e pintura, são formas de linguagem que expressam, comunicam e atribuem sentidos às sensações.
II – O recurso audiovisual possui uma linguagem específica que aliena e dificulta a aprendizagem.
III – Ao se contar estórias, a criança aprende novas palavras, além de conseguir organizar seu pensamento.
IV – No estágio pré-operatório ou inteligência simbólica, ocorrerá o aparecimento da linguagem e da brincadeira simbólica.
V – A linguagem oral é um dos eixos norteadores da ação pedagógica com crianças.
No que se refere à função social da educação e da escola, assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere à Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere à avaliação na pré-escola, pode-se afirmar que ela é realizada:
No que se refere às brincadeiras na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Brincar ajuda a criança a seguir sem questionar enredos preparados pelo professor.
II – A brincadeira auxilia a criança a ter iniciativa em cada situação a que é exposta.
III – O ato de brincar dá oportunidade à criança de imitar sempre o conhecido, assumindo personagens de suas rotinas.
IV – A brincadeira oportuniza a apropriação de diferentes linguagens.
No que se refere à importância dos jogos na educação psicomotora, associe as modalidades de jogos com suas respectivas características:
(1) Jogos com regras.
(2) Jogos de imaginação e os jogos simbólicos.
(3) Jogos Funcionais.
( ) Necessita a aceitação, ou mesmo a criação, de um código para poderem ser praticados coletivamente e que, por essa razão, desempenha um importante papel na socialização.
( ) Permitem à criança despender sua “necessidade de movimento" e podem, no plano psicomotor, desempenhar o papel dos exercícios de coordenação global.
( ) Possuem um valor de expressão.
Assinale a sequência correta:
No que se refere ao planejamento educacional e de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:
No que tange à psicogênese da leitura e da escrita, assinale a alternativa correta:
No que se refere ao atual processo de inclusão, pode-se afirmar que, atualmente, ele preconiza o reconhecimento:
A paralisia cerebral é caracterizada como uma deficiência motora central que pode estar relacionada com a deficiência de fala, visão e audição ou com a deficiência intelectual, o que, neste caso, caracteriza:
Atualmente, há três correntes educacionais com propostas para a educação de pessoas surdas.
Analise as assertivas e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Bilinguismo: a língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua portuguesa é a segunda língua.
II – Oralismo: a finalidade terapêutica é tratar e reduzir os déficits, levando em conta que a criança precisa de treinamento auditivo, e desenvolver a leitura orofacial.
III – Comunicação Total: os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o bilinguismo pode ser incorporado.
Complete corretamente a lacuna da oração abaixo:
A - ________________ é um recurso utilizado, principalmente pelos surdos, para “soletrar" nomes próprios ou palavras da língua portuguesa para as quais não há equivalente na língua de sinais:
Considere a seguinte situação hipotética:
A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a viabilidade de implantação de um ambiente bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
De acordo com Teberosky e Colomer, a partir da perspectiva construtivista, a diferença fundamental já não se situava entre aprendizagens prévias ou pré-requisitos, mas entre as aprendizagens convencionais ou normativas e as aprendizagens não convencionais ou não normativas. A perspectiva construtivista, na opinião das autoras, se revela importante por considerar o seguinte: