O principal livro de Paulo Freire se intitula:
Responda (v) verdadeiro ou (f) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. De acordo com a Constituição Federal:
(__) - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
(__) - É vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei;
(__) - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado objetivo;
(__) - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Ao colocar o foco na resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que poderia ser resumida em alguns princípios, sendo um deles:
“O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase ____________________, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a _____________________ o enunciado da questão que lhe é posta e a ________________ a situação que lhe é apresentada."
Analisando o trecho acima, complete as lacunas e assinale a alternativa que julgar correta:
A verificação do rendimento escolar observará o seguinte critério:
Assinale a alternativa incorreta. Segundo Emília Ferreiro, os níveis / fases da escrita são:
Sobre o processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
(__) - Teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países.
(__) - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.
(__) - São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.
(__) - Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais são abertos e flexíveis.
Considerando as preocupações atuais com as propostas para uma educação infantil, é necessário considerar que a vida afetiva da criança deverá ter uma relação com a ação pedagógica:
Dificuldades de aprendizagem são aspectos comuns ao trabalho pedagógico e precisam ser investigadas para descobrir quais as causas quando:
Atividades recreativas que irão cumprir o seu papel e atingir um grau de sucesso geral deverão ter como principal preocupação a capacidade de:
Quando o professor precisa escolher um modelo de sequência didática, o docente depende:
Na tendência pedagógica tradicional esse tipo de avaliação tem uma função central e importante na promoção dos alunos:
O ensino da arte constitui pela atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional componente curricular obrigatório. As linguagens que constituem o currículo de artes são:
São características da consciência fonológica, exceto:
Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise: I - Constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Médio em todo o País; II - Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações; III - Configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia de professores e equipes pedagógicas; IV - Podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. Dos itens acima:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – considerada a certidão de nascimento da nação brasileira, resultado do processo de abertura política e de democratização da sociedade – instituiu a gestão democrática como forma de organização da educação escolar. Em seu Art. 211,estabeleceu a descentralização da gestão educacional e definiu as áreas de influência de cada um dos entes da Federação.
De acordo com § 2° do Art. 211, atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil