De acordo com as reflexões de Vasconcellos (2006) sobre o projeto político-pedagógico – PPP, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O PPP é considerado o plano global da escola, sendo um instrumento teórico-metodológico para intervenção e transformação da realidade.
( ) Não há distinção clara entre o PPP e o regimento escolar, uma vez que a elaboração de ambos é de competência da escola e que abordam o detalhamento administrativo e jurídico da instituição.
( ) Sendo uma das partes do marco referencial, o marco situacional expressa o ideal específico da instituição, englobando as dimensões
pedagógica, comunitária e administrativa do trabalho escolar.
( ) Cabe na realização do diagnóstico as seguintes tarefas: conhecer a realidade, julgar a realidade e localizar as necessidades.
Assinale a sequência correta.
Para Ortega e Del Rey (2002), o combate e a prevenção à violência na escola demandam estratégias educativas que promovam melhoria da convivência na comunidade escolar.
Sobre essas estratégias educativas propostas pelas autoras, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento pode ser entendido como um conjunto das transformações que ocorrem ao longo do tempo nas pessoas, expressando-se na evolução da inteligência e das modalidades de relacionamento afetivo e social.
É consenso entre os estudiosos da educação como:
No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou no século XX, na década de 20, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em 1932, no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, cujo principais signatários foram:
Considerando os aspectos que problematizam a complexão de fatores, diagnósticos e ações da escola, é oportuno recomendar à Orientação Educacional que:
De acordo com Castro e Regattieri (2009), no estudo Interação escola-família: subsídios para práticas escolares, são interações família-escola que podem estar a serviço de diversas finalidades, exceto:
Com base no texto A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação (MORAES, 2017), analise as seguintes afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O termo educação inclusiva define o processo educacional que visa a desenvolver, em cada cidadão, consciência solidária e atitudes concretas que o tornem um agente social compromissado com a qualidade de vida de quem está ao seu lado.
( ) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, ampliar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, de preferência nas escolas
especiais.
( ) O Brasil realiza levantamentos estatísticos acerca da educação especial desde 1974. Embora haja abundância de dados oficiais que oferecem informações completas sobre pessoas com deficiência, ainda há dificuldade no diagnóstico educacional do público-alvo dessa modalidade de ensino.
( ) O monitoramento da inclusão no contexto escolar em termos de aumento ou não de matrículas é válido, no entanto, tão importantes quanto o número de matrículas são os investimentos na formação de educadores e no aprimoramento das práticas pedagógicas para o público-alvo da educação especial.
Assinale a sequência correta.
Como exposto na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências.
Em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses), é correto afirmar que se tem, como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento,
Segundo Sasseron e Carvalho, há “uma preocupação crescente, ao longo dos anos, em colocar a alfabetização científica como objetivo central do ensino de ciências em toda a formação básica”.
(SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica.
Investigaçõ es em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77, 2011.)
Tendo em vista que, nesse contexto, as autoras destacam diversas habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente, considere as habilidades a seguir.
Apresentam habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente
A Resolução CNE/CEB no 07/2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, afirma em seu artigo 5o, parágrafo 2o, que a educação de qualidade como um direito fundamental é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. De acordo com o inciso 2o, parágrafo 2o, artigo 5º da Resolução CNE/CEB no 07/2010, é correto afirmar que a pertinência refere-se à
Em 1932, foi dado a público um documento que se tornou famoso e ficou conhecido como “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Redigido por Fernando de Azevedo e assinado por ele e mais vinte e cinco homens e mulheres de expressão na vida nacional, o documento pretendeu estabelecer um roteiro para a reconstrução educacional no Brasil. Em 1933, o mesmo Fernando de Azevedo redigiu um outro documento, o Código de Educação
do Estado de São Paulo que reorganizou todo o sistema de ensino do Estado. Para Azanha (2006), nesses e em outros documentos educacionais, até os anos 1970, chama a atenção a escassez do uso do termo
Perrenoud (2000) elenca dez novas competências para
ensinar, como se lê a seguir

Para o autor, no estudo que faz, a noção de competência
designa
Rodrigo João é aluno do ensino fundamental. Ele não
quer mais frequentar a escola devido às constantes
intimidações, xingamentos e violência física que sofre. A
partir de situações como essa Cleo Fante (2005) define o
fenômeno bullying como “um conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação
evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s),
causando dor, angústia e sofrimento”. Para a autora, o
comportamento agressivo surge como resultado de
Na concepção de Rios (2011), os educadores não têm clareza
da dimensão política de seu trabalho. Ao interpretarem
política como envolvimento partidário, ou mesmo sindical,
alguns até negam que tenham algo a ver com isso. Não podem
se recusar a admitir a presença da moralidade em sua
ação. Essa moralidade aparece de forma extremada – o
moralismo. A ideia de responsabilidade que se encontra articulada
com a de liberdade, conceito que representa o eixo
central da reflexão ética está ligada à noção de compromisso
político e moral. Os professores não têm clareza quanto
a implicação política de seu comprometimento, veem como
parte de uma essência do educador. Para a autora, o sentido
político da prática docente se realiza
A Lei Federal no 11.494 de 20 de junho de 2007 regulamenta
o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(FUNDEB). Acerca da utilização dos recursos do FUNDEB,
de acordo com a referida lei, é correto afirmar que