Castro e Regattieri (2009) abordam os tipos de relação das escolas com as famílias. Com base nessa abordagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, fazendo a correspondência entre esses tipos de relação e o objetivo correspondente a cada um.
COLUNA I
1. Educar as famílias
2. Abrir a escola para participação familiar
3. Interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais
4. Incluir o aluno e seu contexto
COLUNA II
( ) Garantir aos alunos o direito a educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e de discriminação.
( ) Fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.
( ) Conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
( ) Reduzir as taxas de abandono e repetência dos alunos.
Assinale a sequência correta.
De acordo com Castro e Regattieri (2009), no estudo Interação escola-família: subsídios para práticas escolares, são interações família-escola que podem estar a serviço de diversas finalidades, exceto:
Diferentes estratégias podem ser adotadas pelas escolas para se aproximar do contexto familiar dos alunos. É importante que tais estratégias sejam pensadas para incidir diretamente no conhecimento que a escola tem sobre as condições de apoio educacional que cada aluno tem na dinâmica do seu grupo familiar. Dentre as estratégias sugeridas por Regattieri, em Interação Escola Família: subsídios
para práticas escolares, podemos incluir que uma das formas de atuação das famílias que a escola deve buscar é a de
Castro e Regattieri (2010, p. 13) ressaltam que “na nossa sociedade, a responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes recai, legal e moralmente, sobre duas grandes agências socializadoras: a família e a escola”.
Analise as seguintes afirmativas sobre a interação escola–família.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas concernentes à relação família / escola.
I. Os pais devem ter acesso às informações relativas à estrutura e ao funcionamento da creche, bem como à filosofia e concepção de trabalho da instituição.
II. A creche deve implantar programas que visam instruir as famílias sobre como educar seus filhos dentro de um padrão preestabelecido e adequado.
III. Acolher os pais, oferecendo apoio e tranquilidade, contribui para que a criança também se sinta mais segura nos primeiros dias na instituição.
Estão corretas as afirmativas
Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as
possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador
pedagógico que organizem uma reunião com os
pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes
de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos.
Essa iniciativa contribui para a
A participação dos pais no cotidiano da escola é