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Castro e Regattieri (2009) abordam os tipos de relação das escolas com as famílias. Com base nessa abordagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, fazendo a correspondência entre esses tipos de relação e o objetivo correspondente a cada um.
COLUNA I

1. Educar as famílias
2. Abrir a escola para participação familiar
3. Interagir com a família para melhorar os indicadores educacionais
4. Incluir o aluno e seu contexto
COLUNA II

(  ) Garantir aos alunos o direito a educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e de discriminação.
(  ) Fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.
(  ) Conscientizar os responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
(  ) Reduzir as taxas de abandono e repetência dos alunos.

Assinale a sequência correta.

De acordo com Castro e Regattieri (2009), no estudo Interação escola-família: subsídios para práticas escolares, são interações família-escola que podem estar a serviço de diversas finalidades, exceto:

Diferentes estratégias podem ser adotadas pelas escolas para se aproximar do contexto familiar dos alunos. É importante que tais estratégias sejam pensadas para incidir diretamente no conhecimento que a escola tem sobre as condições de apoio educacional que cada aluno tem na dinâmica do seu grupo familiar. Dentre as estratégias sugeridas por Regattieri, em Interação Escola Família: subsídios
para práticas escolares, podemos incluir que uma das formas de atuação das famílias que a escola deve buscar é a de

Castro e Regattieri (2010, p. 13) ressaltam que “na nossa sociedade, a responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes recai, legal e moralmente, sobre duas grandes agências socializadoras: a família e a escola”.

Analise as seguintes afirmativas sobre a interação escola–família.

  1. Um dos aspectos a serem levados em conta na operacionalização de programas, políticas ou práticas de interação escola–família é a coleta e organização das informações sobre alunos e familiares.
  2. A política de interação deve estar alinhada com o objetivo, entre outros, de assegurar aos alunos o direito à educação de qualidade e protegê-los de toda forma de negligência e discriminação.
  3. No tipo de abordagem com foco na inclusão do aluno e do seu contexto, procura-se, como uma das estratégias, a participação da rede de proteção social para ajudar no encaminhamento de problemas familiares dos alunos.

Estão corretas as afirmativas

Analise as afirmativas concernentes à relação família / escola.

I. Os pais devem ter acesso às informações relativas à estrutura e ao funcionamento da creche, bem como à filosofia e concepção de trabalho da instituição.

II. A creche deve implantar programas que visam instruir as famílias sobre como educar seus filhos dentro de um padrão preestabelecido e adequado.

III. Acolher os pais, oferecendo apoio e tranquilidade, contribui para que a criança também se sinta mais segura nos primeiros dias na instituição.

Estão corretas as afirmativas

Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as

possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador

pedagógico que organizem uma reunião com os

pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes

de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos.

Essa iniciativa contribui para a

A participação dos pais no cotidiano da escola é

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