Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d

Almeida (2017) cita uma passagem de Hamilton e Ture
que descreve cenas relacionadas ao racismo. Considere
duas delas: na primeira cena, terroristas brancos bombardeiam
uma igreja negra e matam cinco crianças; na
segunda, a mesma cidade apresenta índices de morte de
500 bebês negros por falta de comida adequada, abrigos
e instalações médicas. Para os autores, as cenas representam,
respectivamente,

A respeito do aspecto externo, é exemplo da classificação de métodos de ensino o (a)

“Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva
dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível,
interligada e híbrida.” (MORAN, 2018).

Partindo da concepção apresentada, NÃO consiste numa estratégia relacionada
às metodologias ativas:

Sobre estratégias de metodologias ativas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Aprendizagem Baseada em Problemas.
2. Aprendizagem Baseada em Projetos.
3. Sala de Aula Invertida.
4. Grupos Cooperativos.
5. Role Playing.
6. Experimentação Investigativa.

( ) Tem seu início ao apresentar um problema aos alunos, promovendo os questionamentos iniciais e as primeiras formulações de hipótese. Em seguida, há o momento do experimento.
( ) O aluno estuda previamente o assunto e, durante a aula, o professor media discussões, esclarece as dúvidas e propõe atividades práticas.
( ) Caracteriza-se por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar e orientado para a aprendizagem dos alunos que tomam decisões, agem sozinhos e em equipe.
( ) Permite que os estudantes se relacionem com seus pares e possam referenciar-se no outro, diferenciar-se, opor-se e, assim, transformar e ser transformado na construção do próprio conhecimento.
( ) O método consiste em construir situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a sua realidade.
( ) Trata-se de um jogo de interpretação de papéis em que um responsável (narrador ou mestre) conta uma história e os personagens são interpretados pelos alunos, criando um texto espontâneo em que não há vencedores ou perdedores.

No artigo Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, José Manuel Moran defende que, do ponto de vista metodológico, o professor precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Segundo ele, uma das dimensões fundamentais do educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizar em uma síntese coerente (mesmo que momentânea) as informações dentro de uma área de conhecimento, possibilitando com isso a compreensão. O autor apresenta também uma segunda dimensão pedagógica, a qual

Para Ortega e Del Rey (2002), o combate e a prevenção à violência na escola demandam estratégias educativas que promovam melhoria da convivência na comunidade escolar.

Sobre essas estratégias educativas propostas pelas autoras, assinale a alternativa incorreta.

Zabala e Arnau (2010) ressaltam que, para o ensino das competências, existem condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, em vez de uma metodologia própria.

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as variáveis metodológicas mencionadas por esses autores com as características de cada uma.

COLUNA I

1. Sequências didáticas
2. Relações interativas
3. Organização social da aula
4. Organização dos conteúdos

COLUNA II

( ) Configura-se pela forma de estruturar os alunos em aula e a dinâmica grupal determinada.
( ) Apresenta no enfoque globalizador a estruturação das atividades de aprendizagem segundo a lógica das matérias, partindo de uma situação próxima à realidade do aluno.
( ) Apresenta a forma de encadear e articular as diversas atividades no decorrer de uma unidade didática.
( ) Delega ao professor a função, entre outras, de proporcionar canais de comunicação que regulem os processos de negociação, de
participação e de construção.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282