Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6767 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Raymond Firth, “organização social":

I. Refere-se à ordenação sistemática de relações sociais pelos atos da escolha e da decisão.

II. Está ligada ao processo social.

III. Está atrelada à ideia de mudança.

IV. Está intrinsecamente atrelada à ideia de arranjo do comportamento dos indivíduos na construção da vida social.

Estão corretas as afirmativas:

- A supervisora escolar Maria cria situações de aprendizagem que favorecem a participação dos professores e familiares na construção dos saberes escolares. Essa atitude deve levar em conta:

A SE Matilde desempenha as ações pedagógicas com base no Projeto Político Pedagógico (PPP escolar), coletivamente construído na perspectiva crítica da educação, a qual destaca a importância do plano de ensino, efetivamente utilizado como uma das ferramentas que considerar:

Ao ingressar em uma escola pública o SE deve propiciar momentos formativos, conforme as demandas manifestadas pelos professores. Ao solicitarem sugestões de aprendizagens que propiciam a interligação dos saberes prévios do aluno com os conhecimentos científicos o SE deve fornecer os elementos necessários que vão ao encontro dos objetivos traçados por ano de escolaridade, de modo a contribuir para:

Os atuais desafios da Educação Inclusiva brasileira centramse na necessidade de desenvolver instrumentos de monitoramento sistemáticos, realização de pesquisas qualitativas e quantitativas que possam evidenciar:

À luz dos preceitos legais, em vigor, a resolução nº 5/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), adotando os pressupostos da educação inclusiva. Assim, as creches e pré-escolas passaram a se constituir em estabelecimentos educacionais, públicos ou privados, destinados à educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, por meio da implementação de proposta pedagógica elaborada e desenvolvida por professores habilitados, superando:

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Deste modo estará cumprindo um papel:

Nas instituições que oferecem a Educação Infantil é necessário organizar o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver:

A prática educativa deve se organizar de forma que as crianças de zero a três anos de idade desenvolvam várias capacidades, dentre elas:

A professora Flávia segue as orientações dos RCNEI que recomendam que ela ajude as crianças a combinar e cumprir regras, na faixa etária de quatro a seis anos de idade a fim de desenvolverem:

De acordo com as recomendações dos RCNEI, o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para:

A professora Edilza planeja situações de aprendizagem tendo como base o conhecimento e a aplicação da ortografia, por meio da apresentação e da repetição verbal de regras e da correção de ditados, todos baseados em fórmulas. Segundo os PCN ainda que tenha um forte apelo à memória, o ensino da ortografia deve ser organizado de modo a favorecer:

Os projetos de linguagem oral podem propor, por exemplo, a gravação em fita cassete de histórias contadas pelas famílias para fazer uma coleção para a sala, ou como parlendas. Parlendas são:

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas diferentes atividades da população. O uso desses recursos traz significativas contribuições para se repensar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que:

O estudo das relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias, deve oferecer subsídios para a formação de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282