Os conceitos de adaptação, diferenciação e adequação curricular para estudantes público-alvo da educação especial não são uma novidade no Brasil. De acordo com Pires e Mendes (2019), “as políticas construídas para esse fim, entre os anos de 1990 até os dias atuais, são decorrentes de acordos mundiais”. Mais recentemente, entre esses três conceitos, a adequação curricular tem se sobressaído nos estudos no sentido de se construir uma escola não segregadora. Diante do exposto, pode-se afirmar que o conceito de adequação curricular tem como objetivo prático a promoção do(a):
O desenho universal está previsto nas políticas nacionais como forma de garantir a inclusão na educação e em diversos outros espaços sociais, tendo como referência as normas de acessibilidade. A Lei Brasileira de Inclusão (Brasil, 2015) estabelece que caberá ao poder público, promover a inclusão de conteúdos referentes ao desenho universal nas Diretrizes Curriculares da educação profissional, tecnológica, do ensino superior e na formação das carreiras de Estado. A Cartilha Acessibilidade na Web (Brasil, 2013) explicita que “a ideia principal contida no desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação”. Considerando os referidos documentos, pode-se afirmar que são considerados princípios do desenho universal, EXCETO:
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), criado 1999, constitui-se como um importante meio para a busca e afirmação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, incluindo os processos de escolarização, de acessibilidade e de participação social.
Considerando a sua caracterização e suas atribuições, pode-se afirmar que o Conade é um órgão:
As diferenças nos processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa por estudantes surdos são importantes aspectos a serem considerados para o planejamento didático dos professores. A Lei Brasileira de Inclusão demanda que a diferenciação na adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação considerem a singularidade linguística a ser observada na escrita da Língua Portuguesa por estudantes surdos. Considerando tais singularidades linguísticas, em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras, pode-se afirmar que:
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e ensino dessas duas línguas na escola. E, antes disso, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) já versava que o atendimento educacional especializado deve ser realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino dessa língua. Considerando esse contexto, observe o sinal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresentado na imagem a seguir e a sua representação em Escrita de Sinais (SignWriting).

Qual sinal da Libras está apresentado na imagem?
Considerando o disposto na legislação e nas políticas públicas de educação nacionais, quando a equipe de professores e outros profissionais não se sente suficientemente preparada para o atendimento de alunos, público-alvo da educação especial, em relação à sua matrícula, assinale, a seguir, a conduta adequada por parte da escola.
Em um período recente, o ensino médio, última etapa da educação básica no Brasil, passou por um conjunto significativo de mudanças. Dentre as justificativas elencadas para promover essa agenda transformadora e criar o Novo Ensino Médio (NEM), por meio da Lei nº 13.415/2017, destacam-se as altas taxas de evasão, a pouca interação com o mundo do trabalho e a pouca margem de escolha por um percurso que atendesse aos interesses e à individualidade dos estudantes. Sendo assim, o eixo principal do NEM foi a criação dos itinerários formativos.
Considerando esse formato atual da etapa, assinale a afirmativa correta.
Na organização dos tempos para o itinerário de formação técnica e profissional, a carga horária deve garantir a integração e a articulação entre a formação geral básica (BNCC) e a formação técnica e profissional, o que pode ser feito a partir de diferentes estratégias de ensino, dentre elas, a Educação a Distância (EAD). “No caso da adoção parcial de atividades realizadas a distância como uma dessas estratégias, considerando a carga horária permitida nesse formato, as atividades realizadas a distância podem contemplar até ___ da carga horária total no ensino médio diurno, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo; podendo, a critério dos sistemas
de ensino, expandir para até ___ no ensino médio noturno.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O itinerário formativo V, que se configura pela oferta da formação técnica e profissional, tem seus princípios afirmados,
dentre outros marcos legais, pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018, consubstanciados pela Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
Considerando tais princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes.
( ) Oferta de habilitação profissional, tanto para o desenvolvimento de vida e carreira quanto para adaptar-se às novas condições ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo.
( ) As instituições de ensino deverão considerar, na oferta, o contexto local e as possibilidades de oferta explicitadas no seu Projeto Político-Pedagógico.
A sequência está correta em
As propostas curriculares do novo ensino médio, organizadas a partir dos diferentes itinerários, demandam uma ampliação da jornada escolar e uma reorganização dos tempos e das grades curriculares. Diante do exposto, pode-se afirmar que a competência para definir a distribuição da carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos deve ser definida:
No ordenamento jurídico do novo ensino médio e nos documentos orientadores é recorrente a importância dada à relação entre o contexto local e a oferta dos itinerários; sobretudo, o de formação técnica e profissional.
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor evidencia essa relação.
Na oferta de formação técnica e profissional como itinerário possível no novo ensino médio, recomenda-se o alinhamento do curso aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Esse alinhamento pretende que, ao final do ensino médio, alguns objetivos sejam alcançados. Analise se os objetivos apresentados a seguir atendem ao que se pretende com esse alinhamento.
I. Aumentar a empregabilidade dos jovens.
II. Dinamizar os setores com necessidade ou potencial de crescimento.
III. Agregar valor aos produtos locais.
Está correto o que se afirma em
Em seu Art. 35, §7, a Lei nº 13.415/2017, que reformou a etapa do ensino médio, apresenta o projeto de vida como um componente importante do currículo. “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos,
cognitivos e socioemocionais.”
Diante do exposto, pode-se afirmar que projeto de vida é:
Considerando os dados do gráfico, assinale, a seguir, o período em que um indivíduo com HIV é considerado um potencial transmissor do agente infeccioso.
As chuvas são, naturalmente, ácidas pela presença de dióxido de carbono na atmosfera. A queima de carvão e de combustíveis fósseis pode aumentar a concentração de óxidos de enxofre e de nitrogênio, sendo a maior causa da diminuição do pH da chuva para um valor prejudicial ao meio ambiente, às superfícies metálicas e aos monumentos históricos. Devido
à diminuição da acidez natural das chuvas, é INCORRETO afirmar que ocorre a reação química representada pela seguinte equação: