Considerando as especificidades da surdocegueira que precisam ser observadas para os processos de inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A surdocegueira é entendida como a diminuição ou ausência da audição e da visão concomitantemente, podendo ser em diferentes graus em cada um dos sentidos, que vai desde a ausência parcial até a total.
II. A pessoa com surdocegueira congênita é caracterizada como aquela que passa a ter essa condição ao longo da sua vida, quando já utiliza uma língua, que pode ser oral ou sinalizada.
III. A surdocegueira adquirida é caracterizada por aquela que nasceu ou que desenvolveu a deficiência antes do desenvolvimento de uma língua.
IV. Quando uma forma de comunicação é aprendida, com o apoio de um professor ou mediador, o guia-intérprete é o profissional
que passa a assumir os serviços de tradução, interpretação, descrição e guia para a promoção da acessibilidade para as pessoas com surdocegueira.
V. A surdocegueira demanda estratégias diferenciadas para a interação, comunicação e participação em situações cotidianas, que passam pela acessibilidade escolar até a interação e comunicação com os próprios familiares.
Está correto o que se afirma apenas em
A educação especial no Brasil é oriunda de um longo processo histórico e, ao resgatá-lo, podemos compreender o porquê de determinadas abordagens e também a sua estruturação. Os processos de escolarização das pessoas com deficiência no país tiveram início com a criação de duas instituições; são elas:
A Comunicação Alternativa e Aumentativa está prevista nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009) como parte do campo de Tecnologia Assistiva.
Diante do exposto, pode-se afirmar, em relação aos usos dessa forma de comunicação, que se trata de um campo da ciência que, EXCETO:
Em relação ao processo de construção e apropriação de conceitos básicos da matemática por estudantes cegos, há recursos e tecnologias assistivas que contribuem para o trabalho a ser desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado.
Considerando esse contexto, assinale, a seguir, o recurso que contribui para o ensino do conceito de números para estudantes cegos?
Considerando a normatização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assinale, a seguir, o órgão responsável pela definição de suas Diretrizes Nacionais por meio da Resolução nº 01/2021.
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Novo Ensino Médio (NEM) permite, da mesma forma, que uma parcela da carga horária seja realizada no formato a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo, desde que haja suporte tecnológico – digital ou não – e pedagógico apropriado. Diante do exposto,
assinale, a seguir, a carga horária máxima que pode ser ofertada a distância nessa modalidade.
A reforma do ensino médio promoveu diversas alterações nessa etapa de terminalidade da educação básica; para acompanhar essas mudanças fez-se necessária a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, para que se adequassem aos novos formatos de oferta. Nesse processo, destaca-se uma mudança muito significativa, que é a organização do currículo em duas partes que se somam e que se articulam.
Considerando essa possibilidade, assinale, a seguir, a alternativa que representa corretamente essa articulação.
Na organização dos itinerários a serem ofertados no Novo Ensino Médio (NEM), os currículos devem compostos, indissociavelmente, da seguinte forma:
Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.
Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:
Uma sociedade empresária apresentou os seguintes dados extraídos da contabilidade em 31/12/2021:

Informações adicionais:
Considerando somente as informações disponibilizadas e de acordo com a NBC TG 03 (R3) – Demonstração dos Fluxos de Caixa, é correto afirmar que o caixa gerado pelo recebimento de Duplicatas a Receber (Vendas de Mercadorias) e o caixa consumido para pagamento de Fornecedores (Compras de Mercadorias) foram, respectivamente, de:
Determinada sociedade empresária apresentou o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado nos anos de X1 e X2.

Considerando única e exclusivamente as informações disponibilizadas e, ainda, a NBC TG 03 (R3) – Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), em relação à DFC dessa empresa, apurada em 31-12-20X2, assinale a afirmativa correta.
Uma empresa do ramo comercial apresentou, no mês de dezembro/2021, os seguintes fatos econômicos:
I. Venda de mercadorias pelo valor bruto de R$ 40.000,00, sobre o qual incidem PIS e COFINS, sob o regime cumulativo, e também à alíquota interna de 15%.
II. Desconto incondicional sobre a venda, no valor de R$ 4.000,00.
III. Como parte da venda foi efetuada a longo prazo, houve contabilização de ajuste a valor presente do crédito a receber, no valor de R$ 3.500,00, indedutível para fins tributários.
IV. O custo das mercadorias vendidas equivale a 35% do valor da Receita Líquida.
V. A referida empresa é optante pelo regime de tributação do IRPJ com base no lucro presumido e adota o regime de competência para fins de incidência da Contribuição para o PIS e para COFINS.
Informações adicionais:
Com base nas informações disponibilizadas, o Resultado com Mercadorias do mês de dezembro/2021 foi:
Considerando a legislação profissional vigente sobre perícia, bem como o Código de Processo Civil e a Lei nº 12.030/2009, que versa sobre perícias oficiais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise os excertos a seguir.
I. “As demonstrações contábeis nele devem ser transcritas, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade e do profissional da contabilidade legalmente habilitado.”
II. “Nele devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.”
Podemos afirmar que tais informações se referem ao seguinte livro contábil:
Recrutamento significa o conjunto de técnicas eprocedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.Depois do recrutamento, deve-se escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram no perfil da vaga. Nessa etapa começa o processo de seleção, que é um sistema de comparação e de escolha, que deve apoiar-se em algum padrão ou critério para ter validade.Nesse contexto, assinale a alternativa que caracteriza o PONTO NEGATIVO do recrutamento externo: