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O itinerário de formação técnica e profissional deve estabelecer relações com as tecnologias, as novas formas de trabalhar e produzir, além de valorizar o contexto local, elencando, para isso, o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que os APLs são a(as):

Na organização e oferta do Novo Ensino Médio (NEM), resguardando os marcos nacionais, cada ente federativo deliberou sobre o tema em sua rede de ensino estabelecendo critérios de implementação.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses critérios, a partir da Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.

Em setembro de 2015, determinado contribuinte pagou, no vencimento, R$ 2.000,00 a título de tributo estadual. Poucos meses depois, ele tomou ciência que o valor pago era significativamente maior que o devido. Encontrando-se muito atarefado, ele deixou de tomar qualquer medida que viabilizasse a restituição do valor pago a maior. Em março de 2020, o contribuinte descobriu que possuía um débito tributário no montante de R$ 1.000,00 com a fazenda estadual pelo não pagamento de outro imposto. Visando regularizar sua situação com o Fisco, ele preencheu requisição administrativa para que a obrigação pendente fosse extinta através da compensação. O fisco, contudo, em 2022, responde negativamente ao pedido. Diante da negativa, o contribuinte deverá:

Uma sociedade empresária apresentou, após a apuração do resultado do exercício, os saldos das seguintes contas patrimoniais em 31/12/2021:

Sabe-se que o resultado do exercício já foi apurado. Considerando somente as informações apresentadas e de acordo com a NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis e a Lei nº 6.404/1976 – Lei das Sociedades por Ações, assinale os respectivos saldos do Ativo não Circulante – Imobilizado e do Patrimônio Líquido a serem evidenciados no Balanço Patrimonial em 31/12/2021.

Determinada entidade empresária do ramo comercial apresentou, no mês de janeiro, as seguintes operações:

  • 05/01 – Compra de 20 unidades de mercadorias, a prazo, a R$ 110,00 cada uma;
  • 06/01 – Devolução de uma das unidades de mercadorias adquirida no dia anterior;
  • 07/01 – Abatimento de R$ 5,00 por unidade sobre as 19 unidades das mercadorias restantes (adquiridas em 05/01);
  • 08/01 – Venda a prazo de 20 unidades de mercadorias pelo total de R$ 4.000,00;
  •  09/01 – Recebimento em devolução de duas unidades da venda anterior;
  • 10/01 – Abatimento concedido sobre as demais mercadorias vendidas no total de R$ 230,00; e,
  • Estoque inicial constituído de 5 unidades adquiridas a R$ 100,00 cada uma.

Considerando única e exclusivamente as informações disponibilizadas e, ainda, sabendo que a empresa utiliza o método de avaliação de estoque “Primeiro a Entrar Primeiro a Sair (PEPS)”, assinale, a seguir, o valor do Custo da Mercadorias Vendidas no dia 08/01.

Considerando a propagação da onda, a partir da posição representada na figura, é correto afirmar que o ponto Q:

Com base nas teorias da evolução, é correto afirmar que a situação:

“A parede celular é uma estrutura encontrada em bactérias, fungos e plantas. Nas bactérias, a maioria das paredes celulares contêm um peptidoglicano, um polímero composto de açúcares modificados com ligações cruzadas a pequenos polipeptídeos. As bactérias ________________ têm paredes celulares mais _______________, com uma quantidade relativamente grande de peptidoglicano; já as bactérias ________________ têm menos peptidoglicano e são estruturalmente mais ______________, com uma membrana mais externa que contém lipopolissacarídeos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Considere uma flor completa com pedúnculo que se prende ao cálice por uma extremidade e apresenta, na outra, o receptáculo, onde se inserem os verticilos florais, conjuntos de folhas modificadas que formam algumas estruturas, como o cálice, que se caracteriza por ser:

“A reprodução assexuada é uma característica comum em angiospermas, bem como em outras plantas e, para algumas espécies, é o modo principal de reprodução. Existem plantas que podem, às vezes, produzir sementes sem polinização ou fecundação. Essa produção assexuada de sementes é denominada ____________________.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Para explicar o padrão 3:1, Mendel desenvolveu um modelo de hereditariedade observando, consistentemente, a descendência F2 dos experimentos com ervilhas. Foram descritos quatro conceitos relacionados a esse modelo, e o segundo conceito foi feito de maneira incrível, pois Mendel fez, sem saber, uma dedução sobre o papel, ou mesmo sobre a existência dos cromossomos.

Assinale, a seguir, a afirmativa que descreve tal conceito.

A chuva ácida, no leste Europeu, provocada pela queima de carvão mineral e óleo diesel para produção de energia, causa muitos danos na vegetação, além de corroer monumentos e construções. Essa chuva ocorre, pois os óxidos liberados por esses processos entram em contato com o vapor de água presente na atmosfera e formam os seguintes ácidos:

Considerando as atribuições do professor do atendimento educacional especializado, de acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.

(   ) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

(   ) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.

(   ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

A sequência está correta em

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), deve ser realizado mediante a atuação de profissionais que tenham conhecimentos específicos nas seguintes áreas, EXCETO:

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005 que dispôs, dentre várias questões, os usos e o ensino dessa língua nos espaços escolares. Posteriormente, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e o ensino dessas duas línguas na escola. O Decreto nº 5.626/2005 e a LBI, sobre o ensino de Libras e Língua Portuguesa para estudantes surdos, estabelece que:

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