As algas douradas são espécies unicelulares ou coloniais com algumas espécies filamentosas. Apesar de fotossintetizantes, muitas delas ingerem bactérias e outras partículas orgânicas como forma alternativa de nutrição; algumas não apresentam parede celular. São abundantes em ambientes marinhos e de água doce; em certos lagos de regiões temperadas podem ser o principal constituinte do fitoplâncton. De acordo com as classificações tradicionais, as algas são distribuídas em mais de uma dezena de filos, que se distinguem pela organização celular, pelos tipos de clorofila e de outros pigmentos, pelas substâncias de reserva, componentes da parede celular, pela reprodução etc.
É correto afirmar que as algas douradas pertencem ao seguinte filo:
As monocotiledôneas e as dicotiledôneas se referem a dois grupos das angiospermas; atualmente, no entanto, sabe-se que as dicotiledôneas não formam um grupo monofilético e duas linhagens podem ser definidas mais claramente: as magnoliídeas e as eudicotiledôneas. As magnoliídeas, apesar de terem dois cotilédones, compartilham características com as monocotiledôneas, como:
Considerando a descrição dos três modelos alternativos para a replicação do DNA, de Watson e Crick, analise as afirmativas a seguir.
I. Cada fita das duas moléculas-filhas contém uma mistura de DNA parental e DNA recém-sintetizado.
II. As duas fitas da molécula parental são separadas e cada uma serve de molde para a síntese de uma nova fita complementar.
III. As duas fitas parentais se associam novamente após servirem de moldes para a síntese das fitas novas, restaurando a dupla hélice parental.
Os modelos descritos em I, II e III são, respectivamente:
A teoria da seleção natural proposta por Darwin foi sintetizada a partir de observações que, por si só, não eram novas e nem profundas. Outros pesquisadores tinham peças do “quebra-cabeça”; porém, foi Darwin quem descobriu como elas se encaixavam com observações obtidas da natureza.
São consideradas observações feitas por Darwin, EXCETO:
A Tecnologia Assistiva, seja mais elaborada ou de baixo custo, tem sido uma importante forma de promoção da acessibilidade e inclusão de alunos público-alvo da educação especial nos espaços escolares. Seu uso pode ocorrer tanto em sala de aula quanto na sala de recursos multifuncional ou em outros espaços escolares. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, a tecnologia assistiva se caracteriza por:
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), a educação se constitui como direito das pessoas com deficiência, a ser assegurado em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino.
De acordo com essa Lei e considerando o que cabe ao poder público assegurar para garantir a inclusão escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.
( ) Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir que a escola possa recusar a matrícula de alunos público-alvo da educação especial, desde que recomende a sua matrícula em uma escola especializada que esteja mais bem preparada para o atendimento de suas especificidades.
( ) Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.
( ) Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
A sequência está correta em
Para atuar na educação especial, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), os professores devem ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. De acordo com tal Política, essa formação deve possibilitar a sua atuação, para a oferta dos serviços e recursos da educação especial, em diversos espaços, EXCETO:
A avaliação, por muitos anos, foi caracterizada como um dos principais desafios em relação aos trabalhos com estudantes com deficiência, principalmente quanto aos critérios a serem adotados em relação aos alunos com deficiência intelectual. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Com enfoque na avaliação, diversos estudos foram elaborados nos últimos anos para desenvolver estratégias e instrumentos para apoiar os professores nos processos de avaliação e planejamento pedagógico para os alunos, público-alvo da educação especial. Nesse contexto, são considerados instrumentos do campo da educação especial para o apoio aos professores da sala de aula regular nos processos avaliativos desses estudantes, EXCETO:
De acordo com a instrução nº 15/2018 – SEED/SUED do Estado do Paraná, a oferta do Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais e/ou do Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil deverá, obrigatoriamente, estar autorizada, com os atos regulatórios em vigência e contemplada no Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar da Instituição de Ensino. Sobre a atuação dos professores da educação especial que devem compor esse atendimento, analise as afirmavas a seguir.
I. Os estudantes serão atendidos por meio de cronograma de forma individual ou em grupos, possibilitando a oferta de suporte necessário às suas especificidades consonantes à área específica, favorecendo, assim, seu acesso ao conhecimento.
II. A oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil terá uma carga horária destinada ao atendimento dos estudantes em sala de recursos multifuncionais e uma carga horária destinada ao trabalho colaborativo, com profissionais do ensino comum, familiares e especialistas; elaboração de materiais; formação continuada; e, planejamento.
III. Os materiais pedagógicos que compõem a Sala de Recursos Multifuncionais e/ou Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil devem ser compostos por materiais didáticos de acessibilidade; recursos pedagógicos específicos adaptados; brinquedos; equipamentos tecnológicos; e, mobiliários adequados à faixa etária atendida.
Está correto o que se afirma em
Considerando a legislação nacional sobre os usos do Braille, analise as afirmativas a seguir.
I. A edição de qualquer texto em Braille pode ser realizada independentemente de autorização de quem detenha os direitos autorais (autores ou editoras), no que se refere à produção de obras sem fins lucrativos, se a sua finalidade for a distribuição gratuita para pessoas cegas.
II. É permitida a reprodução, sem fins lucrativos, de obras literárias, artísticas ou científicas para uso exclusivo de deficientes visuais por meio do Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para os destinatários com deficiência visual.
III. A Lei Brasileira de Inclusão prevê, no capítulo referente à Educação, que deve ser realizada a oferta e ensino do Braille e o uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
Está correto o que se afirma em
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) versa que seja realizado um planejamento com foco na equidade, que exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos que não tiveram acesso à educação na idade própria, inclusive de pessoas com deficiência. São consideradas abordagens previstas na legislação para a promoção da inclusão de pessoas que não tiveram ou não têm acesso à educação, EXCETO:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica se constituem como o conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições e redes de ensino públicas e privadas na organização, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essas diretrizes definem os princípios a partir dos quais se orienta o Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio.
Assinale, a seguir, um desses princípios.
A criação do itinerário de formação técnica e profissional, a partir da reforma da etapa do ensino médio, promoveu mudanças na estrutura e organização da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio, afirmadas, dentre outros, pela Resolução nº 01/2021.
Considerando essa nova organização da EPT, é INCORRETO afirmar que a habilitação profissional, como uma das composições do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, pode ser ofertada na forma:
Os diferentes itinerários formativos que compõem o currículo do Novo Ensino Médio (NEM), permitem uma escolha que atenda os interesses de cada estudante, considerando a capacidade de oferta dos sistemas de ensino. Para cada itinerário, a lei define os princípios, as competências e os saberes. Sobre tal definição para o itinerário da formação técnica e profissional,analise as afirmativas a seguir.
I. Desenvolver programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes para o mundo do trabalho.
II. Propiciar habilitação profissional para o desenvolvimento de vida e carreira.
III. Ter condições de adaptar-se às novas circunstâncias ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo e suas contínuas transformações.
Está correto o que se afirma em
Na oferta de cursos no itinerário da formação técnica e profissional, além daqueles que constam no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, é possível a oferta de formações experimentais, em áreas que não constem no catálogo, desde que observados os requisitos legais.
Diante do exposto, na forma da lei, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de um ano, contado da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.
A sequência está correta em