Um paciente de 51 anos, mecânico há mais de dez anos, foi atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, queixando-se de pontos pretos pruriginosos nos membros superiores há cerca de quatro meses. Negou quadro semelhante anteriormente e relatou nunca ter usado luvas ou qualquer outro equipamento de proteção individual. Ao exame dermatológico, apresentava pápulas foliculares com pontos centrais enegrecidos, localizados no dorso das mãos e na face extensora das falanges, antebraços e braços, poupando a região palmar.
Qual diagnóstico do caso confirmado por biópsia cutânea?
Segundo a NR 32, o Programa de Vacinação de Trabalhadores deve ser desenvolvido
I. em todas as empresas que possuem alojamento de trabalhadores;
II. para todo trabalhador dos serviços de saúde, contemplando programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO;
III a todos os trabalhadores que executam atividades em ambientes confinados.
Está correto o que se afirma em:
Segundo o Código de Ética Médica, ditado pela Resolução CFM nº 2.217/2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019, é vedado ao médico:
A regulamentação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), com a lista de associação de excesso de risco de doenças (CID-10) relacionadas com a atividade econômica da empresa empregadora (CNAE) está presente:
Ainda segundo a lista A, do anexo II do Decreto nº 3.048/1999, que dispõe sobre os Regulamento da Previdência Social (RPS), a ulceração ou necrose do septo nasal pode ser ocasionada por:
Um trabalhador de indústria metalúrgica, que executa suas atividades laborais em bancada, realizando movimentos repetitivos com membros superiores, procura o serviço médico da empresa com queixas de diminuição de sensibilidade nos 4º e 5º dedos e borda ulnar da palma da mão direita. Ao exame físico apresentou dor significativa à palpação do cotovelo do mesmo lado.
Nesse caso, a hipótese diagnóstica provável é:
Inflamação que acomete os tendões do primeiro compartimente extensor na região do punho, atingindo o abdutor longo e extensor curto do polegar, sob o retináculo extensor, na porção distal do rádio.
Essa descrição é compatível com:
Um cidadão de uma comunidade ribeirinha da região amazônica, próximo de uma área de garimpo ilegal, é internado com perda da visão periférica, parestesias nas mãos e pés; além de fraqueza muscular e dificuldades motoras, para falar e caminhar.
Esse quadro pode estar relacionado com a contaminação de rios e peixes por:
Um trabalhador metalúrgico de uma fábrica de baterias realizou exame físico que demonstrou linha gengival de Burton. Isso pode indicar exposição:
Um jovem de 19 anos de idade foi atendido com queixa de dispneia e chiado no peito. Ele observou que os sintomas pioravam quando se exercitava nas manhãs frias ou tinha contato com cães. Ele tinha histórico de rinite até três anos atrás e eczema na infância. O resultado do exame físico foi normal. Aprova de função pulmonar demonstrou: VEF1 de 2,6 (78% do previsto); CVF de 3,81 L (97% do previsto); e um VEF1/CVF de 68% (86% do previsto), com aumento do VEF1 para 3,0 L (12,4%) após a administração de salbutamol. A respeito desse caso clínico hipotético, é correto afirmar que
Pessoa do sexo feminino, de 62 anos de idade, assintomática, tabagista de 30 anos-maço e sem comorbidades, procurou atendimento médico preocupada com a possibilidade de desenvolver câncer de pulmão. Os resultados dos exames físicos e laboratoriais foram normais.
Nesse caso clínico hipotético, para a detecção precoce da referida patologia, o exame mais recomendado é
Assinale a opção correta em referência às doenças endócrinas.
No que se refere a hepatites virais, insuficiência hepática e síndromes disabsortivas, assinale a opção correta.
Acerca de tireoidite, distúrbios das glândulas suprarrenais e distúrbios das glândulas paratireoides, assinale a opção correta.
Em relação a HIV/AIDS, assinale a opção correta.