Assinale a opção que descreve corretamente as características fisiopatológicas da perda Auditiva Induzida por Ruído, também conhecida por Surdez Ocupacional.
A NR 17 estabelece:
Entre as patologias listadas a seguir, assinale aquela que está associada à exposição ao berílio, segundo a lista A, do anexo II do Decreto nº 3.048/1999, de que dispõe sobre os Regulamento da Previdência Social (RPS).
A disciplina teórico-clínica originada a partir dos estudos de psicopatologia do trabalho, desenvolvidos pelo psiquiatra Christophe Dejours, é denominada
I. ergonomia psicodinâmica;
II. ergonomia biomecânica;
III. psicodinâmica do trabalho.
Está correto o que se afirma em:
A respeito das artrites microcristalinas, assinale a opção correta.
Ainda no que diz respeito a doenças gastrointestinais e hepáticas, assinale a opção correta.
Ainda no que concerne a doenças endócrinas, assinale a opção correta.
Ainda no que se refere a doenças renais, assinale a opção correta.
Caso clínico 1A1-II
Uma paciente branca, de 64 anos de idade, com histórico de cardiomiopatia não isquêmica com fração de ejeção reduzida em uso de enalapril, espironolactona e carvedilol nas doses máximas preconizadas, foi ao pronto-socorro por apresentar dispneia progressiva, havia uma semana, dispneia paroxística noturna, havia dois dias. Ela tinha ganhado 10 kg nos últimos dois meses. O exame físico revelou extremidades com boa perfusão, pressão arterial de 110 mmHg × 78 mmHg, frequência cardíaca de 66 bpm, frequência respiratória de 22 rpm e saturação de O2 (em ar ambiente) de 93%. Perceberam-se estertores crepitantes em bases pulmonares bilateralmente, pressão venosa jugular elevada, pulsos normais, ascite e edema de membros inferiores. Os exames laboratoriais indicaram sódio de 132 mEq/L, ureia de 60 mg/dL e creatinina de 2,1 mg/dL. A radiografia de tórax mostrou hipertensão venocapilar pulmonar. O eletrocardiograma revelou apenas sobrecarga atrial e ventricular esquerdas.
No caso clínico 1A1-II, após a estabilização do quadro, a conduta mais adequada para a melhora da morbimortalidade será
Paciente do sexo masculino, 78 anos, diagnóstico de neoplasia maligna de intestino, submetido a tratamento cirúrgico, fazendo quimioterapia. Procura atendimento médico devido a dor torácica de forte intensidade à direita há 5 dias, que evoluiu com lesões cutâneas vesiculares no mesmo local da dor. A alternativa com o diagnóstico correto é:
Paciente do sexo masculino, 51 anos, deu entrada na emergência politraumatizado, vitima de acidente auto x auto. Evoluiu com osseguintes resultados de exames: CPK - 4213 U/L, Creatinina11,2 mg/dL, Ureia 230 mg/dL. História prévia de hipertensãoarterial e diabetes mellitus.
A causa mais provável da injúria renal nesse paciente é:
Paciente do sexo feminino, 48 anos, é levada para a emergênciacom quadro de crise convulsiva tônico-clônica generalizada.
A medicação indicada para a crise é:
Paciente do sexo feminino, 27 anos, procura atendimento médico com queixa de episódios frequentes de cefaleia bilateral, de moderada intensidade, sem fotofobia, que piora no final do dia e com situações de estresse.
A medicação indicada para profilaxia desse quadro é:
Paciente do sexo masculine, 29 anos, evoluiu com fraqueza muscular progressiva em membros inferiores associada aparestesia, após quadro de gastro enterite recente. Sem relato detrauma e sem queixa de dor.
O tratamento indicado de acordo com a suspeita clínica é:
Em relação à abordagem inicial de pacientes vítimas de acidentecom animais peçonhentos, é correto afirmar que: