Paciente do sexo masculino, 25 anos, procura unidade básica de saúde porque gostaria de fazer profilaxia pré-exposição. Ele relata que tem uma a duas relações sexuais por mês, uma vez que seu parceiro, que é HIV positivo, com carga viral indetectável há mais de 2 anos, mora em outra cidade.
É correto afirmar que o paciente:
Considerando que a saúde sexual é uma estratégia para a promoção da saúde e do desenvolvimento humano, assinale a opção correta.
Caso clínico 1A1-III
Um paciente diabético, de 81 anos de idade, foi levado por sua esposa a um estabelecimento de saúde devido a um estado de confusão mental havia 12 horas. A acompanhante relatou que ele estava com tosse produtiva com expectoração amarelada associada a dor torácica e febre havia dois dias. No exame físico, o paciente apresentava-se com estado geral debilitado, dispneico, com temperatura de 37,9 °C, saturação periférica de oxigênio de 90%, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 32 ipm e pressão arterial de 88 mmHg × 56 mmHg, com tempo de enchimento capilar de quatro segundos. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes audíveis em base de hemitórax direito. A radiografia de tórax revelou opacidade no lobo inferior direito. O hemograma indicou leucocitose, sem desvio à esquerda. Exames laboratoriais indicaram ainda os seguintes resultados: ureia de 78 mg/dL; creatinina de 1,9 mg/dL; lactato de 3 mmol/L; potássio de 5,4 mEq/L; e sódio de 136 mEq/L. Os demais exames não revelaram alterações.
Assinale a opção correspondente ao melhor esquema antibiótico empírico para o paciente do caso clínico 1A1-III.
Paciente do sexo masculino, 38 anos, com quadro de febre baixa, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos musculares, com dificuldade para abrir a boca. História de ferida infectada no pé esquerdo. Cartão vacinal desatualizado. O antibiótico de escolha para esse paciente é:
Em relação a HIV/AIDS, assinale a opção correta.
A exposição, no trabalho, a agentes físicos como as radiações não ionizantes representa um problema na maioria das vezes insidioso e silencioso. É de difícil caracterização a configuração do nexo causal dessa exposição, durante anos, aos campos magnéticos, que promovem efeitos térmicos e não térmicos intensos.
A seguinte relação entre dano gerado por ocupação e profissão pode indicar esse tipo de exposição: