Artrite reumatoide é uma doença com características crônicas e fenômenos inflamatórios persistentes. O fator de risco ambiental mais bem estabelecido para essa patologia é
A respeito da endocardite infecciosa (EI), assinale a opção correta.
Caso clínico 1A1-III
Um paciente diabético, de 81 anos de idade, foi levado por sua esposa a um estabelecimento de saúde devido a um estado de confusão mental havia 12 horas. A acompanhante relatou que ele estava com tosse produtiva com expectoração amarelada associada a dor torácica e febre havia dois dias. No exame físico, o paciente apresentava-se com estado geral debilitado, dispneico, com temperatura de 37,9 °C, saturação periférica de oxigênio de 90%, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 32 ipm e pressão arterial de 88 mmHg × 56 mmHg, com tempo de enchimento capilar de quatro segundos. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes audíveis em base de hemitórax direito. A radiografia de tórax revelou opacidade no lobo inferior direito. O hemograma indicou leucocitose, sem desvio à esquerda. Exames laboratoriais indicaram ainda os seguintes resultados: ureia de 78 mg/dL; creatinina de 1,9 mg/dL; lactato de 3 mmol/L; potássio de 5,4 mEq/L; e sódio de 136 mEq/L. Os demais exames não revelaram alterações.
No caso clínico 1A1-III, o tipo de estabelecimento mais indicado para o início do tratamento do paciente é
Paciente do sexo masculino, 45 anos, obeso, diabético tipo 2,tabagista, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutivacrônica. Faz uso de metformina por via oral eformoterol/budesonida por via inalatória. Procura atendimentono pronto-socorro com sintomas característicos de criseanafilática.
Um dos fatores de risco que esse paciente tem para crise anafilática grave é:
Paciente do sexo feminino, 50 anos, apresenta quadro de vômitos uma hora após comer arroz contaminado. O provável agente etiológico desse quadro é:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, é admitido na emergência com quadro de dispneia, tosse seca, febre, emagrecimento de 10 kg. Ao exame, febril, FC 90 BPM, PA 110X70 mmHg, FR 32 IRPM e Sat O2 91%. Radiografia de tórax apresenta infiltrados intersticiais peri-hilares bilaterais. LDH 780 u/L. Teste rápido reagente para HIV. O tratamento de escolha para esse quadro é:
Paciente do sexo masculino, 20 anos, tem diagnóstico de asma, com boa resposta ao uso de salbutamol quando tem crise. Última crise há 3 meses. Assintomático desde então. Quanto à gravidade do quadro desse paciente, é correto afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 23 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, é levada para atendimento na emergência com relato de náusea, vômitos, febre e disúria. Ao exame, paciente está sonolenta e desidratada, mas responde às solicitações verbais. Está orientada, desidratada e febril. PA= 90x60 mmHg, FC 113 bpm e FR 32 IRPM. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; abdômen doloroso, sem sinais de irritação peritoneal. Glicemia= 570 mg/dL, Creatinina 2,3 mg/dL Bicarbonato 14 mEq/L, pH venoso= 7,1 A conduta adequada é:
Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura a emergência com quadro de febre, agitação psicomotora, taquicardia. Ao exame apresenta bócio tireoidiano, exoftalmia. FC= 140 bpm, PA= 140x90 mmHg e Tax= 39,6 graus. Tem relato de emagrecimento e história prévia de tratamento de problema na tireoide.
A causa mais provável desse problema é:
Paciente do sexo masculino, 38 anos, com quadro de febre baixa, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos musculares, com dificuldade para abrir a boca. História de ferida infectada no pé esquerdo. Cartão vacinal desatualizado. O antibiótico de escolha para esse paciente é:
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm-se constituído em grande problema da saúde pública em muitos dos países industrializados. No Brasil foi elaborada uma Instrução Normativa que orienta o sistema previdenciário.
De acordo com essa instrução, que entidade nosológica está relacionada ao tipo de ocupação citado?
Os riscos para a saúde decorrentes da exposição a agentes físicos estão relacionados às diversas formas de energia, como pressões anormais, radiações ionizantes ou não, ruído, umidade ou vibrações.
Que tipo de exposição a agente físico está relacionado à dificuldade de percepção de cores?
Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de leucemia que afeta a linhagem mieloide do tecido hematopoiético, ocasionando uma deficiência na produção das célulasnormais com déficit na quantidade de células maduras. Atualmente são oito subtipos, classificados usando-se critérios baseados em aspectos morfológicos e citoquímicos, de M0 a M7. Existe um subtipo de LMA que tem como característica morfológica blastos indiferenciados (> 30%), diferenciação até promielócito (< 20%) e citoplasma com grânulos azurófilos e bastonetes de Auer.
O subtipo descrito é a leucemia
A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os pacientes adultos do sexo feminino, devido às condições anatômicas, que apresentam a uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus.
Quais são os três agentes bacterianos mais envolvidos nesse processo?
O acompanhamento das doenças crônicas não transmissíveis representa um desafio no campo da saúde do trabalhador, pois elas compõem um conjunto de condições crônicas relacionadas a causas múltiplas, com início gradual e prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. O curso clínico muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização que podem gerar incapacidades. Para o enfrentamento desse problema, trata-se de uma estratégia dos serviços de saúde da empresa a garantia de