A asbestose é uma doença pulmonar, relacionada à exposição de poeiras minerais dos trabalhadores que atuam
em mineração e transformação de asbesto (fabricação de produtos de cimento-amianto, materiais de fricção, tecidos incombustíveis com amianto, juntas e gaxetas, papéis e papelões especiais) e ao consumo de produtos contendo asbesto.
Qual é a característica histopatológica dessa doença?
Um paciente de 45 anos do sexo masculino procurou serviço de saúde do trabalhador com queixa de dor abdominal de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação com 10 dias de evolução. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), por conta da bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). A anamnese mais detalhada com informação da história ocupacional permitiu a elucidação diagnóstica.
Qual foi o diagnóstico e o local de trabalho do paciente?
Uveíte é a inflamação em qualquer lugar do revestimentointerior pigmentado do olho, conhecido como úvea ou trato uveal (íris, corpo ciliar e coroide).
No Brasil, com relação à epidemiologia da uveíte posterior (inflamação da parte traseira do trato uveal), sabe-se que a
A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é a mais difundida e conhecida perda auditiva ocupacional, sendo reconhecida como agravo à saúde dos trabalhadores de notificação compulsória.
Que característica constitui o padrão desse tipo de agravo?
A Resolução do Conselho Federal de Medicina no 2.297/2021 (atualizada em 6 de outubro de 2022) dispõe sobre normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. De acordo com a Resolução, é prerrogativa dos médicos do trabalho e demais médicos que atendem o trabalhador, independentemente do local em que atuem
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) tem por objetivos a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou da redução dos riscos nos ambientes de trabalho. São responsáveis pela implementação e pela execução da PNSST as seguintes instituições
Assinale a opção que indica outro tipo de exposição apresenta risco para surdez neurossensorial, além da exposição ao ruído.
As afirmativas a seguir enquadram-se na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), segundo a Portaria MS Nº 2.436/2017, à exceção de uma.
Assinale-a.
Uma dona de casa, de 66 anos de idade, foi diagnosticada com neoplasia maligna de pleura e, após cinco meses, evolui para óbito. Em sua anamnese clínica ela referia que, durante anos, lavou a roupa de trabalho empoeirada de seu marido, que trabalhava numa fábrica de telhas e caixas d’água de fibrocimento.
Considerando a exposição das roupas de trabalho de seu esposo, o diagnóstico mais provável dos resultados da biópsia pleural e imunohistoquímica, neste caso, é de:
Trabalhador de uma montadora de veículos, e que realiza a limpeza de peças com desengraxantes durante sua jornada de trabalho, procura assistência médica com quadro de perda de força muscular de membro superior esquerdo, que evoluiu para paralisia deste membro.
Entre os solventes orgânicos listados a seguir assinale aquele que pode estar relacionado com o caso apresentado.
Uma empregada de um frigorífico de abate de aves procura um ortopedista com dores no membro superior esquerdo, com dificuldades para a pronação/supinação do antebraço. Após exame físico minucioso, o médico fez o diagnóstico de epicondilite lateral do membro acometido.
Assinale a opção que apresenta um teste ortopédico relacionado com o diagnóstico para este caso.
Assinale a opção que indica a Norma Regulamentadora (NR) importante para motoristas que trabalham com produtos inflamáveis, pois visa garantir a segurança no transporte, armazenamento desses materiais perigosos.
A exposição oral ao herbicida glifosato pode causar:
Paciente do sexo feminino, 22 anos, com diagnóstico de anemia falciforme, é atendida na emergência com quadro de dor torácica, febre, tosse e dispneia. Saturação de O2 86%, comprometimento de dois lobos pulmonares e melhora com transfusão de duas bolsas de concentrado de hemácias. De acordo com esse relato, a gravidade desse quadro pode ser classificada como:
Paciente do sexo feminino, 58 anos, hipertensa há 15 anos,tabagista, procura atendimento na emergência com quadro deinício súbito de dor torácica de forte intensidade associada adiaforese.Ao exame apresenta fácies de dor, PA 190x110 mmHg e FC 123bpm.Alargamento do mediastino na radiografia de tórax. ECG comsinais de hipertrofia de VE. Enzimas cardíacas sem alterações.
Uma medicação que é considerada a pedra angular para o tratamento clínico de pacientes com esse quadro é o: