Paciente do sexo masculino, 32 anos, é admitido na emergência com quadro de dispneia, tosse seca, febre, emagrecimento de 10 kg. Ao exame, febril, FC 90 BPM, PA 110X70 mmHg, FR 32 IRPM e Sat O2 91%. Radiografia de tórax apresenta infiltrados intersticiais peri-hilares bilaterais. LDH 780 u/L. Teste rápido reagente para HIV. O tratamento de escolha para esse quadro é:
Paciente do sexo masculino, 20 anos, tem diagnóstico de asma, com boa resposta ao uso de salbutamol quando tem crise. Última crise há 3 meses. Assintomático desde então. Quanto à gravidade do quadro desse paciente, é correto afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 23 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, é levada para atendimento na emergência com relato de náusea, vômitos, febre e disúria. Ao exame, paciente está sonolenta e desidratada, mas responde às solicitações verbais. Está orientada, desidratada e febril. PA= 90x60 mmHg, FC 113 bpm e FR 32 IRPM. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; abdômen doloroso, sem sinais de irritação peritoneal. Glicemia= 570 mg/dL, Creatinina 2,3 mg/dL Bicarbonato 14 mEq/L, pH venoso= 7,1 A conduta adequada é:
Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura a emergência com quadro de febre, agitação psicomotora, taquicardia. Ao exame apresenta bócio tireoidiano, exoftalmia. FC= 140 bpm, PA= 140x90 mmHg e Tax= 39,6 graus. Tem relato de emagrecimento e história prévia de tratamento de problema na tireoide.
A causa mais provável desse problema é:
Paciente do sexo masculino, 38 anos, com quadro de febre baixa, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos musculares, com dificuldade para abrir a boca. História de ferida infectada no pé esquerdo. Cartão vacinal desatualizado. O antibiótico de escolha para esse paciente é:
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm-se constituído em grande problema da saúde pública em muitos dos países industrializados. No Brasil foi elaborada uma Instrução Normativa que orienta o sistema previdenciário.
De acordo com essa instrução, que entidade nosológica está relacionada ao tipo de ocupação citado?
Os riscos para a saúde decorrentes da exposição a agentes físicos estão relacionados às diversas formas de energia, como pressões anormais, radiações ionizantes ou não, ruído, umidade ou vibrações.
Que tipo de exposição a agente físico está relacionado à dificuldade de percepção de cores?
Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de leucemia que afeta a linhagem mieloide do tecido hematopoiético, ocasionando uma deficiência na produção das célulasnormais com déficit na quantidade de células maduras. Atualmente são oito subtipos, classificados usando-se critérios baseados em aspectos morfológicos e citoquímicos, de M0 a M7. Existe um subtipo de LMA que tem como característica morfológica blastos indiferenciados (> 30%), diferenciação até promielócito (< 20%) e citoplasma com grânulos azurófilos e bastonetes de Auer.
O subtipo descrito é a leucemia
A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os pacientes adultos do sexo feminino, devido às condições anatômicas, que apresentam a uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus.
Quais são os três agentes bacterianos mais envolvidos nesse processo?
O acompanhamento das doenças crônicas não transmissíveis representa um desafio no campo da saúde do trabalhador, pois elas compõem um conjunto de condições crônicas relacionadas a causas múltiplas, com início gradual e prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. O curso clínico muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização que podem gerar incapacidades. Para o enfrentamento desse problema, trata-se de uma estratégia dos serviços de saúde da empresa a garantia de
Um paciente de 51 anos, mecânico há mais de dez anos, foi atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, queixando-se de pontos pretos pruriginosos nos membros superiores há cerca de quatro meses. Negou quadro semelhante anteriormente e relatou nunca ter usado luvas ou qualquer outro equipamento de proteção individual. Ao exame dermatológico, apresentava pápulas foliculares com pontos centrais enegrecidos, localizados no dorso das mãos e na face extensora das falanges, antebraços e braços, poupando a região palmar.
Qual diagnóstico do caso confirmado por biópsia cutânea?
Segundo a NR 32, o Programa de Vacinação de Trabalhadores deve ser desenvolvido
I. em todas as empresas que possuem alojamento de trabalhadores;
II. para todo trabalhador dos serviços de saúde, contemplando programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO;
III a todos os trabalhadores que executam atividades em ambientes confinados.
Está correto o que se afirma em:
Segundo o Código de Ética Médica, ditado pela Resolução CFM nº 2.217/2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019, é vedado ao médico:
A regulamentação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), com a lista de associação de excesso de risco de doenças (CID-10) relacionadas com a atividade econômica da empresa empregadora (CNAE) está presente:
Ainda segundo a lista A, do anexo II do Decreto nº 3.048/1999, que dispõe sobre os Regulamento da Previdência Social (RPS), a ulceração ou necrose do septo nasal pode ser ocasionada por: