Paciente do sexo feminino, 23 anos, procura atendimento médico com queixa de emagrecimento e surgimento nos últimos meses de exantema descamativo amarelado nas sobrancelhas e no nariz. Teste rápido reagente para HIV. O diagnóstico desse exantema é:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, é admitido na emergência com quadro de dispneia, tosse seca, febre, emagrecimento de 10 kg. Ao exame, febril, FC 90 BPM, PA 110X70 mmHg, FR 32 IRPM e Sat O2 91%. Radiografia de tórax apresenta infiltrados intersticiais peri-hilares bilaterais. LDH 780 u/L. Teste rápido reagente para HIV. O tratamento de escolha para esse quadro é:
As arboviroses urbanas podem compartilhar sinais clínicos semelhantes, o que pode dificultar a adoção do manejo clínico adequado.
Em relação às manifestações das arboviroses, é correto afirmar que:
A apresentação clínica da leptospirose pode ser dividida em duas fases a precoce e a tardia. A fase precoce é difícil de diferenciar de outras doenças virais como gripe ou dengue. É importante identificar algum sinal que diferencie essa fase precoce dasoutras infecções febris.
A alternativa que apresenta corretamente um desses sinais é:
Dentre as doenças endócrino-metabólicas temos o diabetes mellitus que, se não for bem controlado, pode causar graves complicações e até a morte do paciente.
Em uma consulta de enfermagem, se o paciente apresentar história de não seguimento da medicação e da dieta alimentar própria para diabetes, hálito cetônico, desidratação, vômito, cetonúria e glicemia capilar > 250 mg/DL, a conduta a se adotar é:
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum.
No tratamento da Sífilis recente (primária, secundária e latente recente), com menos de um ano de evolução utiliza-se:
Algumas doenças requerem medidas de precaução específicas que são baseadas na forma de transmissão do microrganismo.
As doenças cuja precaução está relacionada ao contágio por gotículas e aerossóis, respectivamente, são:
Corresponde a uma doença parasitária com curso clínico bifásico (fase aguda e crônica):
A varicela é uma infecção viral primaria, aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de exantema de aspecto maculo-papular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em três a quatro dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A biossegurança para casos de varicela é de extrema importância para minimizar sua proliferação. Para tanto, é necessário conhecer modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade entre outros detalhes da patologia. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que:
A Pelagra é causada pela deficiência de:
A Clamydia trachomatis (sorotipos D-K) causa principalmente:
Considera-se síndrome clínica da sífilis congênita tardia quando a mesma surge:
São sinais alarmantes da Dengue, EXCETO:
Um indivíduo que reside em área com esgoto a céu aberto inicia quadro de febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais e sintomas são sugestivos da doença/modo de transmissão:
Para que um programa de rastreamento de doença seja efetivo, o Ministério da Saúde destaca como aspectos importantes, dentre outros,