Considerando–se o gênero jornalístico informativo, segundo Marques de Melo, selecione a alternativa correta que apresenta apenas exemplos característicos do mesmo.
O texto jornalístico pode ser estruturado de formas distintas. Sobre tais formas de estruturação, numere a coluna da
direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Em relação à edição e pós-produção para televisão, considere as seguintes afirmativas:
1- As sonoras devem ser pouco opinativas.
2- Nem sempre a passagem de um repórter é necessária em uma edição.
3- A edição precisa de equilíbrio: off longo seguido de sonora curta ou off curto seguido de sonora longa podem
quebrar o ritmo da reportagem.
4- O editor sempre deve repetir as informações do off e das sonoras para reforçar os dados.
Assinale a alternativa correta.
Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia. Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos princípios referentes à Comunicação Social, estabelecidos pela Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Embora não existam receitas definitivas, o bom lead é aquele que faz o leitor continuar a ler e, por isso, é correto
Sobre as características e usos do release, analise as afirmativas a seguir. I.O release deve ter um autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto. II.O release proveniente de anunciante deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação. III.O release apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato que aumentem suas chances de veiculação. Assinale:
o plano de marketing é a programação de varias atividades destinadas a criar um mercado e precisa ser preparado sistematicamente.
Assinale a alternativa que contem algumas de suas fases organizadas de modo cronologicamente correto.
Observe os tipos de eventos listados a seguir. 1.Mostra 2.Congresso 3.Feira 4.Conferencia 5.Convenção Relacione cada tipo de evento as suas respectivas características. ( ) é promovido por uma empresa ou entidade politica, onde havers exposição de assuntos por \ferias pessoas, com apresenta de um coordenador. ( ) amplo, fixo, que envolve a aquisição de stands e tem como objetivo a venda. ( ) construído com base na exposição de um assunto especifico por parte de alguém reconhecidamente competente. ( ) pequeno, circulante, não envolve a venda, pois visa apenas divulgar. ( ) de grande porte, promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar determinados temas, cujas conclusões poderão ser encaminhadas as autoridades como posição de classe. Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
Assessoria de Imprensa. Foi o jornalista americano
chamado ________________________ quem em 1906,
inventou essa atividade especializada. Ele abandonou o
jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de
assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque.
Ele o fez para prestar serviço ao mais impopular homem
de negócios dos Estados Unidos: John Rockefeller.
Acusado de aspirar ao monopólio, de mover luta sem
quartel às pequenas e médias empresas, de combater
sem olhar a meios, numa palavra, de ser feroz, impiedoso
e sanguinário.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
do texto acima.
Para que o release de um assessor de imprensa encaminhado a uma redação de jornal ou televisão, por exemplo, não seja descartado, que principais características deve ter?
As notíciàs de jornal e as de televisão apresentam semelhanças e diferenças em sua estrutura. Em comparação com a notícia de jornal, a de televisão é muito mais coerentemente organizada e coesa. Essa diferença está associada ao fato de a televisão estar disposta e apresentada no tempo, enquanto a edição está apenas estabelecida no espaço. Com base nessa informação, pode se concluir que:
I. O jornal, sendo organizado no espaço, pode publicar muito mais "estórias", matérias e textos do que a maior parte dos leitores pretende ler; o leitor percorre os olhos sobre as manchetes e escolhe o que ler de acordo com os seus interesses e disponibilidades.
II. Com o noticiário televisivo, acontece precisamente o oposto. Sendo organizado no tempo, as notícias têm que ser selecionadas e organizadas de modo a serem vistas integralmente pelo espectador. Enquanto o conteúdo do jornal constitui um agregado diverso, numeroso e, por vezes, incompleto, os elementos do noticiário televisivo formam tipicamente um todo unificado.
O Código de Ética dos jornalistas foi aprovado no
Congresso Nacional de Jornalistas em 1985, no Rio de
Janeiro. Considerando suas atualizações, Capítulo V –
Da aplicação do Código de Ética e disposições finais,
o artigo 16, Compete à Comissão Nacional de Ética,
dentre outros:
I. Julgar, em segunda e última instância, os recursos
contra decisões de competência das comissões de ética
dos sindicatos.
II. Tomar iniciativa referente a questões de âmbito nacional
que firam a ética jornalística.
III. Fazer denúncias públicas sobre casos de desrespeito
aos princípios deste Código.
IV. Receber representação de competência da primeira
instância quando ali houver incompatibilidade ou
impedimento legal e em casos especiais definidos no
Regimento Interno.
Estão corretas as afirmativas:
O Código de Ética dos jornalistas foi aprovado no
Congresso Nacional de Jornalistas em 1985, no Rio
de Janeiro. Considerando suas atualizações, Capítulo
II – Da conduta profissional do jornalista, o artigo 6°, "É
dever do jornalista:", entre outros:
I. Opor–se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem
como defender os princípios expressos na Declaração
Universal dos Direitos Humanos;
II. Divulgar os fatos e as informações de interesse público;
III. Lutar pela liberdade de pensamento e de expressão;
IV. Defender o livre exercício da profissão;
V. Valorizar, honrar e dignificar a profissão;
VI. Colocar em risco a integridade das fontes e dos
profissionais com quem trabalha;
VII. Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em
especial quando exercidas com o objetivo de controlar a
informação;
VIII. Respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra
e à imagem do cidadão
Estão corretas as afirmativas:
Para Luiz Beltrão (1969., os textos produzidos pela imprensa no Brasil podem ser separados em três categorias principais. Selecione a alternativa que apresenta estas categorias de jornalismo.