Considere as afirmativas a seguir:
1- McLuhan previu a interação do homem através de sistemas eletrônicos, a chamada “aldeia global".
2- O conceito de massa se refere a um número indefinido de indivíduos, sem nenhum fator de identidade entre si,
típico das sociedades urbanas.
3- A tecnologia é uma das características principais da cultura popular.
4- Para os funcionalistas, a mídia é mero reflexo do que as massas querem.
Assinale a alternativa correta.
Com o desenvolvimento da comunicação enquanto objeto de
estudo, buscou-se uma definição mais formal de comunicação de
massa, baseada em características dos meios de comunicação e
que pudessem atender a um modelo abstrato com as
características listadas a seguir, à exceção de um a. Assinale-a.
O conceito de indústria cultural, apresentado por Adorno e Horkheimer, propõe que o receptor consome os produtos da cultura de massa de modo
O tipo de entrevista jornalística cuja técnica é a busca aleatória de diversas fontes para tratarem do mesmo tema e, às vezes, para dar unidade à entrevista, responderem à mesma pergunta, é denominado
Sobre as definições de notícia e reportagem, analise as afirmativas a seguir. I.Notícias sempre motivam reportagens e toda reportagem decorre de uma notícia. II.A intensidade, profundidade e autonomia do jornalista no processo de construção da matéria são, por definição, maiores na notícia do que na reportagem. III.Na prática, a diferença entre reportagem e notícia começa pela pauta, sendo que as pautas de reportagens tendem a ser mais completas que as das notícias. Assinale:
Em termos de gerenciamento de crises, os principais manuais indicam a importância de se eleger um porta-voz que tratará diretamente com os repórteres. As alternativas a seguir apresentam condições indicadas para esse profissional, à exceção de um a. Assinale-a.
Em Propaganda Institucional — Usos e funções do propaganda em relações publicas, J.B. Pinho elenca cinco áreas funcionais da propaganda em relações publicas, a saber: 1.Funções protetora 2.Funções de identidade 3.Funções institucional 4.Funções de serviço publico 5.Funções de estimulo a ação Relacione cada uma das funções as respectivas características serve para construir o reconhecimento básico e a consciência da personalidade da empresa perante os seus pálicos dedica-se informar e prestar esclarecimentos sobre assuntos de utilidade publica visa defender a empresa em situações controversas em que haja antagonismos com concorrentes ou outras instituições busca mobilizar a opinião publica no sentido de promover aves que gerem mudanças concretas em setores que atinjam a empresa e seus públicos destina-se a promover a aceitação da empresa como instituição publica Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) permite transmitir, simultaneamente em um mesmo canal, alem da programação destinada a receptores moveis, uma programação em alta definição ou ate quatro programações em definição standard. Essa possibilidade é conhecida como
O Código de Ética dos jornalistas foi aprovado no Congresso Nacional de Jornalistas em 1985, no Rio de Janeiro. Considerando suas atualizações, Capítulo III – Da responsabilidade profissional do jornalista, o artigo 8°, "O jornalista..." está corretamente complementado pela alternativa:
O Código de Ética dos jornalistas foi aprovado no Congresso Nacional de Jornalistas em 1985, no Rio de Janeiro. Considerando suas atualizações, Capítulo III – Da responsabilidade profissional do jornalista, o artigo 11, "O jornalista não pode divulgar informações:" I. visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica; II. de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes; III. obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração. Estão corretas as afirmativas:
Para o registro especial de provisionado, é necessana a apresentação de prova de nacionalidade brasileira; prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal; declaração, fornecida pela empresa jornalística ou que a ela seja equiparada, da quál conste a função a ser exercida e o salário correspondente; diploma de curso de nível superior ou certificado de ensino de 2Q grau fornecido por estabelecimento de ensino reconhecido na forma da lei, para determinadas funções. Quais?
A história está cheia de exemplos sobre a força que uma entrevista tem em certas circunstâncias. A entrevista de Getúlio Vargas a Samuel Wainer na estância gaúcha do ex presidente, publicada por O Jornal, do Rio de Janeiro, em 1949, abriu caminho para a volta do ditador ao poder. A entrevista de Pedro Collor provocou o impeachment de Fernando Collor e o desbaratamento do Esquema Pc. As entrevistas em of! conseguidas por Carl Bernstein e Bob Woodward, no caso Watergate, levaram à renúncia do homem mais poderoso do mundo, o presidente dos EUA Richard Nixon. Costuma-se datar o início da revolução sexual feminina, no Brasil, a partir da entrevista que Leila Diniz deu ao Pasquim, em 1969, ao chegar dos EUA.
Constrangimentos entre entrevistador e entrevistado fazem parte da atividade da imprensa. Geralmente os homens públicos, que têm mais experiência no contato com a mídia, não se surpreendem. Nilson Lage dá um determinado nome ao tipo de entrevista em que o repórter assume o papel de inquisidor, despejando cusações sobre o entrevistado e contra-argumentando, eventualmente com veemência, com base em algum dossiê ou conjunto acusatório. O repórter atua, então, como promotor em um julgamento informal. A tática é comum em jornalismo panfletário, quando se pretende 'ouvir o outro lado' sem lhe dar, na verdade, condições razoáveis de expor seus pontos de vista. O autor reconhece que muitas vezes tal estratégia pode se transformar num espetáculo de constrangimento, principalmente quando transmitida ao vivo, no rádio ou na televisão. Como Nilson Lage define esse tipo de entrevista?
A parte escrita é muito importante num projeto gráfico e saber utilizar de forma correta os tipos ou fontes é fundamental na composição e diagramação de um texto.
Detalhes como contraste e alinhamento também interferem na legibilidade do texto. Leia as afirmativas a seguir.
I. Fontes com serifa facilitam a leitura, mas na tela do computador as serifas podem atrapalhar, pois ficam serrilhadas nos pixels.
II. Fonte sem serifa é ideal para títulos, frases em cartazes e outdoors, e textos de leitura rápida, como na web. São exemplos dessas fontes: Garamond, Humanistic, Aldine.
III. O alinhamento à esquerda facilita a leitura.
IV. Deve-se ter cuidado com o contraste que forma a-cor com o fundo: amarelo sobre branco tem uma leitura difícil, branco sobre preto em texto longo cansa a leitura.
Quantas são verdadeiras?
Com relação ao pensamento teórico sobre o jornalismo, é correto afirmar:
Sobre as características da objetividade jornalística, leia o
fragmento a seguir.
"Uma característica principal é a adoção de uma posição de
e neutralidade em relação ao objeto das reportagens. Em
segundo lugar, há um esforço para o partidarismo (...). Em
terceiro lugar, a objetividade requer apego estrito à (aos) e
outros critérios de verdade (tais como _____ e abrangência).
Também pressupõe uma falta de segundas intenções ou serviços
a terceiros".
(MCQuail, 2013:190)
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as
lacunas do fragmento acima.