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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Apesar de o rádio, a televisão e a internet terem ampliado suas atuações na sociedade, os jornais impressos ainda mantêm, com orgulho, duas iniciativas que tradicionalmente são seus pilares: o furo e a edição extra.

A “usabilidade” é um conceito fundamental nas plataformas de jornalismo digital.

Em uma pauta, no caso de continuação de um assunto, não é preciso a indicação do que já foi feito.

A rapidez é um valor no jornalismo digital, visto que uma editoria digital está sempre em fechamento o dia inteiro, sempre reconstruindo manchetes, trocando fotos, atualizando o site.

O surgimento da internet, com a disseminação de sites, blogs e espaços de discussão, foi um grande aliado da divulgação da ciência.

Segundo Buitoni (2011), "o jornalismo na web não tem explorado as potencialidades da fotografia [...]. Na prática, as imagens comparecem com uma função identificatória, operando apenas no sentido de reconhecimento de uma celebridade, no reconhecimento de um acidente, uma tragédia, um encontro político”. Os problemas elencados por Buitoni (2011) têm acontecido por falta de opções de produção e pela existência de precários recursos técnicos na edição.

José Francisco Karam (1997), em "Ética, Jornalismo e Liberdade", aborda um vasto campo de identificações de crise ética no jornalismo, e, segundo ele, a crise está presente tanto na constituição de monopólios e oligopólios quanto na conduta individual do jornalista, visto que essa crise se concretizaria “no fascínio pelo poder, no impedimento do direito de resposta, na ausência de pluralidade das fontes, nos baixos salários pagos aos jornalistas”, dentre outros. Todos os elementos elencados pelo autor não serviriam para a produção da notícia no ambiente digital, já que com a liberação do polo emissor e a constituição de redes privadas e individuais de informação novos procedimentos e condutas foram produzidos e se aplicariam estritamente ao virtual, em detrimento do impresso.

Os responsáveis por perfis jornalísticos em redes sociais postam conteúdos relacionados à produção noticiosa dos demais canais da organização. Também existe a postagem de conteúdo de origem externa, desde que se verifique a veracidade da informação, evitando armadilhas. Quando um destes conteúdos externos passa por tais crivos e é compartilhado, é também necessário

O objetivo das diretrizes é permitir que os jornalistas, mesmo assumindo riscos, ajam sempre em conformidade com os princípios que garantam à BBC reputação internacional por sua objetividade, imparcialidade e honestidade na abordagem dos fatos.


[...] A exatidão é obrigatória nos programas da BBC. Por isso, é necessário conferir os fatos mais de uma vez, de várias maneiras. Quando preciso não deixe de pedir orientação. A exatidão não se limita à apuração dos fatos corretos.


É também essencial ponderar todas as informações relevantes para o assunto abordado. (BBC Brasil: Princípios Editoriais. Versão consolidada em português brasileiro, p 2 e 3)


Seguindo estes princípios apresentados pela BBC internacionalmente, e difundidos no Brasil, as informações oriundas de agências de notícias

Por motivos históricos, o assim chamado jornalismo cultural − que trata do cinema, da música, dos discos, dos espetáculos teatrais, de show, de artes plásticas etc. − e as necessidades de marketing da indústria do entretenimento acabaram se embolando. O que não parece incomodar nem público nem os jornalistas. Assim, os imperativos éticos que exigem do jornalista independência e condenam o conflito de interesse, imperativos que são observados quando o assunto é política ou economia, são ignorados nos cadernos culturais, ou naquilo que se veicula em revistas, rádio e televisão sobre artes e espetáculos.


A partir do trecho acima, retirado de A imprensa e o dever da liberdade (São Paulo: Contexto, 2012, p. 29), de Eugênio Bucci, do ponto de vista da ética profissional é correto afirmar que

A redação de um bom texto de notícia deve apresentar os seguintes elementos, considerados essenciais:

Possuir fontes fidedignas é fundamental para todo jornalista. Muitas vezes elas garantem ótimas reportagens. Para que esse relacionamento seja marcado pelo sucesso o repórter deve

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) em seu Manual de assessoria de comunicação aponta alguns cuidados necessários para a preparação de entrevistas coletivas:



I. A assessoria deve escolher bem o local onde será realizada a entrevista, além de antecipar, de forma geral, o assunto que vai ser tratado na coletiva.


II. Procure realizar as coletivas no final do dia, pois facilita a agenda do jornalista.


III. Por questão de tempo, os profissionais de rádio e TV podem pedir para gravar logo a entrevista. Atenda ao pedido, mesmo que o pessoal de jornal proteste.


IV. O entrevistado deverá ser pontual.


Está correto o que se afirma APENAS em

Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horá- rios de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens

que se seguem.

A ampliação das atividades do jornalista de assessoria de

imprensa no âmbito da comunicação organizacional envolve as

áreas de relações públicas, marketing institucional e

publicidade, com diferentes funções, incluindo–se a do

planejamento comunicacional; entretanto as funções de

relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases,

sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo

atividades exclusivas de jornalistas habilitados.

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