Em seu livro Comunicação e Jornalismo: a saga dos cães perdidos, Ciro Marcondes Filho divide a história do jornalismo em quatro fases, a saber: 1.Primeiro Jornalismo - de 1789 a 1830 2.Segundo Jornalismo - de 1830 a ± 1900 3.Terceiro Jornalismo - de ± 1900 a ± 1960 4.Quarto Jornalismo - de ± 1970 a atualidade Correlacione cada um dos momentos a suas respectivas características ( ) Grupos monopolistas dominam a imprensa, grandes tiragens, uso da fotografia e cresce a influencia da indústria publicitária e das relações públicas nos jornais. ( ) Jornal passa a ter que dar lucro, adota-se a composição mecânica e as rotativas, surgem as agências de informação com a Havras, impulsionadas pela invenção do telefone e do telégrafo. ( ) Toda a sociedade produz informação, crise na imprensa, alteração nas funções do jornalista motivadas pelas redes e sistemas de informação informatizados. ( ) Surgimento da estrutura de redação, jornais com economia deficitária e escritos por diversos tipos de profissionais, tais como escritores políticos e cientistas. Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
O professor Edgard Roquette Pinto é considerado por muitos autores como o "pai do rádio brasileiro". Sua contribuição começa nos anos 20 e é especialmente relevante em relação à difusão cultural e ao uso do rádio como instrumento para educação, pois foi um dos fundadores da (o )
Sobre o marketing institucional, analise as afirmativas a seguir. I.É praticado unicamente por organizações sem fins lucrativos e tem como objetivo levantar fundos para atrair novos membros ou patronos. II.Antes de se desenvolver um plano, é aconselhável se fazer uma pesquisa sobre a imagem atual da organização. III.Para alterar a imagem de qualquer organização, é preciso apenas que se invista constantemente em propaganda de imagem organizacional. Assinale:
Com relação à assessoria de imprensa, leia o fragmento a seguir. "Nas assessorias de imprensa, públicas ou privadas, a preocupação que move os profissionais é, em última instância, a conquista de uma imagem ______ da instituição perante a (o) . A competitividade crescente no mundo dos negócios levou à _____ dos profissionais que atuam na área. A informação passou a ser _____ na sociedade contemporânea". Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Sobre comunicação empresarial integrada, leia o fragmento a seguir. "A comunicação integrada permite que se estabeleça uma política global e ______ de comunicação com os diversos públicos, por meio da utilização de uma linguagem comum que permita um comportamento homogêneo, além de ______ a sobreposição de tarefas. Por meio da comunicação integrada, os diversos setores trabalham de form a conjunta, considerando os objetivos e _____ da organização e ao mesmo tempo respeitando os objetivos de cada um dos públicos envolvidos" (ANGELONI, 2010:63) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
A Teoria Empírica de Campo ou Teoria dos Efeitos Limitados . baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Em outras palavras, a mídia é apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, uma vez que é apenas parte desta. Com base nessa afirmação, leia as afirmativas sobre essa teoria:
I. A abordagem Empírica de Campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo.
II. Enfatiza a influência indireta que a mídia exerce sobre o público tal como faria qualquer outra força social (igreja, família, partido político etc).
III. O alcance das mensagens midiáticas depende do contexto social em que estão inseridas, ficando sujeitos aos demais processos comunicativos que se encontram presentes na vida social. Nesse caso, os filtros individuais pelos quais as mensagens passam seriam de origem muito mais social do que psicológica.
IV. Recebeu esse nome como resposta à Teoria dos Efeitos Ilimitados de Lasswell.
É correto o que se afirma em:
"Um princípio comum no jornalismo é o da objetividade, que prega que o texto deve ser orientado pelas informações bjetivas, ão subjetivas". A partir dessa afirmação e nesse contexto, não é correto afirmar que:
É o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens etc) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. A sua elaboração é fase fundamental para o lançamento de publicações periódicas. Tal definição encerra o conceito de:
A expressão "agenda setting", cunhada pelos autores McCombs e Shaw, foi tratada como hipótese, inicialmente, para descrever um fenômeno estudado no contexto das campanhas eleitorais. Ampliada para o contexto geral da mídia, ela tem como ideia central o fato de que os meios de comunicação de massa
Com relação à opinião pública, Elisabeth Noelle-Neuman sustenta alguns pressupostos: 1.A sociedade ameaça com o isolamento os indivíduos com opiniões diferentes da maioria; 2.Os indivíduos, por temerem esse isolamento, tendem a avaliar continuamente o clima de opinião; 3.Os resultados dessa avaliação influenciam a expressão pública das opiniões, que quando divergentes da maioria, tendem a ser ocultadas. Essas observações permitiram que a autora elaborasse a
Em Técnicas de Codificação em Jornalismo, Mário Erbolato, classifica as notícias em quatro grupos: 1.Quanto aos elementos que as compõem; 2.Quanto à ocorrência em si; 3.Quanto à oportunidade de publicação; 4.Quanto ao local de ocorrência. Relacione cada um dos grupos às respectivas subdivisões ( ) previsíveis, imprevisíveis e mistas ( ) internacionais, nacionais e locais ( ) sintéticas e analíticas ( ) competitivas e features Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
O termo infografia é corretamente definido nas afirmativas a seguir, à exceção de um a. Assinale-a.
A imagem é parte da natureza da televisão, mas na TV o texto noticioso também tem lugar garantido, pois
Sobre a comunicação no gerenciamento de crises, analise as afirmativas a seguir. I.Se a organização estiver preparada, souber gerenciar a crise com eficácia e tiver respeito pelos diferentes públicos poderá até sair fortalecida de uma crise. II.A gestão da crise de imagem deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que evitará que as ações da empresa sejam divulgadas para os funcionários que tem contato direto com o público. III.As crises podem gerar uma devastação tangível, como a perda de credibilidade e danos de reputação para uma empresa ou intangível, com mortes e prejuízos financeiros. Assinale:
O Código de Ética dos jornalistas foi aprovado no Congresso Nacional de Jornalistas em 1985, no Rio de Janeiro. Considerando suas atualizações, Capítulo I — Do direito à informação, o artigo 2°, "IV –A prestação de informações pelas organizações..." está corretamente complementado pela alternativa: