Analise as afirmativas sobre a estrutura da notícia e os critérios de seleção (noticiabilidade) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O processo de seleção das notícias pode ser comparado a um funil dentro do qual se colocam inúmeros dados de que apenas um número restrito consegue ser filtrado.
( ) A seleção de notícias é um processo relativamente simples e que se resolve em pouco tempo.
( ) A agenda de serviço (pauta) é um documento-chave em cada redação. É aí que se registram os acontecimentos programados que merecem ser cobertos devido à sua indubitável relevância pública.
( ) Os valores-notícia derivam-se de pressupostos implícitos ou de considerações relativas ao seu conteúdo, à disponibilidade do material, aos critérios relativos ao produto informativo, ao público e à concorrência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a relação entre ética e o trabalho dos jornalistas, é INCORRETO afirmar que
Considerando a comunicação no processo de mobilização social, é INCORRETO afirmar que
Uma ação judicial e notícias nada animadoras na imprensa podem gerar uma crise em uma grande instituição. Qual a melhor forma de o assessor de imprensa administrar essa situação diante da opinião pública?
Adorno e Horkheimer, em A indústria cultural, afirmam que:
Sobre redação jornalística básica, considere as seguintes afirmativas:
1- Dificilmente os textos noticiosos justificam a inclusão de palavras ou expressões de valor absoluto ou muito
enfático.
2- A simplicidade é condição essencial do texto jornalístico.
3- As gírias devem ser usadas sempre que possível, para facilitar o entendimento do texto.
4- O texto jornalístico deve informar as fontes da informação sempre que possível.
Assinale a alternativa correta.
O pesquisador José Marques de Melo (2003) propôs uma classificação do jornalismo opinativo tendo como base um
levantamento dos estudos realizados na Europa, Estados Unidos e América Latina. Ele considerou também
publicações precedentes no Brasil. Numere a coluna da direita, com algumas dessas categorias de jornalismo
opinativo sugeridas pelo autor, de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Com a popularização da tecnologia, qualquer pessoa pode divulgar uma informação por conta própria para qualquer
pessoa interessada em acessar, a qual, por sua vez, pode repassar a informação em um processo de expansão de
alcance proporcional ao interesse que a mensagem é capaz de despertar. Sobre o processo de fluxo de informação na
internet, é correto afirmar:
Leia o trecho a seguir A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, fo i a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios , cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA, 2007:125) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia. Entre eles, estão
Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.
O texto radiofônico possui algumas particularidades inerentes ao meio de comunicação sonoro. Segundo os principais manuais, o redator de um texto para rádio deve
Sobre os veículos impressos de jornalismo empresarial, analise as definições a seguir. I.Privilegia a informação imediata na forma de notícias ou notas curtas, circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade de comunicação com os empregados. II.Circula em intervalos maiores e tem produção sofisticada, com maior número de páginas e variedade de gêneros, usa-se com frequência para comunicação com clientes e públicos externos III.Tem um tema específico, conteúdo especializado e se destina a um público determinado. Usa-se, por exemplo, para especificar uma linha de produtos para os clientes ou para difundir uma análise econômica do setor onde a empresa atua. Essas definições referem-se respectivamente a
Avalie os itens a seguir, relacionados à produção da notícia em telejornalismo, e assinale a opção incorreta.
As zonas de visualização são áreas do layaut que exercem uma atração natural sobre o leitor. Essas áreas estão condicionadas ao processo de percepção do receptor que direciona o olhar de acordo com um conceito pré estabelecido por seus hábitos culturais, como por exemplo, a escrita ocidental. As Zonas de visualização são: