Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1290 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata–se de um texto, cuja essência é a informação."

Sobre o papel social da comunicação, considere as seguintes afirmativas: 1- As relações sociais são a base da estruturação do processo de comunicação, porque influenciam os significados das mensagens.
2- Comunicação é um processo.
3- A comunicação existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade.
4- Se os códigos de comunicação forem bem escolhidos, as mensagens são percebidas da forma como o emissor pretende.
Assinale a alternativa correta.

Considere as afirmativas a seguir com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, de 2007: 1- As assessorias de imprensa não estão submetidas ao dever de amplo contraditório.
2- Assessores de imprensa não podem trabalhar em jornais que cubram seus assessorados.
3- Não sendo responsáveis pelas informações que os veículos publicam, assessorias não estão obrigadas ao dever de retificação.
Assinale a alternativa correta.

“A informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; e que para isso a informação sofre tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo”. A definição de notícia acima é de Ciro Marcondes Filho, O Capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza (1998, p. 19) e remete à impossibilidade de uma notícia...

As redes sociais tornaram-se o ambiente propício para os interlocutores deste século comunicarem-se com seus pares. Dentre as diversas ferramentas disponíveis atualmente, uma delas se destaca por ser a rede social que melhor utiliza a possibilidade de postagens de scraps, ideal para informação breve e concisa. Essa rede social é denominada:

O jornalismo científico pode ser desenvolvido de várias maneiras: editoriais, reportagens e entrevistas. Entretanto, a difusão desse conhecimento precisa ser feita com critérios bem determinados. O artigo Jornalismo Científico: Tarefa para jornalistas ou cientistas?, de Ronaldo Santa’Anna, aponta alguns critérios, EXCETO:

Você atua na assessoria de comunicação e precisa exportar um folder a ser enviado à gráfica para impressão. O programa de edição utilizado é o Corel Draw X5 e é preciso escolher um formato de arquivo universal que preserve as fontes, as imagens e layout do documento, qual seria?

O jornalismo veicula três categorias específicas de opinião: a do editor, a do

jornalista e a do leitor, que, juntas, irão oferecer à comunidade a manifestação

corporativa do discutido fenômeno social da opinião pública. Relacione cada uma

das três categorias de acordo com a sua descrição correta.

A seqüência correta é:

Você trabalha em uma Rádio Web e o seu editor-chefe lhe passou duas pautas a serem desenvolvidas durante o dia. Boas entrevistas são as que revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opiniões. É papel do repórter nas entrevistas, EXCETO:

A comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. O composto de comunicação organizacional é a junção da ...

Diariamente, jornalistas são bombardeados com informações sobre ações empresariais. Mas a maioria desses documentos preparados para a mídia, os press releases, não atinge o alvo e vai parar no lixo — eletrônico ou real. (Extraído de http://revistapegn.globo.com) São ferramentas necessárias para tornar o press release eficiente, EXCETO:

Erison, Baranek e Chan – citação em Gêneros Jornalísticos: Teoria e Práxis (2005, p.41/42) – sistematizam três competências como os saberes principais da atividade jornalística, quais são esses saberes?

O texto jornalístico segue normas universais. Em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser conciso, claro, direto, preciso, simples e objetivo. No rádio a mensagem é instantânea e precisa ser compreendida pelo ouvinte assim que é lida. As seguintes alternativas trazem recomendações para a redação de texto no rádio, EXCETO:

A empresa britânica EasyGroup, responsável pela linha aérea EasyJet Airline Company Limited, conseguiu provar que não é necessário criar uma tipografia própria para ter uma identidade visual única. A família tipográfica usada pela easyJet é a Cooper Black. Projetada em 1920 por Oswald Bruce Cooper, ele conseguiu algo espetacular: uma fonte com serifa que parece sem serifa. Segundo o escritor Simon Garfield “A tipografia da lateral de aviões raramente havia sugerido qualquer ideia de diversão antes de a easyJet experimentar esse conceito, e o logotipo da empresa se tornou tão forte que ninguém conseguiu imitá-lo com sucesso”. (Adaptado de http://design.blog.br/design-grafico) Diante do exposto, podemos afirmar que uma boa tipografia pode fazer a diferença, desde que ela esteja bem utilizada no processo de...

Sinalize qual a denominação correta dada ao veículo de comunicação de uma empresa ou entidade, geralmente confeccionado para divulgar os fatos e as realizações dessa empresa ou entidade de forma interna ou externa, e que pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282