A implantação do projeto político centralizador do Estado
imperial brasileiro, defendido pelo bloco de poder a que
se refere o texto acima, estendeu-se por mais de uma dé-
cada. O auge desse processo costuma ser identificado
com a ascensão ao ministério do grupo do Partido Conservador
liderado pela “Trindade Saquarema”, em fins da
década de 1840
Uma das medidas centralizadoras desse ministério foi a
Analise o depoimento do general Osvaldo Cordeiro de
Farias, que foi ministro do Governo Castelo Branco,
acerca das causas do golpe civil-militar de 1964
Havia uma mentalidade revolucionária! Jango, nos
últimos dias de seu governo, fez tudo o que era
preciso para levantar o Exército contra ele, com as
atitudes que tomou. Em primeiro lugar, a rebeldia
dos marinheiros. Oficiais da Marinha, naquele dia,
procuraram-me em prantos, chocados com a subversão
hierárquica. Em seguida, o Comício da Central
e a reunião de Jango com os sargentos, no Automóvel
Clube. [...] A indignação militar era enorme!
[...] Quem fez a revolução militar não fomos nós, foi
Jango, com sua política, com suas atitudes. Não há
exagero nenhum nisso. Ele colocou o Exército num
dilema trágico: rendição à anarquia ou reação!
CAMARGO, Aspásia; GÓES, Walder de (orgs.). Meio século
de combate: diálogo com Cordeiro de Farias. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1981 Adaptado.
De acordo com a interpretação reproduzida acima, o
principal motivo da mobilização dos militares brasileiros
para destituir o presidente João Goulart em 1964 teria
sido a percepção de que a
“É quase impossível falar da África no singular, de uma só
África no Brasil: são muitas as origens, as trajetórias, as
culturas." (Mônica Lima). Sobre os princípios que norteiam
o estudo de História e Cultura da África (e também
indígena) na Educação Básica, todas as afirmativas estão
corretas. EXCETO:
As décadas fi nais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características defi nidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto
A Segunda Guerra (1939-1945) foi decisiva para a nova confi guração geopolítica mundial, assentada em bases bastante distintas das existentes até então. No que concerne ao cenário vivido pelo mundo nas décadas que se seguiram ao fi m do confl ito, em 1945, é correto afi rmar que
A crise do regime autoritário, esboçada nas eleições legislativas de 1974, estendeu-se por uma década. A distensão “lenta, gradual e segura” completou-se ao fi m do governo João Figueiredo, com a eleição
do civil Tancredo Neves. Relativamente ao processo histórico que marca essa transição e a implantação da Nova República, assinale a opção correta.
As últimas décadas do século XX assistiram àconsolidação de um longo processo histórico,basicamente – mas não exclusivamente –caracterizado pela conformação de um mercadoefetivamente mundial. A essa nova realidade,comumente chamada globalização, agregam-sevários elementos, exceto
Quanto às atividades econômicas e à distribuição territorial da população brasileira, assinale a opçãoincorreta.
Sabe no futebol, quando você está naquela pressão dos minutos de acréscimo? É assim que me sinto, disse ao G1 Efraim Zuroff, o maior caçador de nazistas do mundo, com uma risada desesperada ao telefone. Ele se referia ao pouco tempo que tem para colocar no banco dos réus alguns nazistas suspeitos e até já condenados por atos criminosos durante a Segunda Guerra Mundial. Na semana passada, Adolf Storms, um dos homens mais procurados por Zuroff, morreu na Alemanha, aos 90 anos. Infelizmente, muito infelizmente, ele morreu sem ser julgado, disse o historiador.
Sobre o Nazismo alemão do século XX, é correto afirmar:
I. No plano econômico, o governo nazista alemão estimulou o crescimento da agricultura, da indústria de base e, sobretudo, da indústria bélica, gerando diminuição do desemprego e ignorando os termos do Tratado de Versalhes.
II. O presidente na Alemanha era tradicionalmente chamado de Führer (guia, condutor) e Hitler assumiu este posto em vitória esmagadora alcançada em eleição popular, realizada em 1934, quando finalmente o nazismo venceu o socialismo na Alemanha.
III. O III Reich (Terceiro Império), muito utilizado por Hitler, é a designação que se refere a uma sequência do Sacro Império Germânico, da Idade Média, e ao Segundo Império, que se estendeu da Unificação dos Estados germânicos, em 1871, à República, em 1918.
IV. O nazismo proclamava a superioridade biológica da raça ariana (a que pertenceria o povo alemão), mas não a necessidade de dominar as raças inferiores as quais eram profundamente desprezadas, àquela época, pelo povo alemão.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Bolhas financeiras resultam de uma combinação de euforia, falta de regras, desconhecimento de muitos e esperteza de poucos. Quando estouram, produzem crises doloridas. A atual interrompeu a fase mais veloz de criação de riqueza da humanidade, que já durava seis anos.
GIULIANO, Guandalini. Revista Veja. Editora Abril. 31 dez. 2008.
A liquidação do banco de investimento americano, Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008, produziu um dos piores dias para os EUA e o capitalismo, desde o estouro da bolha da Internet, que completou 10 anos em março de 2010, e dos atentados de 11 de setembro de 2001.
O maior desafio das autoridades mundiais, hoje, é conter o terremoto que, desde então, vem abalando a economia global. Para se chegar à solução para a nova crise do sistema capitalista, é preciso refletir sobre um aspecto marcante da ordem econômica, em vigor a partir da década de 80 do século passado, e que está na raiz dessa crise. Esse aspecto se refere à(ao)
Foi a Segunda Guerra Mundial que precipitou a luta anticolonial no continente africano.
A avalanche revolucionária ganhou intensidade, sobretudo porque a França e a Inglaterra, senhoras dos principais impérios coloniais, saíram enfraquecidas da Segunda Guerra para enfrentar revoltas coloniais. Por outro lado, a derrota de Chiang Kai-sheck, na China, a capitulação francesa na Indochina (1954) e a nacionalização do Canal de Suez por Nasser, líder egípcio, também estimularam as guerras de libertação.
Nessas lutas, projetaram-se inúmeros líderes africanos que, por vezes, procuraram adaptar ideologias ocidentais às condições locais, com o objetivo de eliminar todas as formas de colonialismo na África, como, por exemplo a(o)
(...) Justamente agora que a nação alemã está em colapso, espezinhada por todo mundo, é que mais se faz necessária aquela confiança em si mesma. Essa confiança deve ser cultivada na juventude, desde a meninice. Toda a sua educação, todo o seu treinamento devem ser dirigidos no sentido de dar-lhe a convicção da sua superioridade.
Certa da sua força e da sua habilidade, a mocidade deve readquirir a fé na invencibilidade da sua nação (...).
HITLER, Adolf. Minha Luta. São Paulo: Mestre Jou, 1962, 8a edição, p. 253 - 260.
No período entre as duas Guerras Mundiais, diversos fatores acabaram por proporcionar a escalada do nazismo na Alemanha e a chegada de Adolf Hitler à Chancelaria do Reich (1933).
Lendo a primeira frase citada acima e tendo em vista a situação da Alemanha nos anos que se seguiram ao fim da 1a Grande Guerra, qual das proposições a seguir justifica, respectivamente, as expressões hitleristas está em colapso e espezinhada por todo mundo sobre a nação alemã?
Durante a segunda década do século XX, ocorreu um sério conflito em território brasileiro, envolvendo caboclos, monges e tropas militares, estaduais e federais.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o referido conflito.
Em relação ao período da Guerra Fria, leia as afirmativas abaixo:
I. No quadro internacional, a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo após 1945, numa bipolarização política, ideológica e militar que afetou o mundo contemporâneo.
II. E 1947 o presidente norte americano Harry Truman afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. Sua meta era combater o comunismo e a influência soviética.
III. O Plano Marshall, criado pela URSS, era um organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus, além de afastar da supremacia norte-americana os países sob sua influência, gerando o bloco da "Cortina de Ferro."
IV. O Muro de Berlim, construído em 1961, tornou-se o símbolo da separação da Alemanha e também da Guerra Fria e a sua derrubada, em 1989, em meio ao colapso do socialismo real, tornou-se um marco do final do período da Guerra Fria.
V. A URSS teve seu processo de mudança garantido por Mikhail Gorbatchev, que lançou, em 1985, um amplo plano de transformações, sintetizado na política da Perestroika e da Glasnost.
Assinale a alternativa correta:
Quem, no tempo de Péricles, era considerado cidadão na sociedade ateniense?