Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2607 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Imagem 003.jpg

É correto afirmar que, hoje, interpretar o passado de forma científica é

Imagem 006.jpg

As palavras do rei, citadas acima, revelam ao historiador que, naquele momento, havia

Leia, atentamente, o texto:
A disponibilidade de capitais decorrente do sucesso obtido com a indústria têxtil do algodão, permitiu à Inglaterra o reinvestimento em ferrovias em várias partes do globo. Essas, por sua vez, baixaram sensivelmente os custos com os transportes, o que acabou refetindo no preço fnal das mercadorias.
Tendo por referência o trecho acima, analise a Falsidade (F) ou a veracidade (V) das proposições abaixo:
( ) O resultado fnal para o consumidor foi a ocorrência de preços mais accessíveis para os produtos, permitindo-lhe o acesso a itens que o seu poder de compra antes não alcançava.

( ) A disseminação do consumo do café em escala mundial está associada à implementação de ferrovias em países como Brasil e Colômbia.

( ) Artigos de luxo como prataria, louças, pianos ficaram ao alcance da classe trabalhadora que pode adquiri-los fazendo uso de fnanciamento.

( ) O uso da navegação a vapor é contemporâneo à expansão das ferrovias e, de forma contrária, não atuou no encurtamento de distâncias entre os mercados com o consequentemente barateamento das mercadorias.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:

O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente o dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a “linha dura” providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição.

Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre este AI, assinale o que está INCORRETO:

A República Brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado:

A década de 20 do século XIX viveu sob o signo da reação antiliberal, após as guerras napoleônicas. Esse contexto internacional marcou, sobremaneira, a construção do Estado brasileiro.
Que aspecto da Constituição de 1824 reforçava diretrizes autoritárias em voga?

Grande parte dos Estados Modernos europeus tem sua origem vinculada a conflitos militares.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre um Estado Moderno e o confronto bélico a que está diretamente vinculada sua origem histórica?

Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação [passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge do chamado reprodutivismo educacional, baseado, por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’ públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura de dominação social, e, por outra parte, na sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron [...], para os quais o sistema de ensino, empregando a violência simbólica, contribui ideologicamente para a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado. O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima, começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970 Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa concepção teórica argumentavam que a

Está cada vez mais claro que as origens da revolução industrial da Grã-Bretanha não podem ser estudadas exclusivamente em termos de história britânica. A árvore de expansão capitalista moderna cresceu numa determinada região da Europa, mas suas raí- zes tiraram seu alimento de uma área de intercâmbio e acumulação primitiva muito mais ampla, que incluía tanto as colônias de além-mar, ligadas por vínculos formais, quanto as “economias dependentes” da Europa Oriental, formalmente autônomas.
HOBSBAWM, Eric J. As origens da revolução industrial. São Paulo: Global, 1979, passim. Adaptado. De acordo com essa clássica interpretação das causas da Revolução Industrial inglesa, a acumulação primitiva de capitais constituiu fator fundamental e imprescindível da transição do feudalismo ao capitalismo.
Nesse sentido, a burguesia inglesa foi amplamente beneficiada pelo comércio de diversos produtos durante a Época Moderna, entre os quais NÃO se inclui o

Durante os mais de trezentos anos de colonização, a América Portuguesa passou por diversas alterações em sua estrutura político-administrativa.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre o evento e a sua causa direta?

A difusão de regimes de inspiração fascista na Europa, na década de 1930, é considerada uma das consequências da crise de 1929, dentre outros motivos, porque a

A Constituição Federal de 1988 define, em seu artigo 216,

o que é o patrimônio cultural, assim se expressando:

“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de

natureza material e imaterial, tomados individualmente

ou em conjunto, portadores de referência à identidade,

à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da

sociedade brasileira..."

Ao analisar a relação existente entre o ensino de história, a

preservação da memória coletiva e o patrimônio históricocultural

é CORRETO inferir que:

Muammar Gaddafi é considerado um dos piores ditadores

do mundo. Ele não hesitou em usar as Forças Armadas

em repressão aos protestos iniciados em fevereiro de

2011.Em relação ao ditador descrito anteriormente,

assinale a alternativa correta.

Os processos de descolonização ocorridos na África e na Ásia, no pós-1945, foram acompanhados por articulações internacionais que obtiveram a adesão de países de outros continentes e resultaram na criação do Movimento de Não Alinhados (MNA) em 1961
Quem foi o anfitrião da Primeira Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Não Alinhados?


A charge remete a uma família de bárbaros Vikings, povo

originário da Escandinávia que se espalhou pela Europa

e Atlântico Norte entre os séculos VIII e XI.

Uma das características das invasões vikings no ocidente,

que está presente na charge de forma metafórica, era a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282