Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2607 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Após a restauração patrocinada pelo Congresso de Viena, eclodiu, a partir de 1820, uma série de movimentos que se relacionam com o(a):

O período do Entre Guerras (1919-1939) foi marcado por crises econômicas. Assinale a alternativa que melhor espelha a conjuntura desse momento.

Considerando a colonização inglesa na América do Norte e comparando o processo ocorrido nas 13 colônias, nas regiões norte e central, com a desenvolvida no sul, é correto afirmar que:

O absolutismo monárquico, regime político predominante entre os Estados modernos europeus do século XVI ao XVIII, consiste basicamente na(o):

As duas guerras mundiais do século XX, fruto das contradições do sistema capitalista, caracterizaram-se como guerras:

“A essência do estilo de Kubitschek era a improvisação. O entusiasmo, a sua principal arma, refletia uma confiança contagiante no futuro do Brasil como grande potência." (Thomas Skidmore)

O governo Juscelino adotou como estratégia o desenvolvimento de 50 anos em 5. Para atingir esse objetivo, elaborou um plano econômico denominado de:

Que movimento musical ganha destaque a nível nacional e internacional durante o governo de Juscelino Kubitschek?

Durante o século XIX na América Hispânica, fruto do processo de independência, ocorreram a desagregação do sistema colonial, a expansão do latifúndio, a hegemonia da aristocracia rural e a dependência econômica da Inglaterra, as quais vieram a produzir um fenômeno político denominado de:

Tal como ocorrido em escala mundial, o Brasil também sofreu os efeitos da Crise de 1929, que atingiu fortemente o café, sustentáculo econômico da República Velha. Relativamente ao cenário de
crise vivido pelo país nos anos 1920, ao movimento de 1930 e à Era Vargas (1930-1945), assinale a opção correta.

Bem mais que mero golpe militar, 1964 pode serentendido como a vitória do projeto de modernização do capitalismo brasileiro pela via politicamente
autoritária. Nesse sentido, pode-se dizer que o governo Castelo Branco voltou-se para o combate à infl ação e para o reequilíbrio das fi nanças públicas. No governo Médici, fatores internos e externos
possibilitaram o milagre brasileiro que, entre 1969 e 1973, permitiu ao país ostentar altíssimas taxas de crescimento econômico. Em linhas gerais, esse crescimento assentou-se, essencialmente, em dois
pilares:

Particularmente conhecida com os ataques de11 de Setembro de 2001, entre muitos outrosatos igualmente terroristas de que participou ouestimulou, a Al Qaeda pode ser defi nida como umaorganização

Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa.

O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como

A bipolarização do poder mundial – que vigorou desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o final da década de 80 – manteve o mundo em permanente tensão, embora sem provocar confrontos armados diretos entre EUA e URSS. Este período ficou conhecido como:

Uma equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriu em escavações em Tel Hazor, no norte de Israel, o fragmento de uma tábua cuneiforme que apresenta semelhanças com o conteúdo e o momento da escritura do Código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas que pregava, segundo a Bíblia, principalmente:

Sobre as razões que levaram Portugal a optar pela produção açucareira no processo de colonização do Brasil, é correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282