Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:
A História da disciplina de história no currículo
nacional é marcada por idas e vindas, avanços e
retrocessos, continuidades e descontinuidades.
Neste sentido o debate historiográfico sobre a
disciplina de História(1), e o “estado da arte” têm
elucidado momentos da História onde as
perspectivas políticas, econômicas e socioculturais
interferem na relevância do componente curricular
e nas suas intencionalidades.
Tendo em vista o exposto, História da História no
currículo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
Quando se aborda o tema “História e diversidade e
gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário
compreender que conceitos sobre
heterossexualidade, homossexualidade, entre
tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus,
precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se
promove a dignidade da pessoa humana, tal qual
está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, a partir do
momento em que a visão de nossas construções
socioculturais do presente estão ligadas a outras
tantas que já existiram no passado, continuaram e
se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a
alternativa incorreta:
A influência africana no processo de formação da
cultura afro-brasileira começou a ser delineada a
partir do tráfico negreiro, quando milhões de
africanos "deixaram" forçadamente o continente
africano e despontaram no Brasil para exercer o
trabalho compulsório.
Sobre esta temática é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser
a crítica ao modo de produção
capitalista, sua análise não se faz apenas
pelo aspecto econômico. Sua teoria
considera a economia como parte da vida
social, parte da história que é a produção
da existência humana. Falamos, assim,
sobre as classes sociais decorrentes da
divisão social do trabalho, falamos da
vida de homens e mulheres que não
apenas trabalham. Eles comem,
reproduzem-se, vivem em sociedade,
relacionam-se, constroem laços de
amizade e de colaboração e de
competição, pertencem a diferentes
grupos, têm ideologias, afetos, filiação
religiosa etc. E constroem sua história
em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à
Educação Integrada: Como se escreve a
história da educação Profissional.
Disponível em: <
https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20
ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que
estiver em desconformidade com o desdobramento
do texto:
O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâmico” (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..
(UOL, 7 mar.15. Disponível em: <http://goo.gl/zYfsfa> Adaptado)
Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região
Observe a imagem.

A imagem em destaque homenageia Tupac Amaru II, personagem emblemática da América Latina que, no contexto da colonização espanhola, no continente americano,
Por mais de 40 anos, Augusto foi o chefe indiscutível do Império
Romano (27 a. C. a 14 a. D.). Em um período de muitas incertezas, em
uma fase de aparente paz, vivida, porém, em um clima cultural em que
predominava uma espécie de saudosismo pessimista, predominavam
certas correntes fi losófi cas que, entretanto, acabaram se inclinando
ao “dogma", aceito por seus adeptos como verdades absolutas. Entre
as mencionadas correntes fi losófi cas, pode-se destacar:
Entre as teorias que procuram explicar o capitalismo, podem
se destacar duas grandes correntes, representadas por Karl Marx
(1818-1883) e Max Weber (1864-1920). Max Weber procura explicar
a origem do capitalismo como:
No que se refere à trajetória histórica dos direitos humanos e dos cidadãos, julgue os itens a seguir.
Uma consequência direta da Revolução Francesa foi a equiparação de direitos entre homens e mulheres na França e na Europa ocidental, processo que se concluiu na virada do século XVIII.
O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.
José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).
A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.
Ao estruturar-se em torno de uma liderança única e carismática, o regime ditatorial instalado no Brasil em 1964 procurou dar continuidade ao padrão populista de relação com a sociedade, consolidado por Getúlio Vargas.
O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.
José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).
A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.
Diferentemente do que aconteceu no Brasil e em outros países latino-americanos, em grande parte da Europa ocidental, a expansão dos direitos sociais ocorreu após a consolidação de um grande número de direitos civis e políticos.
Para serem considerados fontes documentais válidas em uma pesquisa histórica, os documentos devem ser
Considere:
(...) nem a generalização do sufrágio direto, nem o self-governement valerão nada sem o primado do Poder Judiciário – sem que
este poder tenha pelo Brasil todo a penetração, a segurança, a acessibilidade que o ponha a toda hora ao alcance do mais
humilde e desamparado... o sufrágio direto, sem a generalidade das garantias trazidas pelo Judiciário à liberdade civil do
cidadão, principalmente do homem-massa do interior, de nada valerá... estes desamparados e relegados continuarão entregues
aos caprichos dos mandões locais, dos senhores das aldeias e dos delegados cheios de arbítrios.
(VIANA, Francisco José de Oliveira. Populações meridionaes do Brasil, 2 ed. São Paulo: Monteiro Lobato e Cia., 1922, s/p. Apud:
FRANCO, Raquel Veras. “A Justiça do Trabalho entre dois extremos”. Disponível em: http://www.tst.jus.br/historia-da-justica-dotrabalho#_ftn15
Acesso em 20 de maio de 2015)
Oliveira Viana, ao expor suas ideias, defendia que
A expansão da Justiça do Trabalho no Brasil, após os anos 1940