Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2607 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O conhecimento histórico não se limita a apresentar o fato no tempo e no espaço acompanhado de uma série de documentos que comprovam sua existência. É preciso ligar o fato a temas e aos sujeitos que o produziam para buscar uma explicação. E para explicar e interpretar os fatos, é precisa uma análise que deve obedecer a determinados princípios. Nesse procedimento, são utilizados conceitos que organizam os fatos, tornando-os inteligíveis (Bittencourt, Circe p. 183). Sobre os conceitos relacionados à História, podemos dizer que:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, como um dos objetivos do ensino de História no ensino fundamental, "que os alunos sejam capazes de conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, como meio para construir progressivamente a noção das identidades nacional e pessoal e o sentimento de pertença ao país". Sobre o conceito de Identidade, marque a afirmativa correta.

“Entre 1964 e 1985, a história de milhares de brasileiros cruzaram os destinos e, ainda hoje, se atravessam. Do mais procurado dos perseguidos ao mais desprezível dos torturadores, do anônimo “alienado” ao agente do Estado que não atropelava a legalidade por qualquer paranoia de subversão. Em 2014, o Golpe Militar completou cinco décadas, são 50 anos de fragmentos de memórias de gente de todos os naipes, para costurar sobre um dos períodos mais sovinas da liberdade brasileira. Cada um em sua micro história e todos narrando um período que ruiu e deu na democracia que caminha em permanente metamorfose. O 31 de Março de 1964 é o marco para se contar e recontar a história de personagens que viveram as mais diversas situações diante de um Brasil dividido pelo maniqueísmo. Um tempo arrogante da verdade de dois lados. Cada um acreditava na sua e quem pensava o contrário era inimigo ou dedo-duro, subversivo ou conservador...” (Editorial do Jornal O Povo de 30/03/2014) Sobre o Ceará e a ditadura militar no Brasil, é incorreto afirmar que:

Relacione as reformas político-institucionais do período regencial com suas respectivas funções. 1- Guarda Nacional
2- Código do Processo Criminal
3- Ato Adicional
4- Lei Interpretativa do Ato Adicional
( ) Instrumento usado para frear a autonomia das províncias, de acordo com os ideais conservadores.
( ) Instrumento forjado para ampliar o poder legislativo local, por meio da criação das Assembleias Provinciais.
( ) Instrumento estabelecido para manter a ordem interna, com potencial uso coercitivo para repressão das revoltas.
( ) Instrumento utilizado para fortalecer os proprietários rurais provinciais, que elegiam a autoridade judiciária do município.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.


Com relação ao contexto intelectual próprio da passagem do

Império para a República, com base na imagem, analise as

afirmativas a seguir.

I. Os republicanos brasileiros, de orientação francesa, se

inspiraram no uso de alegorias femininas para veicular ideais

liberais, como a Marianne, vestida à romana, com túnica,

sandálias e barrete frígio jacobino.

II. A figura feminina possuía um aspecto belicoso, indicado pelas

armas que empunha e pelos louros da vitória encimados na

bandeira do novo regime, em homenagem aos vitoriosos do

15 de novembro.

III. O visconde de Ouro Preto foi representado ajoelhado no ato

de entrega do poder à República (a coroa), sustentada pelos

militares, indicando que a nação brasileira alcançará o

progresso sem guerra, em sintonia com a ideologia

positivista.

Está correto o que se afirma em:

Com relação ao quadro geral das relações sociais características da Primeira República, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa. ( ) A organização do movimento operário em torno dos ideais anarquistas, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, teve como efeito a aprovação de uma legislação trabalhista mínima, que garantia jornada de oito horas semanais e férias remuneradas.
( ) Os movimentos sociais como Canudos, na Bahia, e Contestado, em Santa Catarina, resultaram da combinação de conteúdo religioso e carência social, na medida em que seus líderes pregavam ideais ascéticos de vida combinados com o desprendimento de bens materiais como a posse da terra.
( ) O clientelismo representou a forma geral das relações sociopolíticas na Primeira República, tendo como exemplo a influência dos coronéis, que eram a base local de poder no âmbito dos municípios.
As afirmativas são, respectivamente,

A charge a seguir se refere à gestão de Delfim Netto à frente do

Ministério da Fazenda no período conhecido como “milagre

econômico" (1969-1973), quando ele teria afirmado ser

necessário “fazer o bolo crescer para, depois, dividi-lo"


As opções a seguir relacionam corretamente a mensagem da

charge com o “milagre brasileiro", à exceção de uma. Assinale-a.

A concepção de moderno certamente causa um hiato profundo entre o discurso do professor e do aluno. Esse hiato não é acidental, pois a própria palavra moderno apresenta a ambiguidade de referir-se tanto ao que é atual como ao período imediatamente posterior à Idade Média Ocidental. Tomando o ponto de vista da classificação cronológica, entendeu-se o moderno como algo que se iniciava com a queda de Constantinopla (1453) e ia até a Revolução Francesa (1789). Sabemos das imensas limitações desses marcos (...). KARNAL, Leandro. "A História Moderna e a sala de aula" in KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas: Contexto, 2015, p. 127 A respeito da problematização do conceito de moderno, referida pelo autor, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A periodização da Época Moderna é uma operação historiográfica que identifica, no passado, o nascimento de nossa própria modernidade, qualificando-a com base em variáveis diversas como civilização, nacionalidade ou luta de classes.
( ) A periodização tem sempre um caráter convencional e o estudo das periodizações da Época Moderna, próprio do campo da história da historiografia, indica o que significou, em diferentes contextos, a passagem para a modernidade.
( ) A periodização oferece uma interpretação do processo histórico, na medida em que seleciona e ordena fatos e processos considerados constitutivos de uma época, e a da Época Moderna lida com um adjetivo (moderno) que a priori a qualifica positivamente.
As afirmativas são, respectivamente,

Eric Hobsbawm, historiador britânico, identificou períodos

subsequentes do século XIX, como a Era das Revoluções

(1789–1848), a Era do Capital (1848–1875) e a Era dos Impérios

(1875–1914), que levaram ao triunfo global do capitalismo. Em

relação ao que chamou de breve século XX (1914–1991), formado

pelo impacto da Revolução Russa, o autor propôs a Era dos

Extremos, permeada pela Era da Catástrofe (1914–1945) e pela Era

do Ouro (1947–1973). O autor ressalta que talvez a característica

mais significativa do fim do século XX seja a tensão entre a

acelerada globalização e a incapacidade conjunta das instituições

públicas e do comportamento coletivo dos seres humanos de se

acomodarem a ela.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens

seguintes, acerca dos regimes políticos e das principais correntes

ideológicas que influenciaram os períodos relatados no texto.

A vitória do movimento socialista na Rússia em 1917, ao

mesmo tempo que representou maior poder coletivo aos

trabalhadores, constituiu ameaça à burguesia do Ocidente,

refletindo-se diferentemente em cada país. Na Itália, por

exemplo, instalou-se o fascismo, regime que imobilizou as

organizações dos trabalhadores e militarizou a vida social,

favorecendo a dominação dos monopólios.

Prenúncio da crise do Antigo Regime na Europa, as Revoluções Inglesas do século XVII são um marco importante no processo de ascensão política da burguesia. Elas transformaram a estrutura política, social e econômica daquele país. Em termos políticos, essa Revolução significou:

Todas as afirmações abaixo sobre a Primeira Guerra Mundial estão corretas, EXCETO.

O despotismo esclarecido foi uma experiência política que surgiu na Europa do século XVIII. Nessa época, visando aprimorar e fortalecer os seus poderes, os déspotas se utilizaram dos princípios de alguns pensadores iluministas para aprimorar o desenvolvimento da economia nacional e a funcionalidade das instituições políticas. Dessa forma, várias monarquias europeias modernizaram seus sistemas de arrecadação e privilegiaram o emprego de homens instruídos para ocupação de cargos estratégicos. Todas as afirmações abaixo sobre o despotismo esclarecido estão corretas, EXCETO.

A Constituição Federal de 1988, em seu título II, contemplou um elenco significativo de direitos e garantias fundamentais. Além do direito à vida, à propriedade e à liberdade, a Constituição destinou um capítulo inteiro aos outros direitos, como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado ou à sadia qualidade de vida. Toda esta ampliação, que no plano jurídico é muito positiva, enfrenta problemas para ser colocado em prática, porque

Até onde se sabe, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-estado, de Atenas. Hoje, no entanto, fala-se em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais “óbvia” e “normal”. Um princípio da democracia ateniense é:

O Liberalismo que predomina como ideologia a partir do século XIX, tendo importante papel no avanço do processo da Revolução Industrial, caracteriza-se:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282