A razão iluminista apresenta-se aos seus adeptos como um instrumental crítico que se dirige a cada indivíduo naquilo que possui de mais íntimo e essencial – sua consciência racional de ser humano. Mais que convencer ou persuadir, com argumentos racionais, trata-se de trazer à tona, em cada um, essa capacidade ou essa essência racional, comum a todos: pensar por si mesmo, “sair da menoridade para a maioridade”, tal é a palavra de ordem.
(FALCON, Francisco Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1986. p. 37)
No que diz respeito ao impacto do Iluminismo no pensamento europeu do século XIX, é correto afirmar que:
Os salões permitiam aos escritores da época do Iluminismo adentrar no universo dos poderosos. Figuras como as de Voltaire e Duclos exortavam seus “irmãos” a aproveitarem da mobilidade que era oferecida pela ordem social do Antigo Regime, juntando-se à elite.
Nos últimos decênios do Ancien Régime, ele foi se tornando cada vez mais o reduto dos filósofos do Alto Iluminismo, que deixavam os cafés para os tipos inferiores de literário. Com efeito, os cafés se constituíram na antítese lógica dos salões. Eles eram abertos a todos, a um passo da rua. Como é possível constatar, salões e cafés constituem interessantes instituições do espaço público literário através
das quais é possível vislumbrar as bases sociais nas quais se assentavam o Alto e o Baixo Iluminismo.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública:
investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 (adaptado).
No período iluminista, os espaços sociais mencionados contribuíram para
O Estado Democrático de Direito, com suas ideias de liberdade e responsabilidade, assim como a democracia são fruto de uma conquista diária e permanente, que pressupõe um diálogo constante, tolerância, compreensão das diferenças e cotejo pacífico de ideias distintas ou mesmo antagônicas. Em uma democracia, maiorias e minorias, como protagonistas relevantes do processo decisório, hão de conviver sob a égide dos mecanismos constitucionais destinados nas arenas políticas e sociais
à promoção de um amplo debate com vista à formação de consensos, mantido sempre o respeito às diferenças e às regras do jogo.
Observada tal definição, reconhece-se que está inserida(o) no conceito de Estado Democrático de Direito a(o)
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue os itens a seguir.
A invenção da imprensa no século XV contribuiu para a disseminação do pensamento iluminista.
O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração. O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.
II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do mundo físico e social.
III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.
IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro, deveria ser analisado racionalmente.
Está correto o que se afirma em
A principal característica do Iluminismo, “movimento de ideias” que se desenvolveu na Europa Ocidental entre o final do século XVII e o final do século XVIII, é a crença na razão humana e no seu potencial. A “Enciclopédia”, obra que começou a ser publicada na França, em 1751, foi organizada pelo matemático Jean D’Alembert e pelo filósofo
“Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo”.
(KANT, I. Resposta a pergunta O que é o Iluminismo?. Lisboa:http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf)
O Iluminismo foi um movimento intelectual que varreu a Europa no século XVIII e teve como epicentro a França. Sobre esse movimento, é INCORRETA a afirmação:
“Em 1784, um jornalista de Berlim perguntou ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) sobre o significado de um termo que começava a entrar em voga na segunda metade do século XVIII: 'O que é o Iluminismo?'. A resposta nos ajuda muito a compreender esse conceito e o movimento de renovação de ideias que tomou corpo naquela época."
VAINFAS, Ronaldo [Org.]. História: o longo século XIX. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 2. p. 11.
Do conjunto de ideias que predominaram entre os iluministas, pode ser considerado valor fundamental nesse movimento:
O Liberalismo que predomina como ideologia a partir do século XIX, tendo importante papel no avanço do processo da Revolução Industrial, caracteriza-se:
A agricultura é a única atividade que gera riqueza. O comércio é estéril, não produz riqueza, ele só passa a riqueza de um lugar para o outro. A indústria também é estéril, não gera riqueza, apenas transforma a riqueza já existente. Já na agricultura, por exemplo, com um grão de milho formam-se 3.000 grãos, isto é, criou-se uma coisa que não existia. A ideia econômica descrita é característica do:
Sobre o Iluminismo e suas influências no Brasil, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Inspirado nos ideais revolucionários franceses, o
movimento da Inconfidência Mineira compartilhava
do mesmo caráter universalista da Revolução
Francesa. Em vista disso, seus integrantes e
apoiadores apresentavam claros planos de levar a
cabo a independência do Brasil – embora seu
projeto tenha sido frustrado por conspiradores.
( ) Os Iluministas opunham-se de forma unânime à
existência da Igreja e à crença em Deus. A influência
do catolicismo no Brasil, portanto, foi um obstáculo
às concretizações do projeto Iluminista no país.
( ) As fontes intelectuais dos responsáveis pela
Inconfidência Mineira foram bastante variadas.
Nisso, assemelharam-se aos norte-americanos
responsáveis pela Independência dos Estados
Unidos, em 1776
O Iluminismo, ao longo do século XVIII, proporcionou mudanças nas bases do pensamento europeu, expressas em um amplo desenvolvimento intelectual e cultural.Ailustração caracterizou-se por um(a):