A concepção de moderno certamente causa um hiato profundo
entre o discurso do professor e do aluno. Esse hiato não é
acidental, pois a própria palavra moderno apresenta a
ambiguidade de referir-se tanto ao que é atual como ao período
imediatamente posterior à Idade Média Ocidental. Tomando o
ponto de vista da classificação cronológica, entendeu-se o
moderno como algo que se iniciava com a queda de
Constantinopla (1453) e ia até a Revolução Francesa (1789).
Sabemos das imensas limitações desses marcos (...).
KARNAL, Leandro. "A História Moderna e a sala de aula" in KARNAL, L. (Org.)
História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas: Contexto, 2015, p. 127
A respeito da problematização do conceito de moderno, referida
pelo autor, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) A periodização da Época Moderna é uma operação
historiográfica que identifica, no passado, o nascimento de
nossa própria modernidade, qualificando-a com base em
variáveis diversas como civilização, nacionalidade ou luta de
classes.
( ) A periodização tem sempre um caráter convencional e o
estudo das periodizações da Época Moderna, próprio do
campo da história da historiografia, indica o que significou,
em diferentes contextos, a passagem para a modernidade.
( ) A periodização oferece uma interpretação do processo
histórico, na medida em que seleciona e ordena fatos e
processos considerados constitutivos de uma época, e a da
Época Moderna lida com um adjetivo (moderno) que a priori
a qualifica positivamente.
As afirmativas são, respectivamente,