As discussões sobre o ensino de História e sua relação com o livro
didático vêm crescendo nos últimos anos e passam por revisões
críticas como a elaborada por Luiz Estevam Fernandes e Marcus
Vinicius de Morais em seu “Renovação da História da América”
[in KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos,
práticas e propostas: Contexto, 2015]. Neste texto, os autores
identificam três formas explicativas de apresentar os conteúdos
de história da América Latina subjacentes às narrativas dos livros
didáticos em circulação: a tradição lascasiana, a dos vencedores e
vencidos e a cientificista.
A respeito dessas três tradições, leia o fragmento a seguir.
Jacques Soustelle, na década de 1950, incorporaria a tradição
_____ de Leopold von Ranke e William Prescott, historiadores que
forjaram a ideia da civilização espanhola como a dominante,
capaz de se impor sobre uma civilização passiva, supersticiosa e
mágica. Eduardo Galeano, na década de 1970, fez uma releitura
da tradição _____, enfatizando a exploração da América Latina e
o legado colonial de seus males sociais e políticos, sublinhando o
caráter violento do processo de conquista. Por outro lado, a
tradição _____ mescla elementos presentes nas outras duas e se
apresenta como um memorial para a história do continente e de
suas populações, acabando, no entanto, por fortalecer a tese do
derrotismo e consolidar uma imagem da América e dos
americanos em função do olhar do colonizador.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Em “Apologia da História – ou, O Ofício de
Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch
apresenta algumas reflexões que são contribuições
teórico-metodológicas significativas para as
ciências humanas, em geral, e, em particular, para a
história. A respeito das principais formulações
conceituais desenvolvidas pela tendência
historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se
citar:
I. História-problema.
II. Materialismo histórico.
III. História de longa duração.
IV. Consciência de classe.
É correto o que se afirma em:
Numa das fases da Revolução Inglesa, durante a designada Revolução Puritana (1641-1649), estabeleceu-se uma guerra civil que opôs os seguintes setores da sociedade inglesa:
Entre os anos de 1894-1930, período conhecido como “República Velha”, o Brasil esteve sob o domínio de setores das oligarquias rurais de Minas Gerais e São Paulo, grupos que contavam com o apoio político de lideranças de outros Estados. Considerando este contexto e sua relação com o antigo norte goiano, atual Tocantins, é correto afirmar que:
Sobre Hobsbawm(1)
“Se eu me arrependo? Não, não creio. Tenho plena
consciência de que a causa que abracei revelou-se
infrutífera. Talvez não devesse ter seguido esse
caminho. Mas, por outro lado, se os homens não
cultivam o ideal de um mundo melhor, eles perdem
algo. Se o único ideal dos homens é a busca da
felicidade pessoal, por meio do acúmulo de bens
materiais, a humanidade é uma espécie diminuída”
Eric Hobsbawm - 1999
Com base nas publicações de Eric Hobsbawm
analise os itens abaixo, julgue-os e assinale a
alternativa correta.
I. Seria necessário muito esforço para vislumbrar
no conjunto da obra de Eric Hobsbawm a
presença da política. Seu projeto assim como
seus métodos foram de uma complexidade
desde seu primeiro livro, passando pelos artigos
e incluindo até as mais informais entrevistas.
II. Sob a égide de valores que remontam ao século
XVIII Iluminista, senão mesmo ao humanismo
cívico renascentista, construiu e buscou delinear
de forma coerente toda a sua trajetória
intelectual.
III. O ideal da razão permeou, inclusive, seu olhar
retrospectivo em sua autobiografia: Tempos
Interessantes: uma vida no século XX. O
comunismo, para Hobsbawm, foi parte da
tradição da civilização moderna, desde as
“Revoluções Americana e Francesa”, ou seja,
do compromisso com a melhoria das condições
de vida de todos os seres humanos.
IV. Fundamentou sua própria concepção de
política, aquela que se desenvolve numa “esfera
pública”, “na qual as pessoas articulam suas
opiniões e se unem para alcançar objetivos
coletivos”.
V. Concebeu a política como um sistema, não
diferindo da definição apresentada por Robert
Dahl, a saber, “qualquer estrutura persistente de
relações humanas que envolva controle,
influência, poder ou autoridade, em medida
significativa”.
(1) CORREA, P. G. História, política e revolução em Eric Hobsbawm e François Furet. 2006. 241 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponive is/8/8138/tde-06072007-120331/ptbr.php> . Acesso em 20 ago. 2016
A história do Tocantins é marcada por momentos de idas e vindas. Tendo em vista a criação da comarca no norte em 1809, podemos inferir que:
Os itens a seguir fazem parte da integração entre a
História e cursos no eixo tecnológico de
Informação e comunicação, neste caso a história da
computação.(1)
Analise-os, julgue-os e assinale a alternativa
correta.
I. A segunda geração (1956 - 1963) foi
impulsionada pela invenção do transistor (1948)
e em 1956 já se produziam computadores com
esta tecnologia. Apareceram também os
modernos dispositivos, tais como as
impressoras, as fitas magnéticas, os discos para
armazenamento, etc. Os computadores
passaram a ter um desenvolvimento rápido,
impulsionados principalmente por dois fatores
essenciais: os sistemas operacionais e as
linguagens de programação.
II. Os circuitos integrados propiciaram um novo
avanço e com eles surgiram os computadores de
terceira geração (1964 - 1970). As tecnologias
LSI, VLSI e ULSI† abrigam milhões de
componentes eletrônicos em um pequeno
espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que
vem até os dias de hoje (2016).
III. Os atuais avanços em pesquisa e o projeto de
novas tecnologias para os computadores estão
possibilitando o surgimento da quinta geração.
Dois avanços que configuram um divisor de
águas são o processamento paralelo, que
quebrou o paradigma de von Neumann, e a
tecnologia dos supercondutores.
IV. A partir de 1975, com a disseminação dos
circuitos integrados, a Computação deu um
novo salto em sua história, proporcionado pelo
surgimento e desenvolvimento da indústria dos
computadores pessoais e, principalmente, pelo
aparecimento da computação multimídia. Com
o aparecimento dos microcomputadores,
rompeu-se a barreira de deslumbramento que
cercava as grandes máquinas e seu seleto
pessoal que as manipulava, e surgiu a
possibilidade da transferência do controle do
computador para milhares de pessoas,
assistindo-se à sua transformação em um bem
de consumo.
V. No início da década de 1990, ocorreu uma
difusão intensa do paradigma da orientação a
objeto(2). Este paradigma esteve em gestação
por cerca de 30 anos e as novas tecnologias
como a Internet (...). O crescimento da Internet
e o “comércio eletrônico” introduziram novas
dimensões de complexidade no processo de
desenvolvimento de programas.
A ideia de Renascimento surge em oposição à Idade Média, que passa a ser caracterizada, negativamente pelos pensadores renascentistas como um período de mil anos em que a Europa esteve encoberta por trevas. Pode-se considerar esta afirmação:
A Revolta dos Cipaios (1857) foi o primeiro movimento nacionalista indiano. Os Cipaios eram:
A campanha sucessória do presidente Nilo
Peçanha provocou o rompimento temporário das
relações café com leite. Os paulistas se viram
ameaçados e decidiram romper o acordo com os
mineiros, lançando Rui Barbosa como candidato
civil em oposição ao militar Hermes da Fonseca.
Outro Estado que se associou aos paulistas e
apoiou a chapa alternativa à Presidência da
Republica foi:
O processo de independência do Brasil é, comumente, datado a partir de 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, tendo como culminância a separação em 1822 entre Brasil e Portugal. Entre os fatos abaixo todos podem ser associados corretamente ao processo de independência do Brasil, EXCETO.
Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência à nível cultural, social, político e espiritual. Todas as afirmações sobre esse movimento estão corretas, EXCETO.
Observe as três imagens a seguir sobre o papel das mulheres inglesas na Segunda Guerra Mundial e responda à questão proposta. 
O primeiro país a reconhecer a necessidade do emprego da mão de obra feminina durante a Segunda Guerra Mundial foi a Inglaterra. Antes da guerra, a maior parte das mulheres inglesas só trabalhava em seus lares. No entanto, a guerra mobilizou 5,5 milhões de homens e a força de trabalho feminina passou a ser decisiva. No começo, recorreu-se ao voluntariado, preferencialmente de mulheres solteiras, para não comprometer a harmonia do lar. No entanto, o voluntariado não foi suficiente e, em 1941, o governo britânico promoveu o recrutamento de mulheres, que eram chamadas para
Observe atentamente a imagem abaixo e responda à questão que segue sobre a globalização nas relações entre China e EUA.

Em 2010 a China proibiu e censurou o funcionamento de um conhecido site de buscas da internet, causando um desconforto na relação bilateral entre o país e os EUA. Este episódio pontual é parte de um cenário muito maior do mundo globalizado, no qual existe a tensão caracterizada pela disputa entre
Em 2016, completam-se cento e quarenta e cinco anos de nascimento e fim da Comuna de Paris. Analisemos a discussão
historiográfica, em um viés marxista, referente a este tema:
“Para que uma revolução social possa triunfar são necessárias pelo menos duas condições: forças produtivas altamente
desenvolvidas e um proletariado bem preparado. Mas em 1871 estas duas condições estavam ausentes. O capitalismo estava ainda
pouco desenvolvido e a França era sobretudo um país de pequena burguesia (artesões, camponeses, lojistas, etc). Não existia
partido operário; a classe operária não tinha nem preparação nem grande arrebatamento e, no seu conjunto, não tinha mesmo uma
ideia muito clara das suas tarefas e dos meios de as realizar. Não havia nem uma real organização política do proletariado, nem
sindicatos nem associações cooperativas de massa" (LENIN, apud MARX e ENGELS, 1979, p. 21).
Sobre o texto acima, podemos afirmar que: