Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e
funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.
A estratégia de serviços no ITIL v.3 exerce um papel secundário, já que, em sua essência, não está ligada ao centro nervoso do ciclo de vida do ITIL v.3.
A respeito do COBIT 4.1, julgue os itens que se seguem.
Os domínios Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar mapeiam as áreas de responsabilidade de TI de planejamento, construção, processamento e monitoramento.
À luz da legislação pertinente a contratações de TI pela administração pública, julgue os itens que se seguem
Nas licitações do tipo técnica e preço, os fatores que constituem a pontuação técnica são prazo de entrega, suporte de serviços, qualidade, padronização, compatibilidade, desempenho e garantia técnica, sendo que este último carece de fundamento legal, constando apenas do Decreto n.º 7.174/2010.
À luz da legislação pertinente a contratações de TI pela administração pública, julgue os itens que se seguem
Não há base legal para a exigência de atendimento de nível de serviço (qualidade e desempenho) em contratos públicos de TI, mas apenas boas práticas como, por exemplo, o ITIL , que foram incorporadas à IN-4
Com respeito à IN SLTI/MP 4/2008 (IN-4) e ao Decreto Distrital n.º 32.218/2010, julgue os itens subsecutivos.
Nos casos em que não seja possível demonstrar os resultados da prestação de serviço, de acordo com a IN-4, será possível a contratação por postos de trabalho alocados.
São atores da fase de Seleção do Fornecedor de Soluções TI:
Qual é a principal atribuição do domínio Entregar e Suportar do Cobit 4.1?
O principal objetivo da governança de TI é garantir o alinhamento
Em se tratando de serviços, executado o contrato, o seu objeto será recebido provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado
São modalidades de licitação:
Segundo o COBIT em relação ao domínio Adquirir e Implementar (AI), para concretizar a estratégia de TI, soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, bem como implementadas e integradas ao processo de negócio. Além disso, alterações e manutenção de sistemas existentes estão cobertas por este domínio para garantir que as soluções continuem a cumprir os objetivos de negócio. Este domínio tipicamente aborda questões como:
De acordo com o PMBOK 2008 (4.ª edição), as bases de conhecimento das organizações como lições aprendidas e informações históricas que podem corroborar para o sucesso do projeto denominam-se
Segundo o MPS.BR, a abordagem baseada em reutilização para definir o escopo, especificar a estrutura e construir ativos (por exemplo, requisitos, projeto, código-fonte, documentação) para uma classe de sistemas, subsistemas ou aplicações é definida como
O conceito de processo e seu aprimoramento, central e estratégico no modelo CMMI, é articulado em torno de três dimensões críticas, que são: a das pessoas, a dos procedimentos e métodos e a das ferramentas e equipamentos.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 43 a 46.
As atividades e processos do domínio de planejamento e organização (PO) aderentes ao modelo COBIT são aqueles que articulam, no mais alto nível, o alcance dos objetivos da governança de TI.