Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.
A contratação de solução de TI deve ser sempre precedida de planejamento, elaborado em harmonia com o PDTI, em alinhamento com o planejamento estratégico institucional.
O planejamento estratégico de tecnologia da informação
(PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.
Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, a respeito desse planejamento e do alinhamento de TI e
negócio buscado nesse processo.
Necessidades de informação são atendidas por sistemas de informação especializados, cujo desenvolvimento deve ser identificado para cada ciclo de planejamento estratégico de TI, razão por que as necessidades de TI devem ser estabelecidas na forma de uma lista fechada de sistemas de informação especializados a serem implantados.
Em relação a cronograma e EAP, julgue os itens a seguir.
Em gestão de projetos, a determinação da equipe é uma etapa realizada antes de se criar a EAP.
A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos.
Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.
A ITIL determina que tanto clientes internos quanto externos tenham acesso completo ao porta-fólio de serviços, que é considerado a origem do catálogo de serviços.
A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos.
Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.
O gerenciamento de mudanças é estático e realizado de forma independente do gerenciamento da configuração; portanto, mesmo após a implantação de uma mudança, é dispensável a atualização do sistema que realize o gerenciamento da configuração.
Acerca dos padrões e normas referentes ao processo de desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Métricas internas devem ser usadas para avaliar o comportamento do software, quando usado em situações específicas; predizer a qualidade real no uso; e avaliar e indicar se o produto satisfaz às verdadeiras necessidades durante a operação real pelo usuário.
Em relação a sistemas de suporte à decisão e gestão de conteúdo, julgue os itens subsequentes.
Sistemas de apoio à decisão são sistemas que, substituindo a intervenção humana, tomam decisão em situações críticas que envolvem o processamento de grande volume de informações em paralelo.
Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem.
O gerenciamento de serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais que propiciem o fornecimento de valor aos clientes em forma de serviço.
Um escritório de projetos (project management office PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.
A organização, a função e a estrutura específicas de um PMO não dependem das necessidades da organização à qual o PMO dá suporte.
A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
A governança de TI é de responsabilidade do nível operacional da administração, cuja atuação nas estruturas e nos processos organizacionais garante que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
Com relação à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), julgue o próximo item.
A capacitação dos servidores é uma das condições que garante a padronização do processo de planejamento de contratação de TI.
Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.
Em uma organização funcional, os funcionários são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia e contabilidade.
De acordo com a ITIL, há quatro atributos ou perspectivas para explicar o conceito de gerenciamento de serviços de TI (IT service management). São alguns desses atributos, EXCETO:
Leia o fragmento a seguir: “A Governança _____ tem foco no direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso da TI de uma organização, tendo como indutor e principal beneficiário a alta administração da instituição. Um dos _____, ou guia de melhores práticas mais utilizado no mundo em se falando desta modalidade de Governança, é o _____, mantido pela _____.” Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O modelo de maturidade para o gerenciamento e controle dos processos de TI do CobiT é baseado em um método de avaliar a
organização, permitindo que ela seja pontuada nos níveis de maturidade de 0 a 5. O gráfico abaixo mostra um possível nível de
maturidade de um processo de TI sendo implantado na Defensoria.

Observando o gráfico acima e, de acordo com o CobiT, é correto afirmar que