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Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.

A transição de serviços no ITIL V3 tem o propósito de colocar serviços em uso operacional e mobilizar processos como gerenciamento de mudanças.

Acerca de gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 4 e de sua relação com a gestão estratégica da organização, seu gerenciamento de serviços, sua Governança de TI e qualidade de seu software, julgue os itens que se seguem.

Nos processos de aquisição de sistemas no âmbito da governança de TI da organização, a gestão dos projetos subordinados a tais processos não é realizada por meio da abordagem de gerenciamento de porta-fólio, no mais alto nível organizacional.

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A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 27 a 31.

O planejamento estratégico da organização deve ser desenvolvido como um projeto de longo prazo, cujo produto ou resultado produzido é a construção do plano estratégico.

Imagem 004.jpg

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 27 a 31.

No planejamento estratégico de negócio da organização, a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) deve ser usada para a formulação preliminar da estratégia, na forma de objetivos e indicadores.

O governo dos EUA promulgou a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) que se aplica, inclusive, a empresas internacionais que possuam determinados vínculos com as bolsas de valores americanas.

Na seção 404, essa lei determina que um relatório anual da empresa inclua um relatório da administração sobre controles internos que contenha, entre outras informações, a seguinte:

Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.

A infraestrutura de uma empresa e o pessoal de suporte são recursos de TI que devem ser gerenciados com base no alinhamento estratégico.

Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.

O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.

De acordo com a norma ISO27002, em Segurança de Recursos Humanos, antes do processo de contratação, convém que no processo de seleção sejam observados os seguintes itens:

I. Uma verificação das informações do curriculum vitae do candidato;

II. Confirmação das qualificações acadêmicas e profissionais;

III. Disponibilidade de referências de caráter satisfatórias, por exemplo uma profissional e uma pessoal;

IV. Verificações financeiras ou de antecedentes criminais.

São corretas as afirmações:

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

Sobre a influência do COBIT nos diferentes tipos de usuário, considere:


I. Alta Direção: Para obter valor dos investimentos de TI, balancear os riscos e controlar o investimento em um ambiente de TI às vezes imprevisível.


II. Executivos de negócios: Para substanciar suas opiniões e/ou prover recomendações sobre controles internos para os executivos.


III. Executivos de TI: Para prover os serviços de TI de que o negócio precisa para suportar a estratégia de negócios de maneira controlada e gerenciada.


IV. Auditores: Para assegurar que o gerenciamento e o controle dos serviços de TI oferecidos internamente e por terceiros estejam funcionando de modo adequado.


Está correto o que se afirma em

Dos quatro domínios do COBIT 4.1, aquele preocupado com

a definição e a manutenção dos níveis de serviço (SLA) é o

domínio denominado:

Os participantes envolvidos em cada processo do COBIT

têm seus papéis e responsabilidades definidos e estabelecidos

através:

Analise:

I. É importante ter um executivo patrocinador que assuma a sua liderança e garanta os fundos necessários para o empreendimento. Um Programa de TI que não possui um patrocinador da alta direção da empresa pode ter problemas na sua implementação.

II. O Programa de Governança de TI necessita do envolvimento dos executivos da organização, pois a implantação de novos processos de TI pode alterar a forma como as áreas da empresa são atendidas pela TI.

III. Deve-se entender em que estágio se encontra os diversos processos de TI da organização, de forma que se possa realizar um planejamento adequado do Programa de Governança de TI e identificar aquelas vulnerabilidades mais gritantes, que merecem uma atenção imediata.

IV. A implantação da Governança de TI é um Programa realizado através de vários projetos, considerando perspectivas de curto, médio e longo prazo. Portanto, requer abordagens consistentes e profissionais de gerenciamento de projetos.

São requisitos que devem ser atendidos para que a implantação da Governança de TI seja bem sucedida, o que consta em

Qual o caminho crítico no projeto descrito na tabela abaixo?

Constitui uma métrica-chave associada ao processo “P04 - Definir os processos, a organização e os relacionamentos de TI” do COBIT 4.1:

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